Sinterklaas: Da tradição à pureza das crianças

20:00

O artigo de hoje entra meio atrasado, afinal o dia do "bom velhinho" holandês foi 5 de Dezembro. Mas, esses dias estão sendo muito corridos para mim: provas, estudos, suporte familiar, aniversários importantes, celebrações de fim de ano e minha eterna e difícil caça a um emprego.
Entretanto, minha correria não é tão árdua quanto a do Sinterklaas nessa época do ano: atender aos pedidos de todos os holandesinhos.
Existem vários países que celebram a data, como Bélgica, parte da França, Alemanha, Polônia, etc. Na Holanda, o dia 5 de Dezembro é o segundo feriado mais importante do país. Nesse post, vamos tentar mostrar para vocês como essa tradição é celebrada.

Picture by  (c) Jar0d

Sinterklaas, São Nicolaas, São Nicolau ou, simplesmente, Sint: De onde vem a história? 

Existem vários rumores sobre a lenda do Sinterklaas. Alguns lugares, como o Wikipedia, dizem que a lenda é comparada a história de Odin, "Deus principal dos povos germânicos e adorados no Norte e no Oeste da Europa Oriental antes da cristianização". Outro fato também curioso é que alguns dos elementos da celebração são estranhos ao cristianismo, retratando a origem pagã, como por exemplo: O Sinterklaas passeia pelos telhados das casas em cima do seu cavalo branco Americo, enquanto o Odin voa no céu em cima do seu cavalo cinza; O São Nicolau tem ajudantes negros, enquanto o Odin tem corvos (que também são negros). Tamanhas semelhanças podem ser até coincidências, mas ninguém sabe ao certo.
by http://style-and-us.nl/
Os católicos dizem que o Sinterklaas se originou do São Nicolau, bispo de Mira, na Turquia, que além de ter várias qualidades, era muito bom para as crianças. Com toda essa fama com as crianças, o Sint Nicolaas se tornou padroeiro das crianças e dos marinheiros (por isso, muitas das igrejas dedicadas ao santo ficam próximas a água).
A história que as crianças me contavam é que o Sinterklaas - velhinho alto, com uma longa barba branca, com uma ropa vermelha e cajado dourado- mora na Espanha com os seus ajudantes, os Zwaten Piets - meninos travessos pretos (que são pretos por causa do bronzeado espanhol e porque entram nas chaminés), e seu cavalo branco Americo, e que ele chega à Holanda de barco a vapor (de stoomboot). Além disso, o santo anda nos telhados em cima do seu cavalo Amerigo e entra nas casas através da chaminé. Agora, vai entender porque os Zwarten Piets são pretos, por causa da chaminé, e o Sinterklaas não....
A verdadeira origem desse conto não é conhecida . Alguns dizem que essa história já era contada na Idade Média, e outros falam que a história do São Nicolau só ficou conhecida dessa maneira quando o professor Jan Shwnkman lançou o seu livro Sint Nicolaas en zijn Knecht (São Nicolau e Seus Servo), escrito em 1850.
Na época da segunda guerra, a festa de São Nicolau era uma fulga para alegrar os "baixinhos e altinhos" holandeses, e esquecer todo o sofrimento que a Guerra vinha causando. A RAF (Royal Air Force) jogou caixas de doces em todo o país. Nessa época, as músicas do bom velhinho eram cantadas diferentes, retratando a realidade que eles estavam vivendo, expressando admiração pela resistência holandesa, estimulando o ataque aos alemães, etc.
Bom, a Guerra passou, o sofrimento sucumbiu e o fato é que o "bom  velhinho" é adorado até hoje principalmente pelos holandesinhos, que esperam e cantam o ano todo músicas para o Sint vim carregado de presentes.
Há também rumores que o surgimento do Papai Noel americano ( e que celebramos aqui no Brasil) vem da tradição do Sinterklaas: Lembram que Nova Iorque foi colonizada pelos holandeses e se chamou Nova Amsterdam? Alguns estudiosos falam que a tradição do Papai Noel veio dessa época, e que foi "adaptada" da história do São Nicolau holandês. Bom, sendo ou não uma adaptação, o fato é que eles se parecem muito, mas vêm de lugares diferentes e fazem aniversário em dias diferentes.

Tempo de comer Spekulaas e Pepernoten

Spekulaas- Picture: (c) Rifda Yanti - from flickr
Na chegada do bom velhinho - não existe data certa, normalmente é no segundo fim de semana de Novembro-, seus ajudantes distrubuem pequenas bolachinhas, chamadas de Pepernoten. O gosto é bem diferente do que qualquer coisa que já comi no Brasil. É uma mistura de especiarias (cravo, canela, noz moscada, anis e gengibre), que dá um sabor especial.
As bolachas Spekulaas têm o mesmo sabor que o Pepernoten e são também tradicionais dessa época festiva, mas não são distribuidas pelos Zwarten Piet e o formato é diferente. Enquanto a primeira são bolachas pequenininhas e redondas, as Spekulaas são retangulares e médias.
Bom, já que o blog mistura cultura e também culinária, vamos aprender a fazer esses famosos biscoitinhos.






Receita PEPERNOTEN
Picture: (c) Dolce Danielle- from flickr

Você vai precisar de:

50 g de manteiga
1 / 2 xícara de açúcar mascavo
1 / 2 xícara de açúcar branco
1 colher de sopa de leite
1 xícara de farinha com fermento
1 colher de chá de noz-moscada

1 colher de chá de cravo
1 colher de chá de canela
1 / 2 colher de chá de anis
1 / 2 colher de chá de gengibre em pó

MODO DE FAZER:

Pré aqueça o forno a 180C.
Bata a manteiga e o açúcar. Em seguida, adicione todas as especiarias. Adicione a farinha e o leite. Misture a massa em cima de um mármore. Faça pequenas bolinhas. Coloque em uma assadeira untada e asse por 10-15 minutos, a 180 C, até dourar.

 Picture by  (c) Amsterdamized

Expectativa

Os dias que antecedem a chegada do Sinterklaas em Novembro (a data varia de ano para ano, mas é sempre no segundo fim de semana do mês) são lotados de expectativa. E é ai que os pais aproveitam para fazer suas "chantagens".
Da mesma forma que ouvíamos, quando crianças, nossos pais falarem que para ganhar presentes do Papai Noel tínhamos que "ser bem comportados, obedecer nossos pais e ter boas notas na escola", as kids holandesas também ouvem "o mesmo cd" de antigamente: para ganhar presentes do "Bom Velhinho de cajado", elas precisam "ser bem comportadas, praticar esportes, obedecer os pais e ter boas notas na escola".

Kids full of expectations - Picture by  (c) Amsterdamized

A chegada

Como eu já falei lá em cima, o Sint chega na segunda semana de Novembro. Sua chegada é um acontecimento para as crianças, que fazem calendários durante o ano para contar quantos dias faltam, e é um evento que pára as cidades - o interessante é que ele chega em várias cidades ao mesmo tempo -,  vem acompanhado de vários ajudantes e seu cavalo Americo dentro de um barco enorme a  vapor, todo decorado. Depois do barco atracar em um ponto da cidade,  eles descem e fazem tipo um desfile, onde todos cantam, dançam e, o melhor, os olhos das crianças brilham! Algumas cidades têm até um site sobre a chegada do Sinterklaas. Olha aqui o de Amsterdam.
Nos dias posteriores a chegada do Sinterklaas, a chantagem emocional dos papais e mamães continuam, pois a partir desse data a tradição reza que as kids devem colocar um sapato ou meia junto a lareira (ou janela), com uma cenoura ou maçã, e cantar as músicas do bom velhinho antes de dormir. Durante a noite ele vai deixar algum presentinho, um pouco de pepernoten dentro de um saquinho, uma tangerina ou uma letra de chocolate.

Chocolade letter - Picture by (c) amellie.net
Algumas musiquinhas que as kids cantam:




Um canal de TV também ajuda a aumentar essa expectativa: eles fazem todos os dias um jornal voltado para as crianças (estilo Jornal Nacional), com notícias sobre onde o santo foi supostamente visto, ou que presentes foram roubados, ou um flagra de um Zwarten Piet entregando um presente, etc. As minhas kids não podiam ficar um dia sem assistir, se não era aquele chororô...
Além disso, vários filmes entram em cartaz no cinema com aventuras do Sint Nicolaas. Assisti um e achei interessante para as kids. Mas, detalhe, ele são todos em holandês.
Zwarten Piets - Picture by  (c) Amsterdamized
Sinterklaas - Picture by  (c) Amsterdamized

Nesse meio tempo, começa a correria dos pais para comprarem os presentes dos pimpolhos. Isso mesmo, presenteS. As crianças ganham um saco enorme de presentes. Mas, elas ficam o ano inteiro sem ganhar nada, pois na Holanda não tem Dia das Crianças, dia disso, dia daquilo... tudo que o comércio brasileiro inventa para vender. Então, daremos um desconto para os pimpolhinhos.. Eles merecem, vai. E, só de ver aquelas carinhas felizes e radiantes, já é o maior presente que qualquer pai pode ganhar. Pena que quem ganha o crédito de ter dado o presente é o tal santo.
Mas, voltando para o corre corre das compras, é nessa época que as lojas mais vendem no ano. São milhões de promoções. Além disso, como eu já tinha falado na Série Kinderen, os valores dos brinquedos na Holanda não são caros - comparando a uma pessoa que ganha em euro e gasta em euro -, o que facilita muito os pais comprarem bastante.

Sacos de presentes - Picture by (c) Entretulipas

Dia 5 de Dezembro: o dia "D" para as kids

Picture by  (c) Fiicus - flickr
Dia 5 de Dezembro chegou!
Para os pais: o prazo final para as compras.
Para as crianças: o dia "D"
Imaginem a expectativa da família toda?! Sofre quem faz aniversário no mesmo dia e tem que competir com o Sinterklaas...
A noite há um jantar especial. Algumas famílias se reunem com vizinhos e amigos (tudo bem formal, devidamente combinado previamente pois, para os dutchs, marcar as coisas em cima da hora é falta de educação), realizam esse jantar e uma completa figuração: Algum adulto se veste de Sinterklaas e outro de Zwarten Piet e aparece com os sacos de presentes. É bem divertido ver.
É uma tradição que é passada de Bisavós para todas as crianças, sendo considerada uma das datas mais importantes do país, até mais que o Natal, sendo a segunda, perdendo apenas para o Dia da Rainha ("dia do aniversário" da rainha Beatrix - que vai ficar para um próximo post).
Bom, o mais importante desse dia não são os presentes, nem a figura do "bom velhinho com o cajado", mas sim a alegria e o brilho nos olhos das crianças de uma cultura que vem de outras gerações, sendo uma fonte para alimentar o amor e a união da família, a esperança de um ano bom pela frente e a pureza e inteligência para criar dias melhores para todos.


Dedico esse post a uma grande amiga, que faz aniversário no dia 5 de Dezembro e que é tão importante quanto o Sint. As kids achavam o máximo que o aniversário dela era no mesmo dia que o do Sinterklaas, e ficavam com pena, porque ela só ganhava presente uma vez no ano. Feliz Aniversário!
by kaartijes.nl
Quer saber mais sobre os baixinhos holandeses? Não deixe de conferir a nossa série sobre as Crianças holandesas.
Série Kinderen: Crianças holandesas em casa
Série Kinderen: Brincadeiras e diversão
Série Kinderen: Crianças holandesas na escola
Série Kinderen: A prática de esportes

Conhece o Sintmaarten? Descubra como é celebrado o seu dia e toda a tradição no país dos tamancos.
Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

4 comentários

  1. Ta lindo esse post. Você escreveu da maneira mais carinhosa que já li sobre o bom velhinho.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, nem me fale de eterna e difícil caça a um emprego! :D Estou na mesma!

    Esse post deve ter dado um trabalhão, hein? Tem muita coisa legal! Mas com certeza valeu a pena, porque ficou muito interessante!

    É importantíssimo que as nossas crianças continuem a sonhar, independente das eternas discussões sobre o verdadeiro sentido do natal.

    Abraço e muita paz!
    Michel
    www.rodandopelomundo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Michel,
    Muito obrigada pelo comentário.
    Então somos dois nessa interminável briga! Já fazem 6 meses que estou na luta e nada.

    Deu um pouquinho só de trabalho o post.... ahahhahaha Mas, meu objetivo final foi cumprido: Mta informação para vocês que lêem!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    Que bom que vc gostou!!! :)
    Feliz, feliz, feliz!
    Beijokas

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade