Série Kinderen: Crianças holandesas - a prática de esportes

17:12

Foto: Arquivo ©Entretulipas

SÉRIE KINDEREN: CRIANÇAS HOLANDESAS


Amor pelo esporte desde criancinha


Desde pequenininhos as crianças são estimuladas a pratica de esportes.
De novo, como eu falei na última parte da série, o esporte é uma das coisas que mais ocupa o tempo na agenda ocupadíssima das kids.
Ginástica, Futebol, Hockey, Tênis e natação estão entre os preferidos. Como vocês irão ler, a prática destes irá variar de acordo com a estação do ano - primavera, verão, outono e inverno. Funciona da seguinte maneira: os que são praticados em locais fechados, têm um número de alunos maior no inverno. Os que são ao ar livre, têm mais alunos no verão. Mas, vamos falar um pouco de cada um:

ginástica - Foto: Arquivo ©Entretulipas

Ginástica e dança
As meninas adoram! E é bonitinho ver as pequeneninhas fazendo. Uma belezinha!
É praticado em todas as épocas do ano, pois acontece em locais fechados, mas de preferência no inverno.
Futebol - Picture by Photo: PA - Telegraph.co.uk

Futebol
Entre os meninos, é o mais comum. Normalmente é praticado em pequenos clubes a céu aberto.
Por causa da variação de temperatura durante o ano, a grama, normalmente, é artificial. (Sim, algumas crianças praticam futebol no inverno. Têm alguns dias de recesso, mas em eles têm algumas aulas em dias bem frios. Sim, eles tem campeonatos em dias frio, em que em muitos lugares os pais tem que assistir sentados em uma arquibancada ao ar livre. E sim, os pais não deixam de ir.)
Hockey - Picture by  ©Google
Hockey
O hockey na Holanda é diferente dos que eu já vi no Brasil. Lá o esporte é praticado ao ar livre e na grama. (!) Aparentemente é do mesmo jeito e têm as mesmas regras (como eu não entendo nada do esporte, então eu não posso afirmar com certeza). É mais praticado no verão.

Tênis - Picture by ©HCFoo's Tennis Blog
Tênis
Normalmente eles praticam tênis em quadras fechadas, sendo esse um dos motivos mais frequentes das quadras ficarem cheias no inverno. Não é tão comum igual ao futebol, por isso nem todas as cidades tem local apropriado para a prática desse.

Natação
Picture by ©nunawadingswimmingclub
A natação é o esporte mais comum do país, pois as crianças são obrigadas a praticar. Sim, você leu certo: na Holanda é obrigatório toda criança saber nadar. O Governo decretou essa norma por causa da grande quantidade de canais que o país possui, ou seja, as kids sabendo nadar é uma medida preventiva contra acidentes.
O esporte é dividido em várias étapas - tipo as séries de escola. E, para passar de uma etapa para a outra têm provas. Se aprovada, a criancinha ganha um diploma do "grau" alcançado. Até 8 anos eles têm de ter alcançado os 3 diplomas (A, B e C).

Esses são os mais comuns, mas tem muita criança que pratica escalada, luta, patinação, skii, etc.
O legal dos esportes é que além dos pais incentivarem, eles participam também indo aos treinos, campeonatos e conversando sobre o assunto com as kids. Eles dizem que esporte é saúde e traz mais disposição para a criança, e justificam que colocar as kids para fazer esportes desde pequenininhas é bom para elas aprenderem a gostar e a ter suas escolhas. É muito comum você ver uma criança praticando dois esportes por semana. E, detalhe: dependendo do esporte, eles têm aulas duas ou três vezes na semana. Imaginem o quão cansadas elas ficam! - Por isso tem muita gente que diz que os holandesinhos são muito sobrecarregados. Mas, mesmo os médicos falam que a prática de esporte nunca é ruim.


"bicicletar" sem compromisso - Foto: Arquivo ©Entretulipas


No país conhecido pelas tulipas, moinhos, tamancos de madeira e bicicletas, a fama faz juz. Não é só nos altinhos que as "magrelas" são populares. Além dessa rotina esportista, eles ainda vêm e vão de bicicleta para todos os lugares (inclusive para escola, casa dos amiguinhos e esportes). Eles adoram sair para passear de bike, simplesmente só pelo prazer de curtir a vista da natureza e sentir o vento - frio-  no rosto. Mas, as bikes vão ficar para um próximo post.


E é isso ai....
Bom a Série Kinderen: crianças holandesas se despede hoje com uma mensagem.
Esperamos que vocês tenham gostado. Nosso objetivo foi transmitir uma nova visão sobre os fofíssimos loirinhos de olhos azuis e um pouco da cultura de um país que nos fascina mais e mais a cada dia que passa.
Seja no Brasil, na Holanda, no Japão, no Haiti ou em qualquer lugar do mundo as crianças são todas iguais em um sentido: TODAS tem algo a nos ensinar.
Elas são o futuro do amanhã, por isso devemos oferecê-las o mais puro amor e a melhor educação possível.
Se não leu alguma parte da série, vale a pena conferir: 
Dedico essa Série aos mais lindos e fofos holandesinhos do mundo: Saudades imensas! - Foto: Arquivo ©Entretulipas

Espero que vocês tenham gostado da Série. Se você têm algo a acrescentar, dúvidas, sugestões, críticas, por favor, fiquem a vontade.
O próximo projeto já esta em andamento, e eu espero que vocês gostem. :)
Beijokas e até a próxima.

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade