Série Kinderen: Crianças holandesas - em casa

19:00

Foto: Arquivo ©Entretulipas

Menininhos e menininhas loirinhos, branquelinhos, em geral com olhos claros, com carinhas de anjo e que toda brasileira olha e fala: que anjinho! Será que são anjinhos mesmo? Durante essa semana irei usar a minha experiência (fiz o programa de intercâmbio Au Pair) com os holandesinhos e relatar o relacionamento, as brincadeiras e brinquedos, a escola, a pesada rotina que muitos têm e um pouco da vida das crianças holandesas ou Kinderen. 
Crianças são o início, são professores e aprendizes, são exploradores do mundo, estão em constante mudança e formação de caráter. Caem, se machucam, choram, levantam e vão brincar de novo. Porque não aprendemos com elas?

Elas são um reflexo da cultura local, são o futuro de amanhã, e os holandeses não fogem da regra.
Um exemplo disso é que ainda há pequeninos que, assim como seus pais, usam os tamancos de madeira. Acreditem ou não, a tradição ainda é transmitida.
Tá curioso? Quer saber mais? Hoje, em homenagem ao dia das crianças, iniciamos uma série de 4 posts relatando um pouco sobre os pequeninos dos Países Baixos.
Vocês vão notar que eu vou usar muito, durante toda a semana, as expressões "em geral", "na minha opnião", "quase todas", "a maioria", "normalmente", etc. Esses são o resultado do que eu observei e da minha experiência. Caso alguém tenha outra observação ou comentário a fazer, não deixe de dividir com a gente. Até porque não existe um padrão para tudo. Sabe as exceções? Pois é, toda regra TEM uma exceção. :)

SÉRIE KINDEREN: CRIANÇAS HOLANDESAS


Foto: Arquivo ©Entretulipas


Crianças em casa

Em geral, os holandesinhos fazem jus às carinhas de anjinhos, eles não são desobedientes. Claro que existem crianças super ativas e que não entendem que o "Nee" é "Nee" (ou, traduzindo, que o não é não), e que pintam e bordam ou que são bem mimadas pelos pais. Observei que essas, normalmente, são crianças em que os pais são muito ricos, dão e fazem tudo que a criança quer e que deixam as kids com qualquer pessoa para cuidar, ou o pai e a mãe estão passando por algum problema conjugal.
Foi na Holanda que aprendi que uma boa conversa e castigo, digamos,  rígido podem ser a solução para uma excelente educação.
A obediência é algo que as kids aprendem não só em casa, mas também na escola. Mas, sobre a escola eu vou falar mais tarde, em outro post da série.
E não é na "pancadaria" que os pais educam os pequenos.Vale lembrar também que é na escola que os pequeninos aprendem que é PROIBIDO bater neles, e é dever das professoras ensinarem o número para as kids denunciarem qualquer palmada. E eu, durante todo o tempo que morei nos Países Baixos, nunca vi um pai ou uma mãe batendo em criança. Ah, e a pessoa que for denunciada é presa na hora.

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Em vez de bater, os pais têm uma boa conversa, explicam o que esta errado, perguntam porque a criança cometeu aquele erro e dão um castigo.
Rotina
De um modo geral, a rotina dos baixinhos holandeses é a mesma e divide-se entre a  Escola (alguns dias almoçam na escola e outros vão mais cedo para casa), os esportes (que normalmente são muitos, praticam 2 ou 3), a diversão (na casa dos amiguinhos ou algum passeio) e a casa. Vocês podem pensar que não, mas a "agenda" deles é muito ocupada, principalmente por causa da carga horária da escola e a quantidade de esportes que eles praticam.

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Alimentação
Grande parte das kids comem de tudo. E, fora a grande quantidade de pão e batatas, eles tem uma alimentação bem balanceada, pois comem muita fruta (maça, banana, pêra, uva são as mais comuns), legumes e verduras (cenoura, pimentão, couve flor, brócolis, folha de ervilha, tomate, entre outros). Os doces a maioria dos pais controlam e só permitem uma certa quantidade por semana.

Independência é de casa
Desde pequenininhos, os pais ensinam os filhos a serem independentes e saberem ter suas escolhas, o que eu achei muito legal.
Vou dar um exemplo. Quando nós, brasileiras,  vamos colocar nossos bebês para dormir, o que fazemos? As seguintes alternativas serão as mais votadas:
a) Balançar no braço até dormir;
b) Deitar na cama e ficar balançando ou cantando para o bebê;
c) Sentar na cadeira de balanço e ficar ninando a criança.

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Bom, bem diferente dos brasileiros, os holandeses colocam a criança no berço e a deixam lá para dormir. E nós nos perguntamos, e se ela chorar? Eles falam que a criança vai chorar um pouco, mas vai cansar e dormir depois. Chocante?! Para mim foi no começo, mas aos poucos você vai "se adaptando" ao modo deles, pois escutar um nenêm chorando doi na alma, não doi? Imaginem o que eu passava... E me perguntava: e se ele estiver com alguma dor, ou com fome, ou com a fralda cheia de cocô? Os pais respondiam que se o chôro é "manha" é menos agudo do que do chôro de quando a criança quer algo. E o pior que é verdade. Acabei aprendendo com a experiência que fui adquirindo, e hoje já não é mais tão chocante assim. E vocês, o que acham?

Foto: Arquivo ©Entretulipas

Gostaram?

Fiquem ligados porque essa semana toda vamos ter informações e curiosidades sobre os pimpolhos neerlandeses. Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou crítica não deixe de dividir com a gente!

Beijos e até a próxima! 

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

7 comentários

  1. Obrigada pelo comentário, Bruno!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Parece o jeito americano pelo que você falou hoje (com a exceção do tipo de comida). Vou ficar de olho nos próximos da série! Você ainda mora na Holanda ou já voltou pro Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta vista "insider" sobre as criancas holandesas. Fui para AMsterdan só com meu marido, em Maio deste ano, e fiquei morrendo de saudades dos meus filhos justamente por ver as criançaas por todos os lados, andando de bicicleta e nos cafes e , como vc mesmo disse, super comportadas e participando de tudo.

    Sobre o método para fazer dormir acho que eles estõa certos sim. Com meu primeiro filho ficava com dores horriveis nas costas... até que um dia cansei, e vi que não podia ser assim. No segundo, fiz diferente, e não é que funciona!!!

    beijos

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana,
    Então, eu não sei como é nos EUA, porque eu nunca fui lá. Mas, pode ser que sim....
    Eu morei na Holanda e agora estou de volta, morando atualmente no Brasil, mas devo voltar para lá em breve!
    Obrigada pela visita e volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Pati,
    Eu ainda, infelizmente, não tive filhos, mas quando eu tiver vou usar o método holandês... Tenho uma amiga que o filhinho dela é tão dependente que com mais de um ano ele ainda acorda durante a noite, duas ou três vezes!
    E, para domir, só no balançando no braço... Ela e o marido ficam mortos de cansados!
    As kids são ótimas, e os pais têm tempo para ficar com elas. Um dos dois trabalha "part time" durante a semana, e tem um ou dois dias livres para ficar com as kids.

    Obrigada pela visita e comentários! Volte sempre!
    beijokas

    ResponderExcluir
  6. nossa, ate que fim achei algo sobre as crianças Holandesas. estava desesperada. pois tenho um trabalho escolar valendo 4 pontos e so achei agr.
    bjus duda chacon
    obrigada

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade