Série Kinderen: Crianças Holandesas - na escola

17:25


Foto: Arquivo ©Entretulipas


SÉRIE KINDEREN: CRIANÇAS HOLANDESAS


Educação: é só na escola?


O tempo que os pequenos passam na escola a torna um dos (senão o maior) meio de educação das crianças holandesas.

Picture: Wikimedia
Horário Escolar
O sistema escolar holandês é um pouco complicado. Eu demorei um tempinho para entender. Tem um resumo que é bem didático no Wikipédia (quem tiver curiosidade de entender, é só clicar e ler. Esta em inglês. Mais pra frente posso fazer um post especial sobre isso e explicar com detalhes). Para ser objetiva, vou me deter ao ensino "basisschool"  (que é o ensino básico, de 4 a 12 anos).
Até 4 anos as kids não pode frequentar a escola, só as creches - que são o mesmo sistema que no Brasil, a única diferença é que são mais modernas.
Na semana em que a criança completa quatro anos, ela já pode se matricular  e frequentar a escola, independente da época do ano. Até porque, normalmente no primeiro ano da escola de base, o chamado groep 1, as crianças brincam mais do que aprendem. A escola base vai do grupo 1 ao grupo 8, e depois as crianças vão para o Elementary School.
"Há escolas públicas, especiais (religiosas) e privadas. As duas primeiras são financiadas pelo governo e oficialmente sem cobrança de mensalidades, mas algumas escolas pedem uma contribuição dos pais (ouderbijdrage).
As escolas públicas são controladas pelo governo local. Escolas especiais são controladas por uma organização e são baseadas na religião de cada região. Existem escolas base, universidades e high schools Católicas, Protestantes, Judias e até Mulçumanas financiadas pelo governo. Em princípio, uma escola especial não pode recusar a admissão de um aluno se os pais não concordarem com a filosofia educacional da instituição. Isso é uma coisa incomum de acontecer, porque praticamente só há pequenas diferenças entre as escolas especiais e as públicas, exceto nas áreas tradicionalmente religiosas como Zeeland e Veluwe (perto de Apeldoorn). Escolas privadas e públicas recebem igualmente uma ajuda do governo se seguirem certos critérios." -  Fonte: Wikipédia
Os horários das escolas no país inteiro, em geral, são os mesmo. Segundas, terças e quintas as kids entram as 8h20, saindo 15h, sendo que nesses dias elas almoçam na escola (levam almoço e lanche de casa) - e você paga a mais por isso, ou você pode pegá-las na escola, levá-las para almoçar e depois levá-las de novo à escola (os pais pão duros preferem que isso). Quartas e sextas o horário é reduzido e a molecada fica na escola até o meio dia e almoça em casa.
Obs. Falando sobre almoço, não pensem que ao meio dia as kids comem arroz, feijão e carne, igual no Brasil... Nesse horário os holandesinhos comem pão - com uma pasta de amendoim salgada, ou com nutella, ou com queijo, ou com Hagelslag (chocolate granulado), ou com "ham" (presunto), ou kipcurry (uma pasta de frango ao curry), entre outras milhões de coisas que eles inventam para colocar dentro do pão - e bebem ou água ou um suquinho de caixinha (de laranja ou maçã, porque só tem esses sabores e, incrivelmente, eles não enjoam!).
fazendo um lanchinho no passeio da escola - Foto: Arquivo ©Entretulipas

Ano letivo e férias:
O ano letivo deles, assim como nos EUA, começa em Agosto/ Setembro e termina em Junho/ Julho. Eu coloquei dois meses porque o início das férias e aulas vai depender da região da Holanda. E, um dos motivos - bem interessante - dessa destinção de datas, o governo fala, que é para evitar grandes congestionamentos no país. Acredite se quiser!
Ah, e eles têm várias semanas de férias durante o ano. Ex. Wintervacantie (férias de inverno), normalmente acontece em Fevereiro. Ai "dále" uma semana de folga. Bom, nesse meio tempo quem deve sofrer são os pais, que tem que se virar para tirarem folga, certo? Errado! Para dar mais atenção as kids, um dos pais trabalha "part time", ou seja, só alguns dias da semana. Tem pais que trabalham em casa e tem pais que não trabalham (geralmente mães), normalmente para dividir o tempo com as kids e o trabalho. Durante essas semanas de folga da escola é muito comum os pais tirarem férias também e irem viajar. Os destinos são bem variados. Nas férias de inverno, por exemplo, a maioria dos holandeses vão esquiar na França, ou Itália, ou Suiça. Ah, e fazem as viagens de CARRO!
eles adoram esquiar! - Foto: Arquivo ©Entretulipas
Bom, se é para falar em diversão, quando eu falo que a "agenda" das crianças é muito ocupada eu não estou brincando. Se as kids quiserem brincar com um amiguinho, só com hora marcada. Isso mesmo! Normalmente os pais combinam isso na saída da escola. E não pense em se atrasar para pegar a sua criancinha se não quiser escutar gracinhas e ver cara feia.
Foto: Arquivo ©Entretulipas
O gostoso é a  interação escola-família. Durante o ano letivo há vários eventos, em que os pais são chamados para participar:  reuniões de pais com professores; jantares (na realidade não é bem um jantar... Alguns pais levam petiscos e bebidas), promovidos pela escola e fora do horário de aulas (normalmente acontece a noite), para que os pais se conheçam e se integrem (sério, e é daí que surgem várias grandes amizades....); na hora do almoço os pais se revezam para "tomar conta" das kids e ganham 10 euros ou desconto na mensalidade da escola (é bem assim, tem uma agenda mensal. Cada dia em que a criança tem que almoçar na escola, tem que ir um pai ou mãe de uma criança da sala. Enquanto as professoras almoçam, o pai ou mãe responsável por aquela classe tem que colocar ordem e colocar olhar as kids comerem e brincarem no parque. Se o papai ou mamãe não puder ficar, pode tentar trocar com outro pai ou mãe); em dias de esportes ou festivos os pais são convidados irem na escola participar junto com as kids; os trabalhos, pinturas e artes dos holandesinhos na escola são enviados, no fim de cada semestre, para casa, a fim de que os pais também acompanhem o que os pequenos fazem na escola (eu acho isso muito legal. Em várias famílias há um local na casa para pendurar esses trabalhinhos e eles serem "apreciados" durante um tempo). Enfim, esses são alguns pontos que mostram essa integração.

jantar de natal na escola- pais e crianças participam - Foto: Arquivo ©Entretulipas

apresentações escolares - Foto: Arquivo ©Entretulipas
E o que eles aprendem?
As kids tem, basicamente, as matérias básicas que temos no Brasil ( Matemática, Holandês, História, Geografia e Ciências). Nas aulas de artes, eles aprender a desenvolver a criatividade; nas de Educação física, eles tem aula desde futebol até natação.
Como eu já falei na primeira parte da série, é na escola que eles aprendem que ninguém pode bater neles e o número de telefone para fazer qualquer denúncia e aprendem a fazer os primeiros socorros.
O que tem de diferente? É na escola que os pequenos aprendem as regras de trânsito das bicicletas. Isso mesmo, eu não escrevi errado, na Holanda existem regras de trânsito que regulamentam as magrelas!
Nos primeiros grupos, em que as kids ainda estão aprendendo a se locomover com as bikes, a informação ainda é pouca. A medida que as kids vão crescendo, uma vez por mês eles têm prova prática e teórica para avaliar se aprederam direitinho que a noite, por exemplo, não pode pedalar sem as luzes traseira e dianteira para identificar a bike no escuro. Legal, né?
Quer ver o site de uma escola da Holanda? Clique aqui e confira!
Não deixe de conferir as partes 1 e 2 da Série!
Até breve! :)
Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Nina, eu ameiii esse post, nossa quanta coisa que eu não sabia!!!!!!!!!!
    Como é diferente na Holanda, mas eu adorei! :)
    Achei legal vc escrever sobre essas coisas! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Khennya,
    Que bom que gostou e que vai ser útil para você! Fico muito feliz.
    É bem diferente mesmo... Complexo mas, ao mesmo tempo, completo. As kids saem bem preparadas para muitos dos desafios da vida.
    Volte sempre!
    Beijokas

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade