Koningsdag: os shows, as feiras, os holandeses e a alegria na Holanda pintada de laranja.

14:12

Eita, que os holandeses estão quase prontos para vender todas as suas "crinquilharias" - leia-se coisas velhas - no dia do Rei (antigo dia da Rainha - Koninginnedag).
Sim, não se assustem, pois vocês leram certinho.As ruas de todas as cidades da Holanda - e alguns parques também - transformam-se em um grande mercado. 

 Eu explico melhor...

O Dia do Rei (antigo dia da Rainha) é dia 27 de abril, mas excepcionalmente em 2014 será no dia 26 de abril, porque feriados, na Holanda, que caem no domingo são transferidos para o sábado. Até o ano passado, como já falamos em um post, a festa acontecia no dia 30 de abril, dia do aniversário da mãe da antiga rainha - ficou difícil né?! Eu explico mais para frente.
Eu escrevo festa, porque, sabe aquela música: "tá liberado, tá tudo liberado,..."?! Então é mais ou menos assim que acontece. Ok, vamos comparar com um grande festival de música, que se estende pelas ruas, canais, pontes, transporte público, etc. Imaginem palcos montados em lugares estratégicos, com bandas holandesas, dj's, e algumas atrações, festas fechadas em todos os lugares e no país todo. Imaginou?! Então, é mais ou menos isso.
É um dos poucos dias que é fica liberado o consumo de bebidas alcoolicas em vias públicas (você só pode estar com uma garrafa, e está autorizado apenas até as 20h) - e, claro, que tem gente que extrapola, né?!

Mas, excluindo essa parte ruim que tem no mundo inteiro, é uma festa linda, com as pessoas  vestidas de laranja - cor oficial da família real -, crianças, velhinhos, jovens, adultos, todos juntos, felizes, confraternizando. 

Muita gente pensa que a festa só acontece em Amsterdam. Puro engano! Todas as cidades preparam uma programação especial, com apresentações de circo para crianças, brincadeiras, desfiles e é o único dia do ano que os holandeses estão autorizados a vender coisas sem pagar imposto. 


O mais interessante é como isso funciona: eles passam o mês de abril todo catando as coisas velhas dentro de casa - a.k.a: que eles acham que não tem mais utilidade para a família -, para disputar um espacinho em locais delimitados pela prefeitura, nos chamados "King's markets", e vender essas crinquilarias. É engraçado, porque eles levam a família inteira - vó, pai, mãe, criança, sobrinho, tia, tio, vizinho, gato, cachorro - para passar o dia (sim, o sanduíche do almoço vai também) vendendo. Eu já achei coisas bem legais em alguns passeios em uma dessas feiras a preço de banana. Acho super divertido e, segundo uma amiga holandesa, é também uma forma das crianças aprenderem como lidar com dinheiro.

Os canais de Amsterdam também viram um palco. Várias festas fechadas, com muitos comes e bebes e música. Em alguns momentos fica impossível o trânsito aquático.

Fica dica:

*Se você está procurando show, as festa das cidades Amsterdam e Leiden são bacanas também. Como eu falei anteriormente, cada cidade tem a sua programação. Vou atualizando o post com as informações que eu encontrar, ok?

*Se você é turista e quer comprar nos mercados, o do Vondelpark, em Amsterdam, é uma boa pedida. Para as crianças também, porque é um dos lugares que tem uma programação dedicada aos pequenos. Se mora na Holanda e está procurando vender na sua cidade e não sabe onde serão as feiras, sugiro entrar em contato com a prefeitura. Eles vão te dar a informação certinha de como proceder, o que pode e o que não pode e o horário de funcionamento - sei que há uma restrição para a venda de comida perecível;


*E, aos turistas, um lembrete: é festa, então a maioria dos museus e lojas estarão fechados, salvos alguns poucos, supermercados e restaurantes que ficam abertos, mas MUITO lotados. O transporte público fica um caos. Sempre aconselho não sair com malas e nem mochilas nesse dia.
Ah, e sempre há ruas e trechos interditados. Programe-se para isso;

*Em várias cidades do mundo, holandeses e familiares também se reúnem para comemorar a data em festas fechadas e com muita animação. Normalmente são os consulados e embaixadas que organizam as mesmas. Em 2013 fomos convidados pelo o consulado de São Paulo para participar de dois eventos;

*Vista adereços, use a imaginação. É dia de muita alegria, e das cores laranja, azul, branco e vermelho.

O rei é muito chique para ter um aniversário tão animado, não é não?! Porém, sorte é a nossa que podemos aproveitar uma festa tão grande, e ele, no máximo, vai passear de carrocinha e ganhar um bolinho em casa.

Vai celebrar o dia do rei em algum lugar do mundo? Poste a sua foto na nossa página do facebook! Vamos espalhar essa onda laranja!

Hup Hup Holland!

0

Todas as fotos desse post são de propriedade do Iamsterdam.

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Olá, Nina.
    Voltamos de nossa viagem a Amsterdam.
    Adoramos a cidade, o povo alegre e colaborativo, os canais, a comida, enfim tudo.
    Tivemos um episódio inusitado, que provavelmente não se repetirá: eu e minha esposa caminhávamos sem compromisso pelo canal Herengracht, praticamente somente nós naquela quadra, pouco tráfego na rua, quando para (com acento!) um carro, descem 2 seguranças e do carro saem, nada mais, nada menos que o príncipe William e a princesa Maxima, sendo recebidos por algumas pessoas, e entram em uma das casas ali. Imagina o nosso espanto em ver, assim tão de perto e sem qualquer pompa, os futuros rei e rainha da Holanda!!! Foi muito interessante!
    Mais uma vez, grato pela ajuda de teu blog.
    Abs, João e Clarice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que legal, João! Essa dica não tinha em nenhum blog. :)

      Acredita que já aconteceu comigo algo parecido. Estava eu, de bike, indo encontrar umas amigas no centro da cidade em que eu morava quando, de repente, vejo a princesa (que na época era só princesa) Máxima descendo do carro para inaugurar um teatro... hahahahah
      Que bom que gostaram e melhor ainda que as dicas foram úteis! Essa é a melhor recompensa que nós, blogueiros, temos: é o comentário de quem leu e conta o seu depoimento depois.
      MUITO obrigada!
      Abraços

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade