Koninginnedag 2013: como foi a nossa festa em um pedacinho da Holanda no Brasil
11:31Foto oficial da família real holandesa - Fonte: Reuters |
A convite do Consulado da Holanda em São Paulo e do Nuffic Neso Brasil (MUITO obrigada!), viajamos para São Paulo para participar de dois eventos em comemoração do novo rei. A experiência não poderia ter sido melhor. Foi como estar na Holanda sem sair do Brasil.
Na manhã do dia 30 um café da manhã foi servido na casa do Cônsul da Holanda, para assistirmos a cerimônia transmitida ao vivo por uma rede de televisão holandesa
Visivelmente foi tudo preparado com muito cuidado, desde os arranjos, só com flores laranjas, até os detalhes da decoração das mesas e nas camisetas dos garçons, com fitinhas nas cores da bandeira.
A comunidade holandesa, assim como eu, estava animada e muito feliz. Tá, entre um comentário e outro que ouvia nas conversas, uns aprovavam o novo rei, outros poucos não. A felicidade geral era mais por estar todo mundo reunido, confraternizando. Podem falar o que quiser, mas eu adoro a animação deles.
No cardápio, Holanda e Brasil se misturaram. Queijos holandeses, pães e Kruidenkoek (um bolinho holandês de especiarias, que eu AMOO!) no lado holandês, e ovos, pão de queijo, frios, bacon, iogurte, crossaints no lado brasileiro.
Sucos, chá, café a vontade.
Ah, e como todo dia especial merece, champagne e um bolo laranja.
O Rabobank, banco holandês, preparou presentinhos especiais, que foram entregues na saída dos convidados: uma caixinha com Drops e uma moeda comemorativa, com o rosto do novo rei.
Amei tudo, principalmente a grande estante de livros e quadros do cônsul.
A noite foi uma criança no Oranjebal (baile laranja). A festa, organizada pela comunidade holandesa de São Paulo, começou às 20h, com a re apresentação do melhores momentos da festa do Queen's day na Holanda. Uma decoração super patriota, com duas grandes bandeiras da Holanda e muitos detalhes laranjas. Muita Heineken, vinho, espumante e caipirinhas foram os melhores acompanhamentos para Bitterballen, Kaassoufle, bamischijf e patats, petiscos tradicionais da festa. Foi uma excelente oportunidade de fazer contatos profissionais e fazer amigos.
O melhor da noite estava por vir. Após às 22h, um Dj animou a pista de dança e, depois de um empurrãozinho meu e de uma amiga, eles cairam na dança. Alguns adereços foram distribuídos para os convidados, mas algumas pessoas já tinham levado os seus. Foi muito animado e eu me diverti horrores.
Pena que, como toda festa holandesa, as luzes se acenderam as 2h da manhã, anunciando o fim da festa.
O SIH Ambassador Marcelo e a Giovana |
O Alumni officer, Felipe Campos |
O SIH Ambassador Fábio estava super animado na festa |
Pena que, como toda festa holandesa, as luzes se acenderam as 2h da manhã, anunciando o fim da festa.
Patats!!!!!! :D |
Heineken super gelada |
Queijos holandeses e a decoração |
Os 21 estudantes holandeses que estão no Brasil para uma pesquisa e que estavam na festa até protestaram bastante, mas não teve jeito e todo mundo teve que ir embora.
Foi bom enquanto durou. Ano que vem tem mais, mas no dia 27 de abril, para comemorar o dia do aniversário não da rainha, mas do rei e, quem sabe, em algum outro pedacinho da Holanda no mundo.
Obrigada a toda equipe Neso Brazil e a comunidade holandesa em São Paulo.
Meu coração e o sangue que corre em minhas veias, pelo menos uma vez por ano, é laranja, branco, azul e vermelho.
Hup Hup Holland!
Os brindes: coroinha, faixa, moeda comemorativa do Rabobank e Drops |
Detalhe da moeda comemorativa, com o rosto de todos os reis e rainhas da Holanda |
0 comentários