Visto de trânsito para o Qatar: como proceder?

17:44

Uma das coisas que mais tive dúvida quando descobri que teria a oportunidade de fazer uma escala em Doha, no Qatar, e haveria a possibilidade de conhecer a cidade foi a necessidade ou não de visto para entrar no país.
A informações na internet são bem vagas, e dois meses antes da minha viagem (em Dezembro de 2016) a regra do visto mudou.

Para tornar a conversa aqui bem direta, serei bem especifica para portadores de passaporte BRASILEIRO. Caso você não seja brasileiro, entre em contato com a Qatar Airways e/ou Embaixada do Qatar no seu país.

Para ser bem clara quanto a informação, explico os dois tipos de escala possíveis de acontecer em Doha, no Qatar.

Tipos de escala

Escala curta, de poucas horas - menos de 5h -, e sem tempo para deixar o aeroporto. Você não tem acesso a sua bagagem despachada, e só tem direito a circular na área de trânsito do aeroporto - aquela, dos Freeshops. Não é necessário visto de trânsito.

Escala longa - ou Stopover -, de 5h a 96h, saindo do aeroporto. Nesse tipo de escala você também não terá acesso a sua bagagem despachada. É possível solicitar um visto de trânsito

De olho na Copa do Mundo de 2026 e, para despertar interesse, e visando o aumento de turistas no país, ele resolveram flexibilizar um pouco as regras de solicitação de visto.

Como era antes? 

Eu achei diversas versões sobre as regras passadas. E isso foi um dos pontos que me deixou bem insegura sobre o visto de trânsito. Na verdade, o atual visto de trânsito não existia. Só existia o visto de turista.
Resumindo, eles eram - ou são - bem protecionistas. Antes o visto teria de ser solicitado pelo hotel que você iria se hospedar, e você ainda tinha que pagar uma taxa, que variava de hotel para hotel.
O que isso significava? Os hotéis "escolhiam" quem queriam hospedar, os valores que iriam cobrar, etc, justificando que era a imagem deles que estava em jogo perante ao governo.
Para solicitar o visto de turista você precisava ter um bilhete emitido pela Qatar Airways, e depois entrava em contato com o hotel, ele te pedia detalhes sobre você e sua viagem, caso fosse de interesse, ele te passava a tarifa praticada, o preço do visto e um formulário de solicitação. Você retornava com os detalhes do seu cartão de crédito, para a reserva e pagamento do visto. 
Essa continua sendo a forma de aplicar para o visto de turista, se você deseja ficar no país por um período maior a 96h.

E atualmente? Como faço para solicitar o visto de trânsito?

Se você comprou uma passagem pela Qatar Airways, e tem uma escala de um período de 5 a 96h, você pode solicitar um visto de trânsito através do site da Qatar Airways.


Documento necessário:

-Número da sua reserva aerea;
-Cópia digitalizada do seu passaporte;
-Detalhes da sua reserva de hotel.

Detalhes importantes do visto de trânsito:

-Seu visto está diretamente ligado a sua passagem aérea. Ou seja, você só consegue solicitar o visto com o bilhete emitido;

-A solicitação do visto tem que ser feita com no mínimo um mês de antecedência da sua entrada no país, porque a validade máxima dele é de 30 dias. Exemplo: se você irá viajar dia 15 de janeiro, mas você só irá entrar no país no dia 20 de janeiro, você tem que solicitar o visto a partir do dia 20 de dezembro (um mês antes da sua entrada);

-Seu passaporte deve ter validade mínima de 6 meses (isso é uma regra que já vale para muitos países do mundo... então, seja lá para onde você for, sempre cheque antes da viagem a validade do seu passaporte!)

-Para solicitar o visto, você tem que ter uma reserva de hotel;

-O visto só dá direito a uma entrada no país;

-O tempo de retorno sobre a aprovação ou não do visto é de, no mínimo, 7 dias úteis;

gratuito;

-Ao embarcar, você deve mostrar o seu visto;

-Mesmo com o visto aprovado, existe a possibilidade de, no momento da imigração, sua entrada ser recusada no país, da mesma forma que acontece nos EUA, por exemplo.

Link para solicitação do visto e todas as regras (site todo em inglês:



Lembrando...
Esse visto dá direito de você passear pelo país durante o período de até 96h.

Veja as informações detalhadas sobre os tipos de visto para o Qatar aqui nesse link.


Você também irá gostar

2 comentários

  1. Oi tudo bem? Gostaria de uma informação.. No site da Qatar fala que eles oferecem hotel em alguns trechos (no caso o meu).. vc usou esse recurso? Em que hotel ficou? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Não usamos esse recurso, pois ele era única e exclusivamente para as pessoas que ficam por mais de 24h no país. Como esse não foi o nosso caso, não podemos usar.
      Fiz a reserva através do Hotéis.com, que é por onde eu normalmente reservo (ou eu uso o Booking).
      Meu critério foi escolher um hotel que não fosse longe do aeroporto e com um preço acessível. :)
      Abraço

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade