Chip de celular e Wifi na Tailândia: como se manter conectado
15:42
Comprar ou não comprar um chip?! Eis a questão.
Para todos os lugares que viajamos, sempre pesquisamos a melhor opção de comunicação dentro e fora daquele país.
Porque ter internet no seu celular é uma questão de sobrevivência. E não estou falando isso me referindo a Redes Sociais. Estou me referindo a ter acesso a informações e ter contato com o resto do mundo na palma da sua mão.
É legal ficar incomunicável as vezes, fazer um detox de eletrônicos e de toda a nossa dependência de estar conectado. Porém, se você vai para uma cidade grande, considero fundamental ter comunicação a disposição. Pois, caso algo aconteça, com apenas uma ligação você pode conseguir ajuda - fica a dica: sempre carregue números de emergência com você, seja de pessoas conhecidas, seja da Embaixada do seu país.
Já saímos do Brasil com a decisão de que, ao desembarcar na Tailândia, iríamos adquirir um chip de uma operadora local.
Além das razões acima, nos facilitou muito a vida para publicar fotos e interagir nas Redes Sociais.
Operadora de telefone
Assim como em qualquer lugar do mundo, são várias as opções de operadoras de telefonia na Tailândia. Não posso afirmar qual a melhor e qual a que tem a melhor cobertura, pois só testei uma opção, que foi a Dtac. Os nossos colegas do Esse Mundo é Nosso testaram um serviço da TrueMove, e recomendaram.
Para vocês terem uma ideia de preço e pacote de dados:
TrueMove - 299 baths, 1,5GB, por 7 dias + 100 bath de crédito para ligação
Dtac - 599 baths, internet ilimitada, por 15 dias + 100 bath de crédito para ligação
Nossa experiência...
Conforme escrevi acima, nossa escolha foi a Dtac, e a razão foi que li que ela tinha uma excelente cobertura na praia. E tem mesmo, não só na praia, mas em todos os lugares que passamos.
Estávamos no mar, próximo a Maya Bay, e tínhamos rede (mesmo que mínima, mas tínhamos... deu até para fazer uma live no Instagram!).
Em todos os mercados 7eleven que passamos tinha a opção de comprar crédito para essa operadora - e para outras também.
Wifi
Muitos estabelecimentos oferecem acesso a rede wifi. Não são todos os lugares que tem e, os que possuem, não espere a melhor conexão.
Nossa experiência...
Nos dois hotéis em Bangkok que nos hospedamos, a rede era ótima. Conseguimos baixar vídeos em 4K tranquilamente.
Quanto a restaurantes, alguns possuíam, outro não. Starbucks, por exemplo, nenhuma das lojas que fomos tinha wifi disponível.
Já no aeroporto usamos a internet para mandar mensagens aos nossos familiares que tínhamos chegado. Usamos a Wifi até comprarmos o chip 4G da Dtac.
Em Chiang Mai a internet do hotel era boa próximo a recepção. Nos quartos ela não funcionava direito.
Todos os restaurantes que fomos tinham wifi. Como escrevi acima, não era a conexão mais rápida, mas dava para checar as Redes Sociais.
O 4G funcionou perfeitamente em todas os lugares que fomos na cidade, inclusive no templo Foi Suthep, em cima da montanha.
Já na ilha de Phi Phi, a rede do hotel era péssima, e só pegava próximo à recepção.
Nos restaurantes que frequentamos não tinham wifi disponível, mas o 4G funcionou perfeitamente.
Mesmo com muitos lugares oferecendo a rede Wifi, sugiro comprar um chip na chegada ao aeroporto. Acredito que seja um investimento, já que com internet disponível você está conectado o tempo inteiro e comunicável, seja através de uma ligação comum ou através das redes sociais.
Além disso, a não ser que a operadora telefônica do seu país te ofereça um pacote de dados internacional muito barato, comprar um chip na Tailândia é uma opção muito mais econômica.
0 comentários