Paço do Frevo: visita para se "embriagar" de frevo.

11:31

Dentre muitas, uma das grandes heranças que a escola me deu foi o estímulo a conhecer mais minha cidade natal. Fazíamos, com bastante frequência, passeios culturais, e lembro de sempre estudar tópicos relacionados a Pernambuco. Desde criancinha sei cantar o hino do meu Estado, e me orgulho disso.
Muitas vezes, deixamos de conhecer o lugar que moramos por preguiça. Quantas e quantas vezes pensamos: está ali tão disponível e tão fácil. E aí acabamos deixando para depois, depois e depois...
Já peguei muita gente dizendo que não tem nada para fazer na própria cidade, quando há centenas de opções de passeios e programas legais, muitos até gratuitos.

Eu sempre tive o maior prazer de, independente de onde estou morando, mostrar um pouco do que a cidade têm a oferecer para meus hóspedes (seja em Recife, seja na Holanda).

Ir a Pernambuco é sinônimo de: tapioca, praia, Porto de Galinhas, Noronha, Carnaval, Maracatu, bonecos de Olinda, Frevo,... 
E era nesse ponto que eu queria chegar: frevo! Vou dizer...Todo pernambucano que se preze sabe pelo menos algum passinho de frevo, nem que seja o saci! Porém, alguém aí sabe onde e quando o frevo surgiu? 
Quais os principais elementos do frevo?
E quais os nomes dos passos para dançar frevo?


O Paço do Frevo é um dos 5 lugares imperdíveis em Recife para visitar. Tipo assim: tem que ir! 
O espaço é novo (foi inaugurado no dia do frevo, dia 9 de fevereiro de 2014), e é um lugar fantástico, bem no centro antigo do Recife, em um prédio com características holandesas - baixo e com janelas longas. 



Diferente do que muita gente pensa, o Paço do Frevo não é só um museu, mas um espaço cultural, que conta aulas de dança - algumas, inclusive, gratuitas -, escola de música, um centro de documentação e um café.


Ao entrar no espaço você sente que o frevo entra na sua veia e, a todo instante, você tem uma vontade de dançar.


Estandartes de dois blocos famosos do Recife e de Olinda

A exposição permanente deles conta um pouco da história do frevo, através de uma linha do tempo, tem vários estandartes dos blocos pernambucanos, e centenas de fotos do melhor e mais animado carnaval do mundo, o de Pernambuco.




Nas janelas do edifício, trechos dos mais diversos frevos.



Além disso tudo, tem um enorme glossário, com o significado de várias palavras do carnaval. O nome frevo, por exemplo, vem da palavra fervo, e muitos dos passos lembram a capoeira.





Horário de Funcionamento e Ingresso
Fecha as segundas.
Terças, quartas e sextas, das 9h às 18h.
Às quintas feiras fica aberto até mais tarde, das 9h às 21h.
Sábados e domingos têm um horário mais curto, das 12h às 19h.
Lembrando que às terças a entrada é gratuita. Nos outros dias, você paga uma taxa de R$ 6,00 para entrar (estudante paga meia).



Onde?
Praça do Arsenal, S/N
Recife Antigo










Aula de frevo gratuita - É pra sair de lá frevando! ;)

Todas as inforamções (inclusive programação dos cursos) estão disponíveis no site deles:
http://www.pacodofrevo.org.br/


Fotos: Entretulipas

Siga-nos:
Instagram Entretulipas

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Volte sempre! a casa esta sempre aberta e adora receber visitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente espaço! Adorei! Recife estava precisando. Agora é ter cuidado coma a manutenção.
      Parabéns :)

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade