6 experiências gastronômicas imperdíveis em Paris

17:47

Paris... ah, Paris!
Esse ano eu decidi que queria ter um aniversário especial, ter uma experiência completa em uma das cidades que mais gosto no mundo: Paris.
Como eu contei na crônica, você não precisa ser a Elizabeth Gilbert para Comer, Rezar e Amar. Basta estar feliz, em um lugar apaixonante, bem acompanhada e comer bem. E foi assim comigo em Paris.

As alucinadas por dietas que me perdoem, mas comer é uma das coisas mais divertidas da vida. Seja pelas diferentes sensações que uma boa comida pode te oferecer, seja pela companhia e os papos, durante uma refeição, seja pelo perfume dos temperos, seja pelas diferentes texturas, seja pelo visual do  seja pelo som do ambiente ou, até mesmo, do som emitido pela comida (quem nunca se apaixonou pelo som da casquinha do crème brûlée quebrando... hummm), uma boa refeição aguça os sentidos, te deixa mais feliz, e ainda permite que você conheça mais a cultura de um lugar. Experimente a cultura.

Eu gosto de descobrir lugares diferentes para comer, mas não custumo parar em qualquer lugar, fujo das roubadas preparadas para os turistas. Exemplo: restaurantes caríssimos, em lugares muito turísticos, e com comidas péssimas. Tipo assim: pega besta. Corro para bem longe desses lugares. Como? Antes de viajar, pesquiso e leio blogs, tripadvisor, revistas e guias. Procuro lugares onde eu possa ter as experiências que descrevi acima: ótima comida, preço justo, excelente sabor, quantidade, aroma, e numa boa companhia (de pessoas e vinhos!).

Tem sabores que te decepcionam? Claro que sim, em todo lugar. Quem nunca olhou para aquela belíssima fatia de torta na vitrine e teve uma decepção na primeira garfada?! Porém, nesse post eu separei o crème de la crème, ou seja, o melhor. 6 experiências que não dá para ir para Paris e não fazer, pelo menos, três delas.
Fato: alguns dessas experiências não são as mais baratas. Porém, são como ir à Paris e não ir na Torre Eifel. Captou?! Apenas um aviso: cuidado para não babar muito com as descrições e fotos (conselho de amiga!).

1)Deliciar-se com o menu completo na Carette (e, de sobremesa, os melhores macaroons de Paris)

Comemorei meu aniversário nesse restaurante, e não tenho dúvida de que a escolha não poderia ter sido melhor. Pratos bem servidos - detesto aqueles restaurantes que vem pouca comida e preço lá nas alturas, que você sai com fome -, extremamente bem temperados, com um aroma incrível, com mesinhas na calçada, um bom vinho, excelente companhia. Não podia atender todos os meus requisitos de uma boa comida.

Segundo a fonte de onde eu tirei a indicação, o Carette é um lugar super francês e frequentado por franceses. E, de fato é mesmo. 
E, são eles que consideram os macarons do lugar como os melhores de Paris. Hummm... minha resposta?! Como são! É de comer rezando e com pena de acabar. Crocantes e extremamente saborosos. Cada um melhor do que o outro. Meus favoritos foram os de pistache e o de baunilha.

Além de jantar, eles têm chá da tarde e café da manhã.

Carette - $$
Tem em dois endereços, mas o mais lindo fica no Trocadero.
No site deles dá para ver o Menu com todos os preços.
Endereço: 4 place du Trocadero
http://www.carette-paris.fr/

2)Parar em uma padaria, comprar e comer Pães parisienses fresquinhos

Sinto te decepcionar, mas o pão francês que você compra na padaria perto da sua casa não é francês, é brasileiro. Porém, os pães realmente franceses vão te surpreender, no melhor dos sentidos. Sabe aquele croissant que você comeu e pensou que era gostoso? E uma daquelas enormes baguetes, que você compra para fazer bruschetta? E aqueles pães cheios de chocolate dentro.
Então, na França você encontra os mais deliciosos, e é a segunda experiência imperdível: não dá para ir na França e não provar pelo menos um pão genuinamente francês.
Pãezinhos delícia <3 td="">

Padarias - $
São centenas e milhares de padarias na cidade. Porém, se você quer comer o melhor baguete, vai ter que sair um pouco do centrão, e ir até o 14e arrondissement. A boulangerie Ridha Khader (nome do padeiro fundador, que nasceu na Tunísia) foi eleita, em 2013, a melhor padaria de Paris.
Endereço: 156 rue Raymond Losserand

Já para os que querem algo tão bom quanto, e mais perto do centro, a 134 r.d.t. também tem pães de comer rezando. Hummm
Endereço: 134 rue Turenne 
Ou delicie-se em qualquer padaria da cidade, que o pão não vai ser tão bom quanto o desses lugares, mas garanto que será uma experiência única. 

3)Tomar Café da manhã no Angelina (com o mais delicioso e cremoso chocolate quente do mundo)

Foi um dos primeiros lugares que coloquei na lista. Tinha que ir. Precisava ir. Não por causa da fama, mas por causa da história. O Angelina tem 110 anos, e tinha que existir um motivo muito forte para a cafeteria ser tão conhecida e tão boa até hoje. E não faltam motivos para isso. Macarons, doces, chás, pães, etc, etc, etc. Porém, o que você não pode sair de lá sem provar é o chocolate quente deles. Gente, eu nunca vi nada tão cremoso e tão gostoso. É, literalmente, um chocolate derretido dentro de um bule. Hummm.

Angelina Paris - $$
Você encontra o Angelina em vários endereços, inclusive dentro do Louvre. Na hora de programar a viagem, vale a pena dar uma olhada no que vai estar mais próximo do seu roteiro. 
Eu fui no endereço mais antigo. E que lugar lindo. A decoração é bem antiga, mas com o salão repleto de orquídeas roxas.
Dicas: Quando eu fui não estava cheio, mas dizem que lota. 
Fique de olho no troco! A garçonete nos passou o troco errado (faltando), não conferiu e, foi atender outra mesa. Quando conferimos, estava faltando 50 euros (!!!). Pedimos o restante, ela duvidou, e acho que estávamos passando a perna nela, mas no fim devolveu. 


E a última dica é que o café da manhã deles é individual, mas peça um para cada duas pessoas e outras delícias avulsas. Assim você consegue provar de várias coisas. No site deles tem o cardápio com os preços.
Endereço: 226 rue de Rivoli
http://www.angelina-paris.fr/fr/

4)Provar - e repetir - todos os sabores de Macarons da Pierre Hermés

Esses você provavelmente já ouviu falar. Depois do Ladurée, são os mais famosos macaroons parisienses. Eu, honestamente, não gosto dos Ladurée. Acho que são artificiais, e bem o que eu falei no início do post: pega turista. 
Os macarons Pierre Hermé são populares, mas não tem tantas lojas, e o sabor é incrível, São crocantes, conseguem misturar sabores - e, incrivelmente, conseguimos sentir cada sabor - de uma forma harmônica. Ah... que delícia!

Fui tão bem atendida na loja - o que é quase um milagre, tratando-se de Paris -, que deu vontade de levar tudo (não só por causa do sabor).

Macaroons Pierre Hermé - $$
Vários endereços, inclusive dentro da Galeries de Lafayette. Visitei a que fica aqui:
Endereço: 39 avenue de l'Opéra
http://www.pierreherme.com/

5)Vender a mãe só para provar um dos Chocolates do Jean Paul Hevin

Tá, tá bom, não precisa vender a mãe, é só uma brincadeirinha (até porque eu não vendo a minha nem por todo dinheiro do mundo), mas são para ilustrar o quanto os chocolates Jean Paul são caros, porém o valor vale cada centavinho investido pelo sabor. Meus olhos brilhavam ao olhar as vitrines da loja.
Eles têm verdadeiras obras de arte. Eu passei bem uma hora para escolher o que ia levar, não só pelo preço salgado, mas pela variedade. 
A Hevin também tem macaroons, mas preferi provar vários sabores de chocolate (pistache, amendoas, ao leite, 70% cacau, e nozes). Dica: mantenha os chocolates acondicionados, porque eles derretem com bastante facilidade (no meu caso, derreteram mesmo à temperatura de 20 graus).

Jean Paul Hevin - $$$
Tem em vários lugares, mas nada mais chique do que visitar a loja do quadrilátero da moda.
Endereço: 231 rue Saint Honoré
http://www.jeanpaulhevin.com/en

6)Comer Crème Brulée em um restaurante da cidade
Uma das mais tradicionais sobremesas francesas, não dá para sair da França sem provar pelo menos uma vez. É uma delícia quebrar aquela fininha camada de açúcar queimado com a colher e deliciar-se com o creme de baunilha.
Não há como indicar um lugar específico para comer o melhor crème brûlée da cidade. Eu comi em vários restaurantes, mas o que eu mais gostei foi em um restaurante na Champs Elysées, quase na frente da Sephora (que descobrimos por acaso, numa tentativa de fugir da chuva terrível que estava caindo).

Crème Brûlée - $
Endereço: Em - quase - todos os restaurantes da cidade.


Dica extra: visitinha ao Monoprix.
Eu, como uma boa amante de supermercados, não poderia deixar passar essa dica.
Uma das melhores redes de supermercado da França é o Monoprix ($$). Nas lojas você encontra produtos de qualidade, como queijos, vinhos, temperos, biscoitos, e que valem desfrutar no hotel ou levar para casa. Ah, a parte de não alimentos deles é excelente também (vi algumas roupas e acessórios bem bacanas, e uma variedade boa de marcas de beleza).
O Carrefour ($) é francês, mas fica em regiões mais afastadas do centro turístico e, consequentemente, são mais difíceis de chegar. Mas, se estiver perto ou passar por um, também vale a visita. Os preços são mais em conta do que a rede Monoprix. 
Antes que me perguntem, gosto de supermercados por achar também uma maneira de conhecer a cultura, os hábitos alimentares, novidades e, claro, de levar comigo um pouco dos sabores dos lugares. #aloucaporsupermercados #amosupermercados

Alguns dos lugares acima você pode experimentar fora da França. Pode mesmo, mas te garanto que não vai ser a mesma coisa.




Procurando hotel em Paris? Reserve aqui:


Siga-nos:
Instagram Entretulipas

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade