Pasen: os holandeses celebram a páscoa?

11:20

Páscoa + primavera= uma combinação perfeita - Picture by Terracidus

Eu acho tão curioso como cada lugar e cada povo tem uma maneira diferente de celebrar certas datas. Para nós, brasileiros, o símbolo da Páscoa é o coelho, os ovos de chocolate gigantes, o tradicional peixe,... Já para os holandeses, nada de ovos gigantes; ovos, só os pequenininhos e os de galinha pintados a mão pelas crianças, a comida tradicional de páscoa é um pão (chamado de Paasstol), e não o peixe; e, para completar, o coelho não é sozinho, as galinhas e os patos são os animais que trazem os ovinhos da Pasen (páscoa em holandês), que é comemorada em dois dias: o Eerste Paasdag, no domingo, e o Tweede Paasdag, que é a segunda - feira. A sexta-feira da Paíxão não é celebrada por lá.

Primeiro dia de páscoa (Eerste Paasdag)
Café da manhã de Páscoa (Paasonbijt) - Picture by PjotrP
Flores, guardanapos coloridos, ovos - cozidos e decorados no dia anterior- devidamente escondidos no jardim -, mesa posta para um típico almoço holandês (nada de feijão com arroz! Na hora do almoço os holandeses comem pão com várias coisas, dentre elas os deliciosos queijos holandeses, manteiga e granulado, pindakaas (pasta de amendoim), pós de anis, etc) e toda a família sentada na mesa é como começa o "brunch" de Páscoa.  Existe um pão que é típico da pascoa holandadesa, chamado de Paasstol, porém nem todas as famílias têm na mesa nessa data. Digamos que é típico, mas não é comum. ahahahhaha
A decoração da casa é toda feita com coelhinhos, pintinhos e patinhos. Algumas famílias fazem uma árvore de coelhinhos e ovinhos de chocolate (sim, ovinhos. Na Holanda não é comum presentear as pessoas com aqueles ovos grandes iguais aos do Brasil - até porque você encontra muito pouco desses. Os ovos de chocolate são pequenininhos, mas em compensação eles dão um saco cheio desses).

Ovinhos coloridos: cada cor é um sabor diferente - Picture by MustSee
Depois de finalizado o café da manhã, começa a corrida dos ovos: as crianças - e alguns adultos também - vão caçar ovos de galinha, cozidos, decorados e escondidos no jardim no dia anterior. É bem legal ver como os pequenos se divertem com essa brincadeira.
Em geral, como vocês podem ver, o primeiro dia de páscoa é uma comemoração em família, e muitas vezes até os não cristãos "comemoram" dessa forma.
Ovinhos pintados - Picture by Gerard Bierens

Segundo dia de páscoa (Tweede Paasdag)
Já o segundo dia de páscoa ou Tweede Paasdag não segue tantos protocolos. É um feriado nacional  que, teoricamente, seria para descanso. Porém, se o tempo não estiver bom, você provavelmente vai encontrar famílias inteiras dentro de lojas de departamento, como o Ikea ou Media Markt, comprando artigos eletrônicos ou para decoração.
Se o tempo ajudar (o que não muito fácil de acontecer, pois na Holanda chove muito, mas ninguém sabe, né? Esse ano de 2011 a primavera é quase um verão), as famílias preferem programas ao ar livre, como passeios de bike, caminhadas em florestas ou piqueniques em parques.  Ah, os museus sempre são ótimas opções para esse dia.
Segundo a Bailandesa, é esse dia também que muitas famílias escolhem para abrir as suas casas de vez e dar boas vindas à primavera com uma boa faxina (De Grote Schoonmaaken).

Picture by M00k


Bem que aqui no Brasil poderia ter esse segundo dia de Páscoa, né? Não para fazer faxina, mas para, pelo menos, a gente aproveitar uma praia, viajar por mais tempo ou cozinhar.
Falando em cozinhar, deixo aqui para vocês a receita do tradicional pão holandês de páscoa, o qual falei lá em cima.
Prettige Paasdagen!





Paasstol
Easter Bread - Photo © Karin Engelbrecht
Ingredientes:
• 2 xícaras de de uva passa (250 g)
• 1 xícara de cerejas secas (150 g)
• 4 colheres de sopa de licor de cereja (pode ser rum também)
• Um pacote de mistura de pão branco
• 2 / 3 xícara de água morna (150 ml)
• 2 / 3 xícara de leite morno (150 ml)
•  1 1 / 2 colher de sopa de manteiga (25 g)
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de chá de extrato de baunilha
• 1 / 2 colher de chá de canela
• 1 colher de chá de raspas de limão
• 1 / 3 xícara de suco de limão (50 g)
• 1 / 3 xícara de nozes picadas (50 g)
• 1 / 3 xícara de avelã (50 g)
• 1 xícara de pasta de amêndoa /. (200 g)
• 1 colher de sopa de manteiga derretida
• Açúcar de confeiteiro (açúcar em pó), para peneirar em cima

Preparação:
Embeba as passas e cerejas no licor durante a noite. Em uma tigela grande, junte a água, o leite, a manteiga, o açúcar, a baunilha, a canela e as raspas de limão à mistura de pão branco. Sove por alguns minutos, até a massa formar uma bola homogênea.
Cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos em local aquecido. Adicione suco de limão, as nozes e as frutas (escorrido) à massa. Amasse novamente.Abra a pasta de amêndoas e enrole-a em forma de salsicha em um plástico filme e depois coloque-a na geladeira enquanto a massa está aumentando.Forre uma assadeira com papel manteiga e polvilhe com um pouco de farinha. Coloque a massa sobre o papel vegetal e faça um formato oval de aproximadamente 8 polegadas por 12 polegadas (20 x 30 cm). Coloque a pasta de amêndoas no comprido e enrole para baixo, no centro da massa. Dobre a massa sobre o comprimento da pasta de amêndoa e delicadamente aperte para selar. Cubra os pães com filme plástico e deixe crescer em um lugar quente por 30 minutos.Enquanto isso, aqueça o forno a 200 graus Celsius. Pincele o topo do pão com água e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos até dourar. Deixe esfriar sobre uma grelha e pincele com a manteiga derretida. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir o pão da Páscoa em fatias grossas.
DICAS:• Se você se esqueceu de mergulhar a fruta, basta colocá-la no microondas em potência alta durante 2 minutos e deixe esfriar.
---------------------
Receita tirada do site About.com. Por falta de material, ainda não tive a oportunidade de testá-la, mas já provei esse pão na Holanda e fica delicioso.

E, para receber as nossas atualizações primeiro, assine o nosso Feed. É facil: Escreva seu endereço de email no quadro abaixo e espere a confirmação na sua caixa de entrada. Depois de confirmar, você será o primeiro a receber nossas novidades!
Escreva aqui o seu email:

Fique por dentro de todas as notícias da Holanda na nossa página no Facebook.
Tem twitter? Siga-nos http://twitter.com/entretulipas 

Você também irá gostar

4 comentários

  1. Adorei o post!
    É bem diferente mesmo o jeito que eles comemoram mas eu gostei do jeito deles! hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  2. :)
    Fico feliz que gostou, Khennya!
    Quem sabe se no próximo ano você não vai estar lá?! :))
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina, obrigada pelo seu comentario no meu blog ! Esse seu post cobriu tudo sobre a Pascoa na Holanda, vou colocar um link pro seu blog la no meu. Olha, eu nem lembrei do paasstol esse ano. Acho que estou meio cansada do sabor, que me lembra Natal. E como o tempo esta bem quente para essa epoca do ano minha memoria de paasstol ficou desativada, hahaha !

    ResponderExcluir
  4. Oi Anita,
    Fico muito feliz em saber disso. Muito obrigada pelo elogio e pela visita.
    Então, engraçado, eu só comi o passtol uma vez, mas não foi na celebração da páscoa. Tive a curiosidade de comprar pra provar, comprei e gostei, porque nas duas famílias que morei junto, nenhuma das duas serviu esse pão na Páscoa. E olhe que as duas páscoas que passei por estava bem frio nesses dias. Então, nem se preocupe que não é velhice o seu esquecimento! ahahaha
    Mais uma vez, muito obrigada pelo comentário e visita!
    Beijokas

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade