Bij Babette Haarlem: chá inglês e o melhor bolo de cenoura da vida (com receita)

16:35

Que Haarlem é a minha cidade do coração, todo mundo sabe - já mostrei aqui como a cidade é linda. Alé de ter as  casinhas holandesas mais fofas, as pessoas são simpáticas, o ar da cidade é diferente, a vida noturna é animada, é onde a maioria dos meus amigos holandeses moram, tem algumas das melhores lojas da Holanda, com muitas opções,  e muuuuitos cafés bacanas. 
Era nesse ponto que eu queria chegar: cafés!

Eu confesso que não sou fã de chá como os holandeses são (eu só tomo do de Vanille Rooibos), mas um café bem feito é "tudodebom". Há quem diga que os holandeses não sabem o que é um bom café. Porém, essa informação é bem contraditória, pois eu já tomei vários deliciosos em alguns lugares na Holanda. 
Certa vez, conversando com uma amiga, ela fez um convite meia boca (em resumo, falou que ia varificar na agenda dela um dia disponível para agendarmos) para um chá da tarde. Disse ela que era excelente, com várias opções de chás bem exóticos, comidinhas deliciosas e com um café muito bom.

Eu ainda estava na época que não acreditava no bom gosto dos holandeses para café. Também sendo anti-chá, não lembrei do convite - na verdade, eu fiz questão de esquecer, com medo de ir e não gostar de nada. Me encontrei com essa amiga várias outras vezes, ela sempre falava do café, mas nunca fomos no lugar.

Certo dia, voltando de um dia de trabalho em Rotterdam, andando da estação de Haarlem até em casa, uma casinha roxinha, com janelinhas amarelinhas, e mesinhas na porta me chamou atenção de longe. Minha paíxão por casinhas me fez atravessar a rua e passar na frente. Parei. O que me convidou mesmo a entrar foi a vitrine cheia de bolos e delícias - imaginem um cachorro na frente de um açougue: sou eu na frente de uma vitrine de doces. 

O lugar estava lotado e, mesmo eu querendo muito aproveitar o sol que estava fazendo e sentar em uma das mesinhas na calçada, tive que sentar lá dentro. Fui atendida pela simpatissíssima Sarah, que é dona do lugar, e descobri que o Bij Babette, mesmo com o nome holandês, nada mais era do que um café inglês, porque ela é inglesa, mas casada com um holandês. Olhei para a quantidade de chás do cardápio, e logo lembrei da minha amiga. Resolvi pedir um cappuccino e pedi uma sugestão de bolo. A Sarah falou que o sucesso da casa é o bolo de cenoura. Pedi uma fatia.

Minha amiga tinha razão: o café é excelente. Mas, o que me deixou apaixonada pelo lugar foi o bolo de cenoura. Diferente dos bolos de cenoura que encontramos no Brasil, o bolo de cenoura inglês não tem aquela calda de chocolate / brigadeiro, e sim uma cobertura de cream cheese e açúcar. Além disso, o bolo leva, além de cenoura, especiarias, como canela e nozes.

A fatia é bem servida e dá, tranquilamente, para dividir com duas pessoas. Foi amor a cada pedacinho do bolo. 

O chá da tarde tradicional inglês também vale a pena. Você paga 22,50 euros por pessoa, e você tem direito ao chá (a sua escolha) a vontade, com sanduichinhos, geléias, alguns doces, os chamados scones ingleses e tortinhas. 

Os chás te nomes engraçados: porção do amor, a decadência de Daiana, príncipe charmoso, etc. 
Detalhe é que tudo lá é servido em louças inglesas antigas. Um amor!

Então já sabe: vindo para Haarlem aproveitar a feira na praça central aos sábados?! Vá na feira, faça as suas compras e, no caminho para a estação, peça pela deliciosa torta de cenoura do Bij Babette, é possível nos encontrarmos por lá!

Bij Babette
Kruisstraat 31 - Haarlem
http://www.bijbabette.com/


E, para quem não pode vir para a Holanda nesse momento e provar essa delícia inglesa, compartilho uma excelente receita da Nigella de Bolo de Cenoura Inglês.

Ingredientes


Para o bolo de cenoura 
300 gramas de farinha com fermento 
¼ colher de chá de fermento em pó 
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 colher de chá de canela em pó 
½ colher de chá de cravo em pó 
¼ colher de chá de noz-moscada ralada
1 pitada de sal 
4 ovos 
335 ml de óleo de girassol 
450 gramas de açúcar 
125 gramas de cenouras raladas 
140 gramas de nozes picadas
2 colheres de sopa de água fervente 

Para a cobertura 
175 gramas de manteiga sem sal 
200 gramas de cream cheese 
215 gramas de açúcar de confeiteiro 

Modo de fazer

Unte duas formas de fundo falso de 23 cm de diâmetro. 
Dica: Uma técnica legal é cortar um pedaço de papel manteiga com o tamanho do fundo da sua fôrma, para ajudar na hora de tirar o bolo (ele não vai grudar no fundo da fôrma. Você corta o papel manteiga, passa manteiga no fundo da sua forma, coloca o papel em cima, e depois unta a forma. Se você não quiser fazer isso, é só untar a fôrma normal.

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, as especiarias e o sal. 
Separe 2 dos 4 ovos. Você vai utilizar 2 ovos inteiros e duas gemas na primeira parte. 
Em uma tigela grande bata o óleo e o açúcar. Adicione os ovos inteiros, um de cada vez, bata bem a mistura antes de adicionar as duas gemas. Mexa bem e adicione a cenoura ralada e as nozes picadas. Adicione a farinha aos poucos e, em seguida, a água fervente. 

Em outra tigela, bata as claras em neve até a fase de pico. Adicione-a massa devagar, para não perder o ar das claras (esse é o segredo do bolo ficar fofinho). 

Divida o bolo entre as duas fôrmas. Asse por 45 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe os bolos esfriar antes de removê-los das fôrmas. 

O modo de fazer a cobertura é só juntar todos os ingredientes e mexer até que a mistura fique uniforme. Mantenha a cobertura na geladeira até que o bolo esteja frio. 

A cobertura você pode usar como recheio, entre um bolo e outro. Se você quiser fazer um bolo só, sem recheio, é só fazer metade dessa receita.
Por causa da cobertura, é preferível que você mantenha o bolo dentro da geladeira.

A receita original você pode ver clicando aqui.

Você também irá gostar

1 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade