[Roteiro] Um dia em Mumbai, na Índia

15:25

Insegurança, receio, medo.
É o que mais ouço como o motivo das pessoas se recusarem a visitar a Índia.

Pois é a partir desse pensamento eu já te dou a primeira dica: não deixe que o medo faça-o perder as melhores oportunidades da sua vida. 

Eu também tinha insegurança de visitar o país, como eu contei nesse post, mas nem por isso recusei o trabalho a qual fui convidada. Primeiro porque acreditei que seria uma oportunidade excelente profissional, e segundo porque a Ásia é um continente de pessoas muito parecidas com nós, brasileiros, por serem muito receptivos.

Sujeira, risco de contaminação com doenças, etc, você encontra em todo lugar do mundo. Em alguns lugares menos, em outros mais. Você pode tomar certas precauções, como por exemplo fazendo um Seguro Viagem (e a gente te dá um forcinha, nesse sentido, disponibilizando um desconto), que vão te proteger e evitar qualquer dor de cabeça, além de te deixar mais tranquilo.

Como estive na Índia a trabalho, e por vários outros motivos, não consegui estender a viagem, e acabei tendo apenas um dia para fazer turismo, o que, certamente, não é tempo suficiente para conhecer nada - como eu já falei nesse post -, ainda mais em uma grande cidade como Mumbai, com um trânsito CAÓTICO.
Para os que conhecem metrópoles como São Paulo, Paris ou Nova Iorque, multiplique o trânsito dessas cidades por 1000x e você terá uma ideia do que é o caos da Índia. Realmente é tudo muito louco, e praticamente impossível achar alguém que tenha achado aquilo normal. Você passa hoooooras no trânsito para ir de um lugar para outro que, supostamente, são próximos, mas por causa da confusão, o tempo praticamente quadruplica.  Por isso, se você, como eu, só tem um dia para conhecer alguma coisa, contrate um bom motorista e guia (ou tenha amigos indianos) e escolha, no máximo, 5 lugares para visitar.

No meu caso, com algumas horas, excelente companhia indiana, muita paciência e um pouco muita de sorte, foi possível passar por alguns lugares legais e ter uma experiência incrível de uma celebração em um templo.

 Eis as minhas sugestões:

The Gateway of india
The Gateway of india
The Gateway of india com amigos

Gateway of Índia ou o Portão da Índia e o hotel Taj Mahal Palace
O portão da Índia ou Gateway of Índia foi construído pelos ingleses, que colonizaram a Índia, em homenagem a visita do rei George V e da Rainha Mary, em 1911, na baía do mar Arábico.
É algo surreal e mostra o tamanho do poder dos ingleses naquela época (nem taaaanto tempo assim....vejam que foi no século passado, super recente).
O lugar, além de ser o principal ponto turístico de Mumbai, é onde os indianos comemoram tudo, festas religiosas, jogos de rugby (que é a maior febre por lá, mais importante que futebol!), etc. É um lugar sempre muito cheio de gente, mas que rende fotos bem bacanas. 
The Gateway of india

É legal fazer um passeio de barco, pelo mar arábico, para ver o portão e o hotel Taj Mahal Palace pelo mar. Lá mesmo tem um monte de ambulante (cuidado com a bolsa!!!) vendendo o passeio, que sai de 30 em 30 minutos.
Taj Mahal Palace hotel
Taj Mahal Palace hotel - Foto: Entretulipas

Falando em hotel, do outro lado da rua, fica o luxuoso e belíssimo hotel Taj Mahal Palace, que sofreu o ataque terrorista em 2008. Talvez vocês lembrem que um grupo de terroristas entraram no hotel atirando, renderam um monte de gente, e mais 167 pessoas morreram no episódio. Desde então o hotel virou uma fortaleza - aliás, todos os hoteis grandes da Índia tem um esquema de segurança fortíssimo -, com muitos seguranças armados, barreiras nas calçadas (em que nenhum carro pode parar), etc. 
Como eu falei acima, o hotel é um espetáculo a parte, com sua arquitetura toda inglesa, e super moderno e luxuoso por dentro - que só hóspedes podem conferir.


Babulnath Temple
Babulnath Temple: única foto autorizada a tirar. - Foto: Entretulipas

Visite um templo
O Babulnath Temple é um templo da religião Shiva e um dos mais antigos de Mumbai. Segundo meus amigos indianos, é um dos mais importantes da cidade.
Eu queria MUITO ir em um templo, e foi um dos únicos lugares que fiz questão de dizer: quero ir.
Porém, a grande surpresa que tive foi que chegamos bem na hora de uma celebração importante e, o lugar que normalmente fica super lotado, estava vazio, praticamente só para nós.
A música, as danças, as rezas, os sons, os cheiros. Tudo muito intenso. E, se eu pudesse resumir em uma palavra: incrível! E, como o templo fica em um lugar alto - tem elevador e escadas -, deu para ver o belíssimo pôr do sol ao fundo, na Black Bay.

sapatos sempre fora de casa

Lembre-se! Durante os dias que passei na Índia, eu estava sempre de tênis e meia. Para entrar nos lugares - residências, templos, escritórios -, é educado tirar os sapatos. Esses locais são como templos sagrados e, segundo o que me explicaram, você tem que deixar lá fora as impurezas da terra. 
Eu sempre tirava os sapatos - mesmo que muitos dos lugares as pessoas falavam que não precisava - e ficava de meia.

Mumbai

Black Bay ou o Colar da rainha
Com o cair da noite, peça para o motorista passar pela Black Bay. Os indianos falar que ela também é chamada de o colar da rainha, pois como uma baia tem o formato de meia lua, e a noite ela fica toda iluminada pelos prédios, parece um colar de brilhantes. É realmente muito bonito. Eu vi uma parte do pôr do sol e vi a baia a noite, e é realmente muito especial. (Infelizmente) por causa da poluição, o céu tente ficar mais rosa, no pôr do sol. É aí que está o espetáculo.

Roti bread (pão roti) - Foto: Entretulipas
Chicken Tikka Masala
Frango (chicken) Tikka Masala e o arroz indiano - Foto: Entretulipas

Vá a um restaurante indiano com indianos 
Todos os lugares que visitei a trabalho, eles me ofereciam comida. Então não teve como não provar. Cada um que fazia de uma forma mais gostosa a comida deles. Uma coisa é certa: não dá para ir embora da Índia sem provar a culinária típica indiana.
Más notícias para quem tem preconceito com comidas diferentes. So Sorry para você! 
A maioria - para não dizer quase todo mundo - é vegetariano na Índia. Isso porque, para grande parte das religiões que a maioria dos indianos seguem, a vaca é sagrada, e por isso eles não comem a carne. 
Porém, em muitos lugares você encontra frango, alguns lugares você encontra porco e cordeiro, em outros você encontra peixe.
A comida é extremamente apimentada (assim como na China),  se você não gosta de pimenta, é sempre bom pedir para eles maneirarem. Tinha uma pessoa que viajou comigo que não comia pimenta de jeito nenhum por problemas gástricos, e eu posso garantir que ele não teve problema nenhum em provar as coisas. 
Eu AMEI o danado do Roti, o famoso pão indiano beeeeeem fino, que eles fazem bem crocante; o arroz, servido pela manhã, com amendoim, coco e coentro, chamado Poha; o frango Tikka Masala, bem picante e acompanhado do delicioso arroz indiano (aquele cumprido). Ah, não esquecendo dos doces, né? Eles fazem vários doces a base de leite DELICIOSOS. 

Gulab Jamun - doce com base de leite indiano
Gulab Jamun - doce a base de leite indiano. Delícia! O meu preferido foi outro, mas estava sem câmera para fotografar (e não lembro o nome) - Foto: Entretulipas
sobremesa - trio de chocolate
Tá bom... nem só de pão vive o homem, né? Eu não podia deixar de provar um trio de chocolate e conferir se eles são bons também... e não é que são?! - Foto: Entretulipas

Pena que eu nunca encontrei um BOM restaurante indiano, depois da viagem, que me fizesse matar as saudades dessas delícias.

mumbai
A arquitetura inglesa de Mumbai. Pena que está tão deteriorada - Foto: Entretulipas

Procure uma Ethinicity Store e compre souvenirs indianos (ou no aeroporto)
Mesmo que você não esteja programando para comprar nada, passe em uma loja de lembrancinhas e dê uma olhada. Ah, e se segure para não cair para trás. Objetos indianos são famosos no mundo inteiro: caixas e pratos de prata, elefantes coloridos pintados a mão, pulseiras, brincos, caixinhas de mármore. Nada melhor do que comprar esses objetos na fonte, ou seja, na Índia! A surpresa maior dos souvenirs é na conta que você vai pagar no fim. É realmente muito barato (até mesmo se você deixar para comprar no terminal de embarque do aeroporto, que tem lojinhas com coisas belíssimas). Já que o dia vai ser corrido, e para não enfrentar mais gente, empurra-empurra e trânsito, se você passar por um shopping, veja se ele não tem a loja Ehinicity. Ela tem todas essas lembrancinhas indianas, além de muita seda, prata, e outros objetos mais caros, mas com preços super acessíveis.
Cuidado para não querer levar a loja inteira!
Como eu falei acima, se não tiver mais tempo ou se faltar o último presente para alguém, pode deixar para comprar no terminal de embarque do aeroporto de Mumbai, que tem variedade e preço bom também, só vai ser limitado o peso, já que você já vai ter despachado as malas e estará apenas com a mala de mão.

Gostaram desse tipo de post? Alguém aí já conheceu algum desses pontos turísticos ou já provou alguma dessas delícias? Algum restaurante indiano para sugerir?

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Reserve seus hoteis aqui:

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade