Vivendo a Segunda Guerra na Anne Frank Huis

19:04

Tente segurar as lágrimas. Já aviso que a tarefa vai ser difícil.
A casa da Anne Frank, como eu já tinha comentado aqui no blog quando falei de lugares para conhecer em Amsterdam que foram filmadas cenas do filme A Culpa é das Estrelas, é mais do que um lugar imperdível de Amsterdam, é como voltar no tempo, na época da Segunda Guerra Mundial.
Estátua em homenagem a Anne - Foto: Entretulipas

Annelies Marie Frank foi uma menina alemã e judia que ficou escondida em Amsterdam, nos fundos de uma casa junto com sua família e amigos - num total de 8 pessoas!! -, na época em que os alemães perseguiram os judeus com a desculpa de que eles eram "sangue ruim".
Ela escreveu um diário que virou um livro muito famoso no mundo inteiro por retratar, pelas palavras de uma menina de 15 anos, o sofrimento dessa família.
As páginas originais desse diário estão expostas na Anne Frank huis que nada mais é onde eles ficaram escondidos durante quase dois anos - 1942 a 1944 - antes de serem descobertos pelos alemães.
Anne morreu, junto com sua mãe, em um campo de concentração, na Polônia. 
Seu pai foi o único sobrevivente do grupo, e foi ele quem descobriu o seu diário e resolveu publicá-lo - a primeira edição é datada de 1947!!
A ideia do museu, que foi fundado em 1960 e é na realidade uma instituição e foi fundado pelo pai de Anne, é estimular o respeito, a tolerância e condenar o preconceito.
Quarto de Anne no esconderijo - Fonte: Anne Frank Huis

Ir na Anne Frank huis é como sentir tudo isso. É ver com os próprios olhos o medo da família que ficou tanto tempo escondida naquele esconderijo. Ao passar pelos cômodos, você se pergunta como tantas pessoas conseguiram conviver em um espaço tão pequeno? A necessidade e vontade de viver era maior do que qualquer coisa.

Eu já li o livro duas vezes e foi impossível segurar as lágrimas ao visitar a casa.
Segundo alguns jornais falam, o diário da Anne Frank foi lido por Mandela na prisão, e serviu de inspiração para as lutas do líder.
Museu da Anne Frank - Fonte:  (Nesse site, em inglês, inclusive tem várias fotos).

O único problema do museu da Anne Frank ou Anne Frank huis é que não é um lugar totalmente acessível, infelizmente. Como todas as casas antigas holandesas, o museu é cheio de escadas. Para o esconderijo da família da Anne, as escadas são ainda piores: mas estreitas e degraus bem altos.

Dá para baixar o guia do museu online em português, aqui.
Antiga porta da casa - Foto: Entretulipas

Como visitar?
As filas para comprar ingressos são quilométricas, por isso é super indicado e mais confortável comprar o ingresso online com bastante antecedência, se você não quiser ficar duas horas na fila.


Região da Anne Frank Huis - Foto: Entretulipas

Onde?
A região onde fica a casa é liiiinda. Depois da visita ao museu, vale a pena dar uma caminhada na região do Jordaan, uma das mais charmosas de Amsterdam. Tudo bem que Amsterdam é uma cidade fofinha, mas o Jordaan é mais simpático ainda por causa das lojas, bares, ... É um lugar que tem um ar diferente, sabe?! Não sei explicar em palavras.
Igreja que ela escutava as batidas dos sinos
Foto: Entretulipas
Por isso, acho super válida a caminhada do centro até lá. Indo devagar, será uma caminhada de mais ou menos 20 minutos. Se você estiver cansado, ou não puder caminhar, os trams (bonde) 13, ou 14 ou 17 te levam direto para a Central Station.
O endereço:
Prinsengracht 263 - 267
Amsterdam

Quanto?
Comparado aos museus mais famosos da cidade, o preço da Casa da Anne Frank está ótimo. O ingresso para adultos custa 9 euros.
Para os adolescentes, de 10 - 17 anos, e estudantes custa 4,5 euros. De zero a nove anos a entrada é franca, também para os portadores do Museumkaart.

Vale a pena dar uma olhada no site deles sobre os horários de funcionamento, que variam bastante durante o ano. Ah, e fiquem ligados também nos dias que o museu fecha.

"Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento para melhorar o mundo." - Anne Frank.

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Com certeza quando eu for para Amsterdam quero ir conhecer esse museu depois deste post. Agora diante dessas guerras o museu deve estar mais badalado ainda. Obrigado Nina. Abs Tony

    ResponderExcluir
  2. Uma das experiencias e momentos unicos de AMS. Visitar a casa aonde essa grande menina se escondeu vale por qq passeio pela cidade. Va com calma e tempo e aprecie cada momento ,sera unico.

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade