5 motivos para você ir à Parada Gay de Amsterdam

20:14

A Holanda é um país rotulado como liberal, por causa do casamento gay, sexo nos parques, maconha liberada, etc.
Não gosto de rótulos. Acredito que não devemos julgar nada, e precisamos viver certas coisas para tirarmos interpretações.

Sim, em geral os holandeses são tolerantes, mas como um colega brasileiro que mora na Holanda sempre fala: não quer dizer que todo mundo é. 
Há de se concordar que os os holandeses são mais frios que nós, brasileiros. Ou seja, os holandeses são pessoas mais difíceis de conquistar. Eles não são muito de abraçar e beijar. 
De novo: há as exceções, mas no geral eles são assim. Porém, quando você os conquista, eles te confiam a vida, e você conhece pessoas completamente diferentes da primeira impressão. 

Definitivamente, aqui, a primeira impressão não é a que fica. Por isso, não julgue o produto pelo rótulo, ou o livro pela capa.
Os holandeses têm um humor negro, que muita gente não gosta, e não se adapta. Eles fazem piada que muitas pessoas podem considerar como de mal gosto, mas é porque eles são extremamente diretos, e detestam rodeios. Chato? Para muitas pessoas pode até ser, mas se você está aberto a entender a cultura, você aprende a lidar.

Muitos os consideram como pessoas tristes, porque o país é frio, venta muito, e chove bastante durante o ano inteiro. Eu discordo. Acho os holandeses pessoas super felizes, praticam esporte o ano inteiro, vão para todo lugar de bicicleta, tem um país pequeno, mas com muitos parques nacionais, patinam no inverno nos canais, aproveitam o calorzinho do sol, sabem os limites do respeito e da educação, são super independentes e, quando podem, sabem fazer festa. 

A Parada Gay de Amsterdam é uma das mais famosas do mundo. Não só pela festa enorme que é - que festa, viu?! -, mas também porque muita gente participa, do mundo inteiro, não só os holandeses.
Logo da Amsterdam Gay Pride

Resolvi listar aqui 5 motivos que tornam a Parada imperdível para todos, e porque vale a pena estar na Holanda no início de Agosto para participar desse grande e importante evento.

Somos todos iguais: tolerância.
O sentido maior da parada é esse, e eu acredito que não há melhor forma de lembrar que ninguém é superior ou diferente de ninguém.
Talvez a festa seja o melhor momento de mostrar que não existe distinção entre as pessoas. Ricos, pobres, brancos, negros, mulçumanos, judeus, heteros, homos, brasileiros ou holandeses. Somos todos seres humanos, e no fundo eventos como esse servem para lembrarmos disso. Longe de mim dar lição de moral, até porque aprendo todos os dias, mas conversando com amigos holandeses e lendo sobre o evento, acredito que é essa a mensagem que eles querem passar.


Crianças, jovens, adultos e velhinhos sem restrições, como em um carnaval, todo mundo junto e misturado podem brincar.
Os holandeses tem orgulho de algo que eles construiram, que é essa tolerância, onde não há preocupação com julgamentos, fazendo com que todos entrem no sentido da parada.

Há também os que não curtem tanto a bagunça que é feita na cidade - tão grande quanto a do Dia do Rei -, mas não há quem não abra um sorriso para a irreverência, e quase todos apoiam o sentido.


A cidade pintada de rosa
Balões, decorações, plumas. A cor rosa vai parar nas casas, na roupa das pessoas - meninas e meninos! -, nos carros e até nos sacos de lixo!
Não esqueça de usar algum acessório pink. ;)



Irreverência
Te garanto que você vai dar, no mínimo, boas risadas com as figuuuuras que aparecem. Gente vestida do que você menos imaginar, muitas cores, música, pessoas pintadas, vários idiomas, pesoas do mundo inteiro. Uma animação só!
Olha o bote salva-vidas - Foto: Entretulipas
Festinhas particulares, com comes e bebes - Foto: Entretulipas
Pelos canais
Olha se você quer alugar um barco nesse dia, é bom reservar com bastante antecedência, mas vale a pena. Os canais ficam um caos, mas no bom sentido. Cada barco faz sua festa particular, em que todos participam e interagem com os outros barcos e com as pessoas nas ruas. Música, comes e bebes e dança. Nesse dia, não dá para navegar com pressa.
Fica a dica: existem alguns barcos oficiais que têm grandes festas, e você pode comprar o ingresso. Vale a pena dar uma olhada no site se você topar aproveitar a festa da forma mais irreverente e mais holandesa possível.



Festa nas ruas
As festas não são só nos canais, mas nas ruas, casas e bares também. A decoração rosa entra na casa das pessoas, que reunem-se com grupos de amigos - e agregados (sempre tem os furões!) -, ou vão até os bares na beira dos canais, tudo para ver o desfile de barcos passar.



É ou não imperdível?! 
Em 2014, a semana do orgulho Gay de Amsterdam começa no dia 26, e a Parada acontece no dia 2 de agosto, para encerrar com chave de ouro a semana.
Mais informações vocês encontram no site da Parada, inclusive como comprar ingressos para os barcos mais animados da festa.

Lembrando que...
Para os que estão chegando na cidade nesse dia ou indo embora, lembrem-se que esse tipo de festa acarreta em mudanças no transporte público. É bom programar-se antecipadamente nesse sentido.


Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade