Vamos a La Playa, ô ô ô ô. A praia - sem água de coco - da Holanda

13:41

Isso mesmo. Vocês não leram errado, dá sim para ir à praia na Holanda.
Zandvoort aan Zee, uma das praias holandesas,  no verão, em um dia quente - Foto: Entretulipas

Bom, vamos ser honestos que o verão holandês não é lá essas coisas. Durante os três meses de verão, você terá, no máximo, uns 20 dias de temperaturas realmente quentes, na faixa dos 28 - 30 graus.


Zandvoort aan Zee no verão também, mas em um dia mais frio. Notem a quantidade de surfistas no mar - Foto: Entretulipas

Para mim isso é uma boa notícia, já que eu nasci em um lugar que faz MUITO calor o ano inteiro (para quem não sabe, sou pernambucana), mas eu prefiro as temperaturas mais baixas.
Nada de palmeiras e nem coqueiros em Zandvoort aan Zee. - Foto: Entretulipas

Tá bom, eu confesso que sou rata de praia - vocês podem comprovar pela quantidade de posts sobre as praias do Nordeste brasileiro aqui no blog -, e eu concordo que a melhor associação que podemos fazer com a palavra verão é... praia!

Vale lembrar que as praias que estamos acostumados a ver tem água de coco, coqueiros, águas quentinhas e azuis, uma boa caipirinha, vários ambulantes caminhando o dia inteiro no sol escaldante (coitados!), vendendo até caldinho de feijão, e areia branquinha. 

Vocês vão me olhar e dizer: o quê?! Eu sei, esse é o padrão Nordeste do Brasil. Mas, vamos combinar que em todo o Brasil encontramos pelo menos uma coisa em comum em todas as praias: água de coco!


Verão está para praia, assim como água de coco está para o verão.
Minha mãe me ensinou que não existe praia sem água de coco bem geladinha e bem docinha. E, depois que a gente termina de tomar a água de coco, o moço da barraquinha tem que abrir para a gente comer a laminha do coco. Hummm, que delícia! 
O quê?! Nunca provou? Não sabe o que está perdendo.

E se não tem água de coco, não tem praia? Não tem verão? Bom, pelo menos não para os holandeses!
Carinha de espanto!
Foto tirada as 21h!! - Foto: Entretulipas
Isso mesmo! Nada de água de coco. Água do mar congelante e marrom, muito vento, areia mais escura do que as brasileiras, nada de coqueiros, palmeiras ou qualquer árvore, apenas vegetação rasteira. Porém, o verão aqui têm sol até às 22h!!
Carinha de espanto 2!


Pois é... Na Holanda venta MUITO, até porque o país fica abaixo do nível do mar, como eu já falei aqui algumas vezes. Por isso, são raras as praias que você vai encontrar alguma árvore. 
Cadê os coqueiros, as palmeiras?! - Foto: Entretulipas

No entorno da praia a vegetação é rasteira. Em Zandvoort, por exemplo, fica um parque Nacional, com as chamadas Dunas - que não tem nada a ver com as dunas de Natal, no Nordeste Brasileiro. São mini morros, com areia fina branca, e com vegetação rasteira, e em algumas partes você pode encontrar renas e búfalos.

Olha lá as renas! É comum ver próximo ao pôr do sol, e só de longe. Se a gente chega perto, elas correm. Notem a vegetação mais baixa, devido ao vento e ao solo mais arenoso - Foto: Entretulipas

Dunas e os bambis - Fotos: Entretulipas

Kite e Windsurfing
Voltando para as praias, por ventar muito, torna o lugar ideal para a prática desses esportes ligados ao vento. Tenho uma amiga que ela é louca por Kitesurfing, e já super me convidou para testar. Eu expliquei para ela que apenas meus pés aceitam as gélidas águas do mar holandês, e que vai demorar a convencer o resto do meu corpo a ter essa experiência congelante. Veremos...


Pôr do sol - Fotos: Entretulipas

Matando a fome
Quanto ao comércio, não há aqueles ambulantes que existem nas praias brasileiras. Há clubes, que em algumas praias desmontam sua estrutura no inverno e montam no verão, com música, bebida, comida, etc. A noite viram casas de festa. Muuuuito animado.
Ah, e há lojinhas intinerantes dentro de uma carroça puxada por um trator, e vendem batata frita e sorvete!

Olha lá a carrocinha e o trator! Todos correm para comprar seus lanches - Fotos: Entretulipas

Um dos clubes da praia - Foto: Entretulipas

Como em todas as praias do mundo que tem areia, crianças e adultos se divertem fazendo castelinhos, brincando de bola, frescoball, correndo com o cachorro, fazendo churrasco, etc.
Nos dias mais quentes, muitos arriscam entrar na água, que é bem marrom e congelante.

Cadeirinhas confortáveis, música, comes e bebes - Foto: Entretulipas

Roupa ou trajes de banho?
Quando eu postei fotos na praia, a alguns meses atrás, no Instagram, muita gente perguntou porque eu estava de calça e não de biquini. Primeiro porque estava na primavera, não estava tããão calor assim. Até estava de biquini, mas por baixo da roupa. Como eu sabia que não ia entrar na água, e eu não estava com tanto calor, fiquei de roupa mesmo.
Como vou à praia pedalando, quase sempre vou de tênis, e lá troco pela amada havaianas. Os holandeses fazem quase a mesma coisa. A diferença é que os não vão com a roupa de banho por baixo, trocam lá na hora. 

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.


Não vi chuveiros, daqueles ao ar livre, daqueles que nas praias brasileiras têm para você tirar o sal ou refrescar-se, sabe qual é?! Visto que os holandeses que mergulham no mar consideram esse mergulho como um banho, então não espere que quando eles cheguem em casa vão tomar banho, lavar o cabelo, tirar o sal, feito nós fazemos. Talvez por isso a falta do chuveiro na praia. Eles não vêem como necessário.
O máximo que você encontra são cadeirinhas, com uma escovinha, para você tirar a areia dos pés ao ir embora.
Hora de limpar os pés. Escovinha e cadeirinha na saída - Foto: Entretulipas

Belíssimos pôres do sol - Foto: Entretulipas

O que levar?
Para a praia? O de sempre, o que você levaria para qualquer praia - toalha, protetor solar, bola, baldinho, água, suquinhos, frutas, chapeu, etc -, exceto a bebida alcóolica, que não pode ser consumida em ambientes públicos, a não ser dentro de um restaurante ou bar. Dá para fazer um churrasquinho - inclusive eu já dei a dica aqui de onde comprar a churrasqueira descartável -, mas só com suco e refrigerante! hahaha E não esqueça de recolher o seu lixo.

Dica extra do que fazer na praia:
Visitar um museu! Hã? Isso mesmo! Lá em Zandvoort tem um museu contando sobre os barcos de pesca, animais que são encontrados nos mares da Holanda, coisas que já foram encontradas nas praias, conta um pouco dos ataques da Alemanha à Holanda, na Segunda Guerra, etc. Achei bacana. Pena que é tudo em holandês.

Museu sobre a praia, em Zandvoort aan Zee. É bem pequeno, mas tem bastante coisas interessantes, como objetos achados na praia (desde baldinhos até chupetas) - Fotos: Entretulipas
E para quem quiser também, tem várias lojinhas, bares, restaurantes, bem bacanas no centrinho de Zandvoort, ou próximo as praias mais movimentadas.



Centrinho de Zandvoort aan Zee. É como se fosse uma vila de veraneio, com várias lojinhas e restaurantes, próximo a praia. - Fotos: Entretulipas

Resumo da ópera: fez calor? Corra para a praia! Pode ser para os parques também, ou para o jardim, ou para a beira do canal, ou, porque não, para um passeio de barco pelo canal? É o momento ideal de recarregar a bateria da vitamina K, a vitamina da felicidade. 
Aqui o que vale é refrescar-se com a brisa, sem água de coco!

Parques lotados nos dias de calor - Foto: Entretulipas

Água de coco só de caixinha, no supermercado. :) - Foto: Entretulipas

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Oi!!! Adorei o post, mas tem algo que necessito saber: a água de coco de caixinha é boa? Meu namorado AMA e descobriu a água de coco quando veio no Brasil e dizia que aí não tinha. Já cheguei a levar caixas de litro pra ele, coitado. Agora fiquei curiosa para indicar pro pobre! :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beeeeeeeeeeeee[x2]m industrializada, Fernanda!
      Nada a ver com a água de coco gostosinha e geladinha que tomamos nas praias brasileiras.
      Porém, tenho uma amiga que eventualmente compra para tomar, quando está com muitas saudades do Brasil (ela também é nordestina).

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade