Série: o que levo na minha mala de bordo, por Clarissa Donda

10:06


Recebo sempre emails de viajantes perguntando: o que eu levo na mala? Qual a roupa mais confortável para viajar? O que levar comigo no avião?

Sabemos que não existe uma verdade universal para nada. Afim de ajudar de uma forma diferente, convidei alguns amigos, blogueiros e não blogueiros, que todos têm uma paixão em comum - viajar- para nos contar, em 5 perguntas, o que eles levam na mala de bordo. Além de ajudar, dá para dar umas boas risadas com as respostas e curiosidades de cada um.

Hoje teremos a autora do blog Dondeando por aí, Clarissa Donda. A Cla eu já considero uma grande amiga, e um dos grandes estímulos que tenho para blogar. Já levei muito puxão de orelha: "Nina, e o blog?" Uma pessoa maravilhosa, que conheci na "blogosfera", que tem muuuuita história e papo para contar, que está lançando um projeto novo incrível, junto com outra blogueira fantástica - a Jana Calaça - o livro Papo de viagem & outras histórias de bar.
Então, bora ver as super dicas que a Cla dividiu.
As mochilas são as melhores amigas nas viagens... mesmo pesadas, né, Cla? - Foto: Arquivo pessoal - Clarissa Donda

1- O que não pode faltar na minha mala?


Acho que, tirando as roupas inerentes a cada destino que a gente vai, e a finalidade da viagem (tipo, os biquínis para destinos de praia e o salto alto se o motivo da viagem for algo meio business), eu não consigo dispensar, mesmo mesmo, uma boa necessáire, equipadíssima. Tem tudo lá: shampoo, condicionar, creme de pontas de cabelo, pente, todos os meus cremes para o dia, noite, olhos - tudo, tudinho mesmo que não pode faltar a uma boa mala mulherzinha. Para mim, isso é regra geral até mesmo para os mochilões mais radicais que eu já fiz - como quando fiquei 6 dias no deserto do Egito, acampando, ou fazendo trekking no Pantanal. Mas qual o motivo da frescur..., ops, vaidade? Pode ser um reflexo dos meus tempos em que trabalhei com cosméticos em grandes empresas de varejo. Pode ser porque a necessaire é aquele "mimo" que a gente sempre se dá, de sempre se cuidar onde quer que se esteja. E também porque antes de ser mochileira a gente é vaidosa e pode/deve se permitir alguns luxos - afinal, de que adianta viajar para os lugares mais bonitos do mundo se na hora da foto o cabelo sai o Ó? :P


Na mala de mão: sempre levo os objetos de valor como laptop, câmera, celular (nunca, nunca despache-os na mala!) e, para passar o tempo, meu Ipod e um bom livro. Eu costumo deixar sempre um casaco ou uma echarpe à mão também - além de proteger do frio do ar condicionado, também servem de "travesseiro" caso a gente queira tirar aquele cochilo!

E na mala de mão... um excelente livro e alguns itens indispensáveis! - Foto: Clarissa Donda 

2- Nacionais e internacionais: há algo de diferente na hora de preparar o que vai levar a bordo?

Além da documentação a mais (passaporte, seguro de viagem, visto, passagem de retorno e local de hospedagem), da moeda local e das roupas adequadas ao destino (e a isso não me refiro apenas à temperatura. Por exemplo, é extremamente recomendado deixar as roupas decotadas, justas e transparentes em casa na hora de viajar para países muçulmanos, por exemplo), algo que eu sempre levo é minha farmácia pessoal, com remédios para qualquer tipo de problema que eu possa ter. Não só por uma questão de emergências (e saúde é sempre algo com que a gente tem que estar preparado), mas porque viajando no Brasil, por exemplo, sempre podemos chegar a uma farmácia e comprar um remédio ou obter ajuda com uma informação importante. Nem sempre o mesmo acontece quando estamos fora do país e, além de não estarmos familiarizados com os remédios do país, muitas vezes é preciso atestado médico para comprá-los, um complicador a mais: encontrar um médico de confiança em um país estranho, informá-lo do seu histórico, pagar a consulta... A coisa piora, ainda, se tudo isso acontecer em um país em que não dominados o idioma.



3-Apela para algum santo de viagem (alguma superstição ao viajar)? 

Não tenho nenhuma superstição especial. Mas, cá para nós, vou contar um segredo: acho que tô ficando mais velha e, com isso, mais medrosa... Porque ultimamente tenho tido um medo HOR-RO-RO-SO de turbulências. Fico tensa e tudo. Nessas horas, não tem superstição - o que faço mesmo é agarrar no banco de uma forma que, nossa, ninguém me tira. :P


4- Algum cuidado especial no corpo para viagens mais longas? Qual a roupa mais confortável para viagens?

Sim, viagens mais longas pedem roupas confortáveis. Eu gosto de viajar de calças confortáveis (como leggings e calças de sarja ou moletom), calçados confortáveis (vale a pena tirar e ficar só de meia, para não atrapalhar a circulação, já que naturalmente o pé incha um pouco nas viagens) e casacos ou echarpes à mão, para me enrolar ou usar de travesseiro. Roupas justas são desconfortáveis,e  também não sou muito adepta de muitos acessórios não - sempre acho que viagens longas merecem ser aproveitadas para descansar, cochilar ou ler um bom livro se preciso. Vale a pena também levar água e alguns lanches para a viagem - mesmo que o serviço de bordo inclua, gostoso mesmo é quando a gente leva o nosso lanche, que a gente gosta, e que pode comer quando quiser.

Tem gente que gosta de levar aquelas meias compressoras de viagem - nunca usei, mas há quem diga que elas fazem maravilhas pelas pernas. Fica a dica, então! :)
Ei, você pode não saber, mas tem muita gente de olho na sua mala - Foto: Clarissa Donda

5- Então tá, deixa uma última dica para os viajantes! 

Para anotar: além da dica de levar sua própria farmácia e de ter à mão roupas confortáveis para voos longos, a maior dica é: nunca, em hipótese nenhuma, coloque objetos de valor em sua mala a ser despachada - opte por sempre levá-los consigo em sua mala de mão (contanto que não sejam líquidos, claro). E por que? Primeiro, porque as companhias aéreas sempre avisam que não se responsabilizam por objetos de valor a serem despachados (mas essa informação a gente não presta atenção ou esquece). Nesse caso, se você de fato tiver itens de valor que queira despachar, faça um seguro da mala, informando o valor dos itens que estão ali - a maioria das companhias oferece isso, mas vale ler atentamente as cláusulas.  E a verdade é que, infelizmente, mesmo estando sua mala sob a responsabilidade da companhia aérea a partir do momento em que você a despacha até a entrega da mesma na esteira, não é só os funcionários da empresa aérea que tem acesso a ela, e sim muitos funcionários do aeroporto. Infelizmente, alguns por má índole combinado com um anonimato no manejo das bagagens, podem violar as malas e furtar objetos de valor. Alguns a companhia aérea pode reembolsar, outros não - mas aí já foi muito estresse e chororô por parte do passageiro. Então vamos nos poupar? Itens de valor, só na mala de mão ou com seguro de bagagem.

Para completar, a Cla ainda deu mais uma dica: http://www.venere.com/blog/5-clothes-for-travel-45380/
E vocês, gostaram? Dividem as mesmas dicas e itens que a Clarissa carrega na mala? A caixa de comentários está aberta!

Ah, e tá rolando um sorteio aqui no blog do livro dela. Quer participar? Então veja os detalhes!


Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

5 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Paula,

      Que bom que gostou!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Gostei das dias...
      Outra coisa que sempre costumo fazer para despachar minhas malas é embalá-las....
      Compro aqueles mega rolos de papel filme e em casa mesmo (por que no aeroporto é muito caro) eu "embrulho" a mala...Isso a deixa mega feia, mas praticamente inviável de ser aberta com alguém que queira apenas uma fuçada rápida para procurar algo de valor. Isso além do cadeado....

      Um item que não pode faltar na mala é um adaptador de tomadas universal...
      Para dormir gosto daquelas almofadas infláveis que você incha e desincha quando convier e não ocupa espaço nenhum...

      Excluir
    3. Oi Mari,

      Que massa essa dica do rolo de papel filme. Acho que até eu vou aderir. Já senti que minha mala foi aberta algumas vezes... é horrível a sensação de inegurança.

      O adaptador eu levo também, para os lugares que sei que a tomada é diferente.

      Eu confesso que não gosto dos travesseiros infláveis. Eu prefiro o meu molinho... mas vai de cada um, né?

      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Putz, taí, esqueci de comentar: também levo um adaptador universal - esse não pode faltar nunca! E, do jeito que o Brasil resolveu agora ter três tipos de tomadas diferentes, to começando a levar por aqui tb!

    Nina, ficou fofa a matéria, e lesa eu, que demorei para ver!
    Tô feliz que vc retomou o blog - continue!!! :)

    Bjos!

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade