5 cidades imperdíveis na Holanda
16:57A grande maioria (eu arriscaria todos) dos turistas que vão à Holanda escolhem Amsterdam como destino principal. Porém, como nós mostramos aqui no blog, a o país é muito mais do que Amsterdam. Claro, não é a toa que a cidade é a "capital" do país, com toda a sua beleza e encanto. Mas, vocês sabiam que a capital administrativa é Haia? É a cidade sede do parlamento, dos ministérios, da Corte Internacional de Justiça, etc.
![]() |
| Haia, capital administrativa da Holanda - Foto: Entretulipas |
Já Rotterdam é conhecida pelo seu porto, pela arquitetura mais moderna e por abrigar pessoas dos mais variados cantos do mundo.
Utrecht é a mais charmosa de todas. Do bombardeio a catedral, na época da guerra, restou uma torre e uma pequena igreja no centro da cidade. Os restaurantes à beira dos canais são de deixar qualquer um apaixonado.
Ai....É tanta coisa para se conhecer nesse país tão pequeno. E isso são só as principais cidades....
Pois bem, pensando em estimular um turismo "diferente" no país dos tamancos, listamos cinco cidades pequenas, mas com uma enorme variedade de pontos turísticos - e não turísticos - que tornam a visita imperdível.
1) Leiden
| Moinho de Leiden - Foto: Entretulipas |
Leiden é cidade sede uma das melhores universidades da Holanda e a mais antiga. Além disso, abriga o museu de história natural mais famoso do país, o Biodiversidade e história Natural, um programa excelente para adultos e crianças.
A feira da cidade, aos sábados, é também imperdível. Com uma grande variedade de produtos, dá para passar a tarde rodando pelo centro da cidade, aproveitando a beleza das casas e deliciando-se com as guloseimas da feira. Ah, sem esquecer dos cafés, que ficam lotados na primavera e no verão, com as mesinhas nas calçadas. Um lugar ao sol é sempre muito disputado.
Por causa dos estudantes, a cidade tem uma das noites mais animadas da região, com uma grande variedade de bares super animados.
2) Delft
| Muito amor por Delft... tanto amor que existe um coração, na praça principal - Foto: Entretulipas |
Já falamos bem da cidade aqui, e também já demos a dica da visita a uma fábrica de cerâmica - pense num programa arretado!
Terra de Vermeer, andar pela cidade é como imergir em seus quadros. Foi lá onde ele se inspirou e pintou A moça do brinco de pérola (a “Monalisa” holandesa, que está exposta no museu/casa de Maurício de Nassau, em Haia) e o retrato da sua casa, entre outros quadros.
Delft também foi o local onde a Casa de Oranje (a família real holandesa) viveu por alguns anos, pouco antes de tornar o país independente, durante a Guerra dos 30 anos contra a Espanha.
Ou seja, a cidade além de ser linda, tem muita história e museus incríveis a serem visitados.
3) Alkmaar
| O mercado de queijos - Foto: Entretulipas |
4) Maastricht
Maastricht é uma das cidades mais elegantes da Holanda (eu arriscaria dizer que é a mais), e já falamos sobre ela também aqui no blog. De dia, as ruas e casas seduzem sua atenção pelo mistério e história que carregam. Suas praças, repletas de cafés, no verão e primavera têm suas mesas disputadas.
A noite a cidade fica ainda mais charmosa, porque entre as luzes do centro revelam excelentes restaurantes, bares e boates. É uma grande badalação.
| Maastricht a noite - Fotos: Entretulipas |
A história do país também pode ser contada através dos resquícios de fortes, pontes antigas, parques e uma montanha cheia de túneis, que escondeu muita gente na época da guerra contra a Espanha.
É perto da cidade também que você pode estar em 3 lugares ao mesmo (sim, é possível!).
O Drielandenpunt (drie = três; landen = países; punt = ponto) é o ponto de encontroentre Holanda, Bélgica e Alemanha, e pode ser visitado na primavera, verão e início de outono.
O carnaval é um espetáculo a parte. Ver as pessoas fantasiadas, em pleno inverno, brincando nas ruas, ao som de músicas um pouco estranhas é o máximo.
Bom, tem tanta coisa que as duas horas de distância (de trem) de Amsterdam valem a pena.
5) Groningen
Localizada no extremo norte do país, muitas pessoas podem até comparar Groningen com uma flor no meio de um pasto verde. É mais ou menos isso. A maior parte do solo do norte da Holanda é destinado a criação de gado leiteiro e para a agricultura. Durante a viagem de trem entre a cidade e Amsterdam dá para ver bem. Digamos que bate uma certa insegurança no caminho: será que estou indo para o fim do mundo? Porém, ao chegar à cidade é tudo bem diferente. Parece até uma outra Holanda! A arquitetura da mesma se difere um pouco das outras cidades holandesas, o sotaque é diferente, a fisionomia das pessoas é diferente também,... Enfim, apesar do país ser pequeno, há diferenças também como há no Brasil. É em Groningen que você vai encontrar um dos melhores museus de arte moderna e design do país, o Groninger Museum.
| Groninger Museum - Foto: Entretulipas |
| Vista da Martinitoren - Foto: Entretulipas |
A torre da catedral (Martinitoren) no centro da cidade, foi construída no século XIII e é aberta a visitação. A vista lá de cima é incrível, e dá para ver quilometros de distância. O único porém são as centenas de escadas para subir.
| Albert Heijn - Foto: Entretulipas |
O prédio do Albert Heijn, maior rede de supermercados holandesa, no centro da cidade é belíssimo.
Fala sério, dá ou não vontade de conhecer o país todo?
No Booking você tem diversas sugestões de onde se hospedar nessas cidades com um excelente preço:
Hoteis e pousadas em Groningen.
Hoteis e pousadas em Maastricht
Hoteis e pousadas em Alkmaar
Hoteis e pousadas em Delft
Hoteis e pousadas em Leiden
Hoteis e pousadas em Groningen.
Hoteis e pousadas em Maastricht
Hoteis e pousadas em Alkmaar
Hoteis e pousadas em Delft
Hoteis e pousadas em Leiden
Siga-nos:
Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.



2 comentários
E Otterlo, com o Veluwe e o museu Kröller-Müller, com muitos Van Gogh? Imperdível!
ResponderExcluirOi Edy, tudo bem? Não conheço nem a cidade e nem o museu, mas já está na lista.
ExcluirObrigada pela dica!
Beijo!