Coroação do novo rei da Holanda: saiba a programação em Amsterdam

12:06


Quer saber como vai ser a cerimônia de coroação do novo Rei da #Holanda, no dia 30 de Abril? Veja: 



-10h- 10h30: a então rainha da Holanda, Beatrix, irá assinar o Ato de Abdicação, diante de sua família, todos os parlamentares, ministros, ministros plenipotenciários de Aruba, Curaçao e São Martim (colônias do Reino dos Países Baixos), no palácio real na DAM. A partir de então, Willem-Alexander passará a ser o Rei do Reino dos Países Baixos, e sua esposa Máxima, a rainha.
O primeiro discurso de Willem-Alexander como rei será na varanda do palácio real na DAM.

-10h30: por volta desse horário, a ex-rainha da Holanda fará um discurso na varanda do palácio, apresentando para todos os cidadãos o novo rei e sua família, incusive as princesinhas Catarina, Alexia e Ariane. O novo rei fará o seu primeiro discurso para a população;
Futura rainha Máxima, futuro rei Willem-Alexander e a atual rainha da Holanda, Beatrix

-14h: o rei irá fazer, na Igreja nova de Amsterdam (Nieuwe Kerk), os juramentos a constituição e seu primeiro discurso, na presença de todo o parlamento holandês e líderes de várias monarquias. Detalhe: ele pode ser aceito ou não como rei, pelos plenipotenciários, senadores e ministros. Depois disso, acontecerá uma recepção, no palácio, para os VIPS presentes, a fim de confraternizar o novo rei;
Trajeto do passeio de barco real - Fonte: I AMsterdam

-19h: o casal real fará um passeio de barco iniciado no "Eye film institute", seguindo pelo lado norte do rio IJ, sendo finalizado no teatro de concertos musicais (Muziekgebouw). Durante o trajeto do barco, vários artistas vão estar presentes, e o rio vai estar fechado para circulação de embarcações;

-20h30: fim do passeio de barco. O casal real irá receber convidados para um jantar especial, encerrando, assim, as celebrações do dia da Rainha.

O interessante é que a partir desse dia, a Museumplein (praça dos museus, em Amsterdam) será chamada de Oranjeplein (praça laranja).

A prefeitura da cidade promete que não deve mudar muito o esquema dos mercados livres na cidade (lógico que os entornos da DAM serão todos bloqueados por conta do evento da coroação, mas nos outros locais deve acontecer normalmente. Vale lembrar que, em qualquer lugar do mundo, cerimônias que envolvem líderes de Estado, há um cuidado maior, mais policiamento, controle, etc etc etc. Se quiser acompanhar algo, é bom chegar cedo, porque o número de pessoas será controlado na região da DAM. 
É um dia de muita festa no país inteiro. Digamos que é o "carnaval" holandês, então é importante ter cuidado. Vista a camisa laranja, não esqueça dos adereços e da animação! 


Ps. Mais para frente eu coloco a programação das cidades holandesas!
Hup Hup Holland! :)

Já curtiu a nossa página do Facebook? Dicas, curiosidades e fotos da Holanda e do mundo atualizadas! :) Acompanhe-nos por lá também!

Você também irá gostar

6 comentários

  1. Oi Juliana, tudo bem?
    Vai acontecer no dia da rainha, 30 de Abril.
    Só a partir do ano que vem (2014) a data da festa muda, para o dia 27 de Abril. ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Thyago Portela (@thyago_portela)quinta-feira, março 21, 2013

    Oi, Nina... tudo bem?

    Estava pesquisando sobre o Queen's Day 2013 e vim parar aqui :-)

    Você mora em Amsterdam?

    Estarei lá (ou aí) no dia 30/abril e vou pegar essa festa heheh

    ResponderExcluir
  3. Oi Thyago, tudo bem?
    Que bom que você veio parar no lugar certo! ahahhaha :)
    Não moro em Amsterdam, mas estou morrendo de vontade de ir para o dia da rainha.
    Se eu não conseguir ir, aproveite por mim!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Thyago Portela (@thyago_portela)quinta-feira, abril 04, 2013

    Nina... irei aproveitar sim :)

    Neste momento, estou pesquisando sobre as festas no Queen's Day. Vi que tem algumas privativas em parques e estádio, mas quero ver se acho algo em algum barco hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thyago, vou te dar uma forcinha... Olha a opção que achei:
      https://www.facebook.com/events/119693081548663/
      Nunca fui e não sei dizer se é seguro, ok? O que indico é você perguntar no hotel que vai ficar se eles indicam, porque muitas das festas são divulgadas em cartazes colados nas ruas e albergues da cidade.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui.

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade