Royal Delft: visita a uma fábrica das famosas cerâmicas holandesas

13:06

Quem nunca viu ou ganhou de presente um dos tamanquinhos brancos com detalhes azuis? 
Um dos símbolos da Holanda, as cerâmicas de Delft encantam pessoas do mundo inteiro - inclusive estilitas como Valentino, que criou uma coleção inspirada nos detalhes branco e azul das cerâmicas.


Como eu já contei anteriormente, no post mais "pop" aqui do blog - e um dos meus favoritos -, os objetos são feitos de cerâmica, e não de porcelana, como muita gente pensa. Há toda uma técnica para que chegue no resultado final e,  atiçada pela minha curiosidade em saber como, visitei a Royal Delft, a mais tradicional e antiga fábrica que produz as "Delft blues". 
Jardim - Foto: Entretulipas









Foto: Entretulipas

A Royal Delft é a única restante das fábricas que produziam as cerâmicas azuis no século 17. 
Como a fabricação e o manuseio da porcelana não era muito conhecido naquela época, pelos holandeses (eles eram encantados pela porcelana vinda da Ásia, mas não sabiam como fazer), eles desenvolveram sua própria técnica, a fim de "imitar" ou copiar as porcelanas vindas do oriente, branquinhas e com desenhos azuis. Bom, igual não ficou, mas eles criaram sua própria "identidade visual", tanto que as cerâmicas de Delft são famosas em todo o universo. A KLM dá de brinde, para os que viajam de classe executiva, casinhas feitas pela fábrica, com uma famosa bebida holandesa - eu contei nesse post aqui, ó.

Bom, mas como é a técnica? Lembram da aula de artes (quem teve) na escola, em que brincávamos com argila, em que ficava uma mesa rodando, e ficávamos moldando um pedaço de argila no meio dessa mesa? Não é assim! hahahaha Era assim antigamente... Hoje a produção já é bem industrializada. Há formas para cada tipo de objeto produzido pela fábrica. A cerâmica é colocada na forma, e depois vai ao forno.
Réplica do quadro de Rembrandt - Foto: Entretulipas


Acervo da família real holandesa - Foto: Entretulipas
 Depois de resfriada com água e toda polida, começa o processo de pintura. Eles primeiro pintam de branco. São várias camadas, para que a peça fique bem branquinha. Depois há a fase de pintura do desenho, em que há dois tipos: o primeiro é um tipo de  impressão. Eles pegam desenhos já prontos e aplicam uma técnica para imprimi-los nas cerâmicas já pintadas de branco. É processo bem industrial, o que barateia o custo final do produto. A segunda técnica é a pintura a mão. Como o nome já diz, o trabalho é individual e todo manual, eles desenham, com um lápis, e depois pintam. Dá um trabalho... vocês nem imaginam. Mas, o resultado final é fantástico (se você quiser, há a opção de pintar o seu prórprio prato lá. O ingresso é mais caro). Os produtos feitos com essa técnica tem o preço um pouco mais salgado que os impressos, mas se você levar em consideração que são peças de arte, o investimento vale a pena.
Pinturas a mão - Foto: Entretulipas

Pinturas a mão - Foto: Entretulipas

Mesa de um dos artistas- Foto: Entretulipas
Depois da pintura é a hora de dar o brilho nas peças. É isso que as faz parecidas com uma porcelana. 

O passeio na fábrica é bem interativo. Primeiro há um museu bem legal, com várias peças, contando a história da fábrica e das delftblues. Há réplicas de quadros, coleções inteiras da família real holandesa e peças com as fases da fabricação. No trajeto você também tem a oportunidade de ver pessoas pintando as peças e uma visita a uma parte da fábrica.
Fábrica - Foto: Entretulipas


Aguardando a pintura - Foto: Entretulipas

As diferentes fases da pintura - Foto: Entretulipas


Entrada
O preço por pessoa é de € 12.00, sendo que crianças menores de 12 anos não pagam a entrada. Esses valores são para o passeio tradicional, se preferirem, por exemplo, optar por um tour guiado (máximo 35 pessoas), custa € 35.00 por pessoa. Há também vários combined tickets, ou seja, tickets combinados com outros passeios, ou com um chá da tarde, ou com oficinas e etc. No site deles tem todas as opções em inglês ou holandês.
Além disso, eles tem programações especiais, em datas específicas, durante o ano inteiro.


Horário de funcionamento
Até Março, 2013 : Segunda - Sábado, das 9h às 17h. Fechado aos domingos.
A partir de 24 de março, 2013 até 31 de outubro de 2013: Segunda-Domingo, das 9h às 17h. Aberto todos os feriados.
Há uma loja e um café no local, que você não precisa pagar para entrar. As peças vendidas na loja podem ser enviadas pelo correio para sua casa. Eles tem esse serviço.
Loja da Royal Delft - Foto: Entretulipas

Além das cerâmicas, há também outras opções de presente - Foto: Entretulipas

Jardim com um café. Entrada gratuita - Foto: Entretulipas

Endereço e como chegar
Rotterdamseweg 196, 
2628 AR Delft
Mapa de como chegar. A Royal Delft é representada pela coroinha no mapa - Fonte: Royal Delft
Dá para ir andando. São 20 minutos de caminhada. Mas, para quem não quiser, pega o ônibus 40, na estação de trem de Delft, e pára na frente.


Site: http://www.royaldelft.com/index.asp


Não esqueçam de colocar Delft no destino da próxima ida à Holanda!

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Reserve seus hoteis aqui:

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Estive em Amsterdã de passagem e me apaixonei pela cidade. Estava frio - -4C - mas mesmo assim curti demais. Infelizmente não aproveitei quase nada. Isso me deixou ainda mais com vontade de voltar.

    Obrigado pelas dicas!

    Altier Moulin

    ResponderExcluir
  2. Oi Altier,
    Que bom que ficou com vontade de voltar. A cidade é incrível, mas a Holanda em si tem muita coisa para conhecer. :)
    Acredita que tenho saudade até dessas temperaturas abaixo de zero?
    Obrigada pela visita! Beijão

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade