Como estudar na Holanda

22:35



Recentemente me foi dado o título de Study in Holland Ambassador, o qual fiquei muito feliz em receber e me tornar uma “representante oficial” de um país que eu gosto tanto.

Keukenhof - Foto: Entretulipas

Porém, antes de receber esse título, muita gente já me perguntava como e porquê estudar na Holanda.
As respostas para ambas as perguntas são simples, mas poucas pessoas sabem.
Darei só 5 motivos do porquê escolher a Holanda como destino para estudo:
1-     Mais de 1500 programas são ministrados em inglês, o que significa que você não precisa saber holandês para estudar no país;
2-     Das 14 universidades holandesas, 11 estão na lista das melhores do mundo, ou seja, você vai ter uma educação de qualidade e um grande peso no seu curriculum;
3-     Em torno de 15% dos estudantes são estrangeiros;
4-     A Holanda está localizada no centro da Europa, facilitando o acesso de e para qualquer lugar;
5-     O método de ensino é o PBL – Problem based learning. Os professores te dão o problema e você vai solucioná-lo baseado em conhecimentos teóricos e usando a prática do dia –a – dia. Os holandeses tem mente aberta , valorizam sua opnião, sendo importante o contato entre professor – aluno.
Schiphol - aeroporto de Amsterdam - Foto: Entretulipas
Querem mais motivos que esses? Então vamos para o passo a passo de como aplicar para as universidades:
1-     Depois de decidir que a Holanda é o lugar que você estava procurando para dedicar uns anos da sua vida acadêmica, é hora de escolher o curso que você quer fazer. O site do Nuffic- Neso Brazil tem um banco de dados com todos os cursos. Clica lá, faz uma busca e entra no site da universidade para conferir todos os detalhes, mande emails, questione, tire dúvidas inclusive da possibilidade de bolsas de estudos. Essa é a hora de você ter certeza de onde você que estudar.* É importante lembrar que o processo seletivo de graduação e mestrado tem alguns pontos que diferem entre si e o de doutorado é completamente diferente dos dois anteriores. Nós vamos transmitir aqui o passo a passo geral para graduação e mestrado. Quem quiser se aplicar para doutorado, entre em contato que a gente instrue da melhor forma possível;
2-     O segundo passo, depois de escolher o curso que você quer e  conferir os detalhes, é reunir os documentos que a universidade solicita. Normalmente eles pedem certidão de nascimento, teste de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) – ter atenção na nota que a universidade exige – , cartas de indicação de professores e/ou coordenadores, ficha 19 traduzida por um tradutor juramentado (para mestrado, é necessário o diploma da graduação traduzido também) e, o diferencial, uma excelente carta de motivação. Ai, alguns vão me perguntar: o que é isso? Carta de motivação é um documento em que você vai falar um pouco sobre seu histórico profissional e acadêmico e tentar convencer a universidade o porque você quer estudar lá (é esse documento também que pode te garantir uma bolsa de estudos).   Depois de reunir todos esses documentos, é a hora de enviá-los para a universidade escolhida, tanto por email, quanto pelo correio.  Não esqueça de pagar a taxa (o valor varia de acordo com a universidade) e fique atento aos prazos! Ai é só aguardar e rezar no milho (brincadeira!);
3-     A resposta deve demorar em torno de 10 úteis para chegar. Eu sei que falar é fácil e difícil é receber um não, mas se esse foi o seu caso, não desista. Acreditar que vai dar certo é o primeiro passo para uma vitória. Sua aplicação pode ter sido negada não por  incompetência ou porque seu currículo é ruim, mas porque seu perfil pode não se enquadrar com o da universidade. Por isso, não desista porque você pode ganhar um “sim” de outras. Se você receber um sim, pode comemorar e, depois da comemoração, agora é a hora de se aplicar para as bolsas de estudo. Normalmente, você envia para as instituições que oferecem as bolsas todos os documentos que você também enviou à faculdade mais a carta de aceitação. Eles também devem demorar em torno de 10 dias para te dar a resposta. É também nesse momento que você tem de avisar a faculdade onde você pretende morar. Por isso, é bom fazer uma busca prévia quando estiver aplicando para as universidades e já ter uma noção de onde você pretende ficar durante seus anos de estudos;
4-     Carta de aceitação na mão, é hora de dar entrada no visto. Entre em contato com o consulado da sua região e peça todas as informações. Você terá de pagar uma taxa e enviar todos os documentos que eles solicitarem e o passaporte para ter o visto. Demora um tempo para ficar pronto e esse é seu visto provisório, porque o permanente (MVV) você só vai receber quando estiver na Holanda e fizer a solicitação na prefeitura da cidade que você vai morar. Mas, isso é história para outro post.
5-     Visto em mãos? O próximo passo é, finalmente, arrumar as malas e partir.
Vale a pena então assistir uma palestra do Nuffic ou de um dos embaixadores em sua região para entender um pouco de ambos os processos, trocar idéias e conhecer um pouco sobre as experiências de outros estudantes.
Hoje, para os estudantes de cursos contemplados no programa Ciências sem fronteiras, está ainda mais fácil.
Dúvidas de que a experiência será incrível? Eu não tenho nenhuma...

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.


Você também irá gostar

6 comentários

  1. Eu queria saber se é só para jovens? Eu tenho 56 anos, sou engenheira metalúrgica e também sou formada em física. Trabalho desde 1987 como auditora-fiscal da receita federal do brasil e devo me aposentar agora em março de 2013. Como adoro estudar e sou apaixonada pela Holanda, estava pensando em fazer um desses cursos, talvez alguma coisa ligada á história, letras ou artes. Você saberia me informar se aceitam pessoas da minha idade? Obrigada, abraços, Denise Miranda, Rio de Janeiro, Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, os cursos universitários não tem nenhuma restríção de idade. O maior pré requisito é ter proficência em inglês ou holandês. Como eu falei no post,há outros documentos que as universidades exigem, mas idade não é um problema. Garanto! :)

    ResponderExcluir
  3. Ola me chamo Fabiana e gostaria de saber como faco para estudar na holanda? no caso aprender o idioma em escolas publicas pois tenho inglês Intermediário e também tenho familiares morando na cidade de Hengelo se nesse caso ficaria mais fácil, tenho duvidas de como posso fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiana,
    Então, para estudo de idiomas na Holanda, não existe visto de estudante, apenas para cursos universitários.
    O que te aconselho é aprimorar o seu inglês aqui no Brasil, e procurar se na sua cidade tem algum lugar que oferece curso de holandês.
    Caso não, há algumas opções de cursos pela internet.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nina! Acabo de voltar da Europa com meus pais, passei 5 noites em Londres, 3 em Paris e 2 em Amsterdam, e me apaixonei pela Holanda. Sou dentista, terminei em agosto especialização em Ortodontia e trabalho há quase 5 anos no Programa Saúde da Família. Estou querendo me candidatar a uma bolsa pelo Ciência Sem Fronteiras para o Doutorado Pleno, ou então para o Mestrado Profissionalizante (edital vai sair dia 14/10), e gostaria de saber sua opinião sobre a saúde pública na Holanda, pois é área que pretendo me dedicar. E vou ter que correr pra fazer a prova de proficiência, sou formada em inglês pelo CCAA mas nunca fiz a prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra,

      Bom, de uma forma bem resumida, o sistema de saúde da Holanda é bem diferente do brasileiro.
      A começar, é obrigatório todas as pessoas terem plano de saúde.
      Há médicos em cada bairro e, quando doente, as pessoas que moram naquele bairro procuram esse consultório. O atendimento vai ser sempre inicialmente com esse médico (que nada mais é um clínico geral). Se seu caso for muuuuuito grave, ele te encaminha para um especialista.
      Hospital é só em extrema urgência.
      Como eu só cheguei a usar o médico do bairro (chama médico da família, huisarts, em holandês), então confesso que não sei como funciona o serviço nos hospitais.
      Cheguei a ficar muito doente, mas não chegaram a me encaminhar para o especialista.

      Minha opnião: humm, bom, de certa forma eu gosto do sistema de saúde da Holanda. Apesar de achar que os médicos da família devem ficar sobrecarregados, eu acredito que esse "filtro" funcionada e fica algo mais pessoal, porque se você mora a muito tempo no mesmo lugar, o médico conhece você e todo o seu histórico, e isso facilita no atendimento.
      Mas, isso é a minha opnião. Muitas pessoas vão discordar, porque se você comparar com o Brasil, você pode pensar: como pode você não ter o direito de escolher ser atendido por um especialista?!
      Bom, muitas vezes você vai no "achismo" para o especialista, no Brasil, porque temos a tendência de "todo mundo dar o pitaco na sua doença".

      Enfim, espero ter ajudado de alguma forma.

      Beijo e obrigada pela visita!

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade