[Série China] Entre dragões: a cultura chinesa

19:00

Os Guerreiros da Muralha - China
Foto: Arquivo Entretulipas


A China cordial

Foi um dos pontos que mais me surpreendeu. Como eles são cordiais, como eles fazem um esforço para te entender  e, se não entendem, falam com você na língua deles mesmo, explicando o que são e como funcionam as coisas. Cumprimentam sempre! Isso foi o que mais me chamou atenção: um povo que sofreu tanto (e que ainda sofre de certa forma), mas tão receptivo e que tem um orgulho tão grande da sua cultura. As mães ficam super orgulhosas se você pede para tirar foto das criancinhas (até as obrigam a sorrir...  tadinhas....).
A mãe super feliz porque eu pedi para tirar fotos das crianças
Foto: Arquivo Entretulipas 

Você se sente o próprio artista com tantas fotos e autógrafos!
Foto: Arquivo Entretulipas

A China boa para o ego

Boa é até apelido. A China é excelente para o ego porque eles ficam deslumbrados com pessoas “diferentes” deles, e usam e abusam dessa cordialidade para cumprimentar, dar tchauzinho, soltar algumas risadinhas (tá, eles até podem estar rindo de você, mas te garanto que você não vai rir menos do que eles), pedir para tirar fotos, etc. Principalmente nas pequenas cidades, sorria e cumprimente. Eles vão adorar!


A China da saudade

A distância é uma das maiores dificuldades para os expatriados
Foto: Arquivo Entretulipas
A China que deixa saudades pelo seu povo tão receptivo, com sua gastronomia surpreendente e com sua rica cultura.
A China que carrega saudades pelos estrangeiros que dividem ou estão em busca de mais conhecimento no país, mas que tem o coração longe, junto com suas famílias e amigos nos seus países de origem.

Foto: Arquivo Entretulipas

Palavras úteis:

Xei xei – Obrigada;
Nihao [Pronuncia-se "Nirrao"] – Olá, tudo bem;
Meidan – A conta, por favor;
Nifan – arroz.





Curiosidades de um restaurante:

A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte!
Foto: Arquivo Entretulipas
*Chegue cedo! Os chineses jantam muito cedo, por volta das 18h, 18h30. Depois das 20h os garçons já começam a “colocar a vassoura atrás da porta” (vulgo "te expulsar e a não querem mais atender").
*Ao sentar na mesa eles normalmente servem água. É cortesia da casa, ou seja, de graça. É água natural, a qual eles colocam um limão dentro ou algum gosto. Eu provei algumas vezes e não gostei.
Pratos higienizados
Foto: Arquivo Entretulipas
*Normalmente os restaurantes terceirizam o serviço de lavar os pratos (não são todos, mas a maioria). Por isso, é comum eles colocarem na mesa os pratos e copo embalados com um plástico, como se tivesse sido comprado agora. Não se iluda, porque não é novo. Só higienizado.
*Nesse “pacotinho” de pratos embalados vem: um pratinho de apoio para você comer, dois potinhos (um é para sopa e o outro para você comer arroz), um copo (para você beber sua bebida, inclusive cerveja) e uma colher, tudo de porcelana.
*Importante lembrar que na China come-se TUDO com hashi (inclusive amendoim, ahaha). Ok, só sopa, que toma-se com a colher de porcelana. Mas,o resto....
*Vá nos grandes restaurantes, mas não deixe de visitar os pequenos também. Foi nos pequenos que encontrei as comidas mais deliciosas.


A China imperdível

É, definitivamente, um lugar à ser visitado e descoberto, pois tem muita história, uma cultura riquíssima e um povo fascinante. O meu tempo lá foi curto, mas suficiente para me apaixonar pelo país e aguçar a vontade de voltar e conhecer mais, e mais, e mais....


A China que eu me apaixonei
Não deixe de assinar o nosso Feed para receber os próximos posts da série por email! É facil: Escreva seu endereço de email no quadro abaixo e espere a confirmação na sua caixa de entrada. Depois de confirmar, você será o primeiro a receber nossas novidades!

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

5 comentários

  1. Taí um país que eu não me animo a conhecer. Meus sogros foram há anos atras e ADORARAM. Falando sobre "faz bem pro ego" (rs Rs)... também já tive essa experiência, mas com coreanos. Durante fotos de casamento no Zaanse Schans um grupo posou comigo. Fiz várias fotos vestida de noiva, abraçando eles - puro glamour. No final eles disseram que eram coreanos e se eu era alguém famosa na Holanda. Uma amigo do meu marido que acompanhava o fotógrafo oficial começou a zoar os turistas dizendo que sim e que as fotos eram para uma revista holandesa de celebridades chamada "Faces". Só que eles repetiam como se fosse "fezes", ai !
    P.S.: "Higienizado" é igual a "lavado", não ? Então tá limpíssimo ! Ou será que eles passam um lenço umedecido ?

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs achei engraçado a parte do "faz pro ego", deve ser divertido ter crianças em volta de você idolatrando!!! Outra parte interessante foi "curiosidades do restaurante" se eu visse isso eu levaria um susto!!!
    Tenho curiosidade de conhecer a China, gosto da cultura, das artes marciais essa parte da herança, mais tenho um pouco de dúvida se isso ainda é visto com facilidade pelo país!!! Tenhos planos de viajar
    ano que vem por essas bandas! Valeu pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Obrigada pela visita! Então, o conselho que eu dou é: vá, porque a China é surpreendente! Eu amei conhecer, mesmo que só um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa matéria sobre a China! Eu lembro do tempo que eu estive na China durante um programa de intercâmbio de chinês em que eu fiz um curso de chinês em Pequim. O país e a cidade são lugares fantásticos e a cultura popular é bem nítida. Eu amei ter passado férias na China um lugar místico que eu sempre sonhei em conhecer. O curso de chinês, a vida noturna e as belezas naturais da China fizeram com que eu me identificasse muito com o país.

    Vou passar as dicas da escola de idiomas que eu fiz e o site porque a metodologia de ensino é bem legal e eu aprendi muito: Sprachcaffe Languages Plus

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/peking/main.htm

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade