Estudar na Holanda e a função dos Study in Holland Ambassadors

19:00

Muitos estudantes saem da escola sonhando em estudar no exterior. A maioria desses desistem sem nem tentar, porque acham uma coisa impossível e improvável de acontecer. Então eu digo: não é tão difícil assim!
Antigamente, só as pessoas muito ricas ou com passaporte estrangeiro é que conseguiam ter a oportunidade de fazer um curso fora do Brasil. Hoje, essa estatística está ultrapassada e eu posso afirmar que é possível qualquer estudante ter a oportunidade de estudar no exterior. 
Se você fizer uma busca, a internet é uma excelente ferramenta para encontrar blogs, sites que disponibilizam a informação, muitas vezes com o passo-a-passo, e tornam o processo muito mais fácil de se entender.
Países como Inglaterra, EUA, Argentina, Bolívia e Espanha normalmente são os destinos mais procurados, talvez pela lígua ou pelos preços, talvez, pela falta de informação.
A Holanda, de uns tempos pra cá, tem se tornado um destino bem popular. Ai vocês me perguntam: Porque escolher a Holanda? Na Holanda não se fala holandês?
Sim, na Holanda se fala holandês, porém é bom lembrar que a maioria da população tem inglês como a sua segunda língua. Levando em conta esse ponto, vocês sabiam que há mais de 1500 cursos são ministrados em inglês nos Países Baixos? Pois é, muita gente não sabe e, pensando nisso, eu preparei esse post recheado de informações que podem te ajudar a descobrir que estudar no exterior não é um bicho de 7 cabeças e que a Holanda pode ser o lugar que você está procurando.

1)Nuffic Neso
Muita gente não vai saber o que significam essas siglas, mas já adianto que elas podem ser a chave que você precisa para abrir a porta da oportunidade de você estudar na Holanda. Vamos explicar por partes. 
O Nuffic é uma parte do Ministério da Educação holandês que ajuda a explicar como funciona o sistema de ensino holandês,  promove o ensino superior do país no mundo inteiro e administra as bolsas de estudos oferecidas pelo governo, entre outras atividades também. É uma organização sem fins lucrativos e que tem escritórios (NESO: Netherlands Education Support Office) em alguns países do mundo que estão em desenvolvimento (como Brasil, China, Índia, México, etc) e que eles acreditam que o ensino superior holandês pode acrescentar algo a esses países, ajudando-os no desenvolvimento. Ou seja, são países que eles têm acordos de cooperação educacional.
 Escritório pincipal do Nuffic em Haia, Holanda - Picture by Neso Brazil
Bom, falei, falei, falei mas o que você, estudante ganha com isso? O Nuffic/ Neso fornece todas as informações, trâmites e procedimentos para quem deseja estudar na Holanda, te ajuda a escolher a melhor universidade e te dá informações sobre o visto, como é a vida na Holanda e etc. O melhor de ter um escritório do Nuffic aqui no Brasil é que isso significa que há alguns acordos entre ambos os países (BRA-NL) contemplando, inclusive, bolsas de estudos.
O site deles tem todas as informações que vocês precisam. Algumas em português e outras em inglês. Além disso, o Neso Brazil realiza, uma vez por mês, uma palestra em seu escritório, em Brasília, sobre como estudar na Holanda. Se você é um ex aluno de alguma universidade holandesa (Alumni) ou tem interesse em participar de alguma dessas palestras, tem alguma dúvida ou quer mais informações sobre o ensino superior holandês, entre em contato com a equipe do Neso Brazil pelo site deles, ou você também pode procurar um dos Study in Holland Ambassadors na sua região (falo um pouco mais deles no final do post! ;)).

2) Ambiente internacional
10% dos estudantes das universidades holandesas são internacionais. Quer ambiente melhor para a troca de informações e experiências? Isso se deve a qualidade do ensino e a localização, que são pontos a seguir. 


Holanda - Fonte: Google Maps

3) Coração da Europa
Tem muita gente que não sabe onde fica a Holanda. Por isso, um mapa fala mais do que mil palavras. De lá é possível se deslocar para todos os países da Europa, e para o resto do mundo, seja de trem, de ônibus, de carro ou de avião.

4)Abertos para mentes internacionais
"Open to international minds" é o lema do Nuffic e, literalmente, é o ambiente que você encontra nas universidades.  Os holandeses são um povo que estão abertos a ouvir a opinião das pessoas, independente de sexo, raça e religião. São pessoas que valorizam sua visão, seus conhecimentos e suas idéias, o que muitas vezes não encontramos aqui no nosso país.

5) Bolsas de Estudos
Esse é um ponto que interessa muita gente, pois se você for pensar em ter de pagar uma universidade em euro, muita gente já desiste daí. Existe uma infinidade de bolsas de estudos para estudantes brasileiros. Muitas dessas bolsas você pode encontrar em um banco de dados do Nuffic, o Grant Finder. Além disso, quando você já tiver escolhido a faculdade, estiver preenchendo os papeis e prestes a enviá-los para a faculdade, é bom questioná-los a respeito, pois muitas delas tem programas de bolsas de estudos próprios, que eles não divulgam no site.
Devo confessar que uma das coisas que mais me frustam é que existem um número ainda pequeno de "scholarships" para Graduações. Para mestrado e doutorado há várias e várias opções. O site do Neso Brazil tem algumas informações em português que podem te ajudar. Se não conseguir, entrem em contato com eles.
Infelizmente o lado ruim é que o atual governo holandês está cortando gastos em várias áreas (infelizmente), e suspendeu por um tempo uma das mais importantes bolsas de estudos que eles ofereciam, a Huygens Scholarship. Porém, há outros tipos de bolsas que estão disponíveis e que são melhores do que esta.
Para quem tem passaporte europeu há uma grande vantagem: diferente de outros países da Europa, as instituições holandesas oferecem desconto para estudantes com cidadania europeia. Vale a pena entrar nos sites das universidades e conferir!

6) Universidades entre as melhores do mundo
As universidades holandesas sempre entram na lista das 120 melhores do mundo.  A mais bem colocada é a Universidade de Amsterdam (56), depois a Universidade de Leiden (82), Universidade de Utrecht (83), Universidade Erasmus de Rotterdam (99), Universidade de Delft (108), Universidade de Maastricht (111) e a Universidade de Groningen (120). A lista é muito extensa. Se você tiver curiosidade de ver, dá para encontrar outras bem colocadas e comprovar que o ensino superior holandês é de excelente qualidade e está entre os melhores do mundo.Quer importância melhor do que essa para seu currículo?

Esses foram seis pontos. Existem várias outras razões para se escolher o país dos tamancos e moinhos como um destino. Inovação, criatividade, tecnologia: é importante lembrar o destaque dos holandeses na arquitetura, arte, controle das águas, agricultura, engenharia, .. Enfim, uma infinidade de coisas.
Os cursos de mestrado são os mais comuns de você encontrar em inglês, mas é possível fazer um bacharelado (ou parte dele na Holanda, pois muitas universidades brasileiras tem convênio com universidades holandesas. Com isso, é possível fazer um intercâmbio), cursos de verão ou inverno, doutorado e pós graduações.

Study in Holland Ambassadors
Visando aproximar-se ainda mais das pessoas que querem mais informações sobre a Holanda, futuros estudantes, estudantes e Alumnis (ex-alunos das universidades holandesas), o Nuffic Neso Brazil fez uma seleção e escolheu 6 pessoas do Brasil inteiro para serem os Study in Holland Ambassadors. E eu fui uma das escolhidas! Yey! \o/ Fiquei muito feliz,  honrada e cheia de expectativas com o título. De início eu não sabia o que me aguardava e quais seriam as responsabilidades, mas há duas semanas o Nuffic nos convidou para um treinamento de dois dias em Brasília, em seu escritório. Foi um encontro bem legal, porque podemos trocar idéias e conhecer os outros embaixadores escolhidos, fomos apresentados pessoalmente ao Embaixador da Holanda no Brasil, tivemos o treinamento e conhecemos o escritório do Neso e a super equipe que o compõe. O tempo foi bem curto, mais muito bem aproveitado por nós todos. Nesses dias eu também recebi muitos elogios ao Entretulipas (MUITO OBRIGADA!), o que me deixou bastante feliz. Acredito que o site está tomando o rumo que desejo, que é fazer com que a informação chegue a mais e mais pessoas.Ah, não posso esquecer que foi nessa viagem que conheci os Trips Anna Bárbara, do blog  Nós no Mundo, e o Diego Paiva, que não tem blog AINDA (não é, Diego?!) mas manda muito bem nos Tweets.
Bom, resumindo, os embaixadores tem várias missões. Mas uma delas é de representar em cada região ou estado que moramos o Nuffic e a Holanda. Estamos em busca de juntar o maior número possível de pessoas, pois temos projetos de realizar encontros, palestras e outras surpresinhas mais. Por isso, segue o time de embaixadores:

Study in Holland Ambassadors + Kees Rade,
Embaixador da Holanda no Brasil -
Foto gentilmente cedida por
Joni Hoppen
Na foto:
-Joni Hoppen - Santa Catarina
-Marcelo Chiminazzo - São Paulo
-Kees Rade, Embaixador da Holanda
-Eu- Pernambuco
-Emly Costa- Ceará
-Paulo Mendes Glória - Espírito Santo
-Felipe Francisco- São Paulo (que não esteve conosco no treinamento, mas também faz parte da equipe).
Se você quiser entrar em contato conosco, me manda um email através do formulário de contato ou um comentário aqui nesse post. Vamos ter o maior prazer de ajudar vocês.








Para finalizar, deixo esse vídeo feito pelo Joni Hoppen, o Study in Holland Ambassador de Florianópolis, para relatar um pouco de como foi a sua experiência de estudo na Holanda. Acredito que o mesmo conseguiu passar de uma forma extraordinário todo o sentimento que sentimos quando temos a oportunidade de estudar e aprender sobre uma nova cultura, em um ambiente tão internacional.
É importante lembrar que assim com o Joni teve sua oportunidade, todos nós podemos ter também. Porém, para conseguir, tem que ter determinação e acreditar em todos os seus objetivos e sonhos.
Estudar no exterior deixou de ser uma coisa impossível para brasileiro, principalmente na Holanda, onde o país e as pessoas te dão oportunidade para você falar e estão abertas  a ouvir o que você tem pra dizer.

Para legenda em português, clique no CC e escolha Caption Selection: Portuguese (Brazil) - Português

Vale a pena participar
Para quem já teve a oportunidade de estudar na Holanda ou fazer um intercâmbio entre universidades, a comunidade do HAN Brazil no Facebook é um local excelente para trocar idéias, conhecer novas pessoas e ficar por dentro de todas as informaçoes sobre a Holanda. Vale a pena curtir a nossa página do Facebook e a página do HAN Brazil.



Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.


-----------
Todas as informações e opniões contidas nesse post não patrocinado são da autora do mesmo, podendo alguém estar em disacordo.

Você também irá gostar

5 comentários

  1. Olá Nina! Parabéns pelo blog e pelo título de Embaxatriz!
    Estou indo estudar na Holanda, mais especificamente na Erasmus Univesrity Rotterdam, como extensão do meu Mestrado, de agosto a dezembro de 2011.
    Com certeza vou visitar muito o seu blog nos próximos dias / meses atrás de dicas.
    Muito obrigada! Tenho certeza que o seu blog vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Deve estar nos últimos preparativos da viagem, né? Você faz mestrado em que área? A Erasmus é uma excelente Universidade. O Paulo, Study in Holland Ambassador do Espírito Santo, estudou lá também.
    Muito obrigada pelos elogios. Fico muito feliz quando os leio.
    Bom, fique a vontade para ler o blog todo, fazer sugestões, perguntas, críticas e dividir a sua experiência aqui conosco.
    Por favor, não hesite em me contatar se precisar de alguma coisa.
    Agradeço imensamente pela visita e carinho.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Nina!
    ainda não conhecia seu blog!
    Excelente, muito informativo.
    E que surpresa em saber de todas essas informações sobre estudar na Holana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gladys, tudo bem? Que bom que você gostou do blog.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Acabei de conhecer o seu blog através do Ducs e adorei, parabéns!!!

    Começarei o meu mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia em Leiden em Setembro e, como os valores são muito altos, eu estou procurando alguma bolsa etc...

    Estou aguardando o resultado da bolsa LExS de Leiden, mas dizem que é muito difícil. Você saberia me indicar alguma outra?

    muuuito obrigada!

    Beatriz S. de Carvalho

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade