Receita: Mini tortinhas de limão

19:00

Para quem gosta de sobremesas fáceis, vai adorar a receita de hoje. Você vai gastar menos de meia hora para preparar a massa e o recheio, e só alguns minutos a mais para assar e ficar na geladeira.
Se procurar, você vai encontrar na internet milhões de receitas de torta de limão. Essa ai eu tirei do livro da minha mãe e dei uma leve adaptada a quantidade de açúcar da massa, para não ficar muito doce e enjoativa.
Aliás, falando de açúcar, os holandeses (e europeus em geral) não curtem coisas com muito açúcar. Se algum dia você quiser presentear um holandês, definitivamente não leve nenhum doce brasileiro para eles. Vão provar e vão dizer: "Nossa, é doce não é?!" (Claro! Se o nome é doce, é claro que tem que ser doce! Dã!). Dá última vez que fui, levei uma iguaria pernambucana: Um bolo de rolo! Tive raiva. Primeiro: Eu expliquei para eles que a tradição fala que tem que partir o bolo bem fininho, assim você sente melhor o sabor. Pra quê eu fiz isso? Eles tomavam o cuidado de cortar beeeeeeeeeeeeeeeem fino - perdiam mais tempo cortando a fatia do que propriamente deliciando-se com o bolo. Segundo: Nessa de comer fatias finíssimas, o tempo foi passando e o bolo estragou antes que acabasse.
Se você for convidado para jantar na casa de um holandês e não sabe que sobremesa levar, ai vai a dica: leve uma torta de maçã! É a torta favorita deles, inclusive das crianças.
Bom, mas a receita de torta de maçã eu dei em outro post. 
Para quem quer acertar em um jantar em casa, com uma sobremesa deliciosa e simples, ou tá a fim de ganhar dinheiro vendendo tortinhas gostosas, de simples e barato preparo, aí vai a receita. Ah, detalhe, as medidas são para fazer 12 tortinhas. Se você preferir fazer uma torta de limão grande, dobre a quantidade. :)

Foto: Arquivo ©Entretulipas

MINI TORTINHAS DE LIMÃO

forma de cupcakes- Foto: Arquivo ©Entretulipas
Você vai precisar de:
Massa:
-200g de margarina em temperatura ambiente;
-2 colheres de açúcar refinado;
-1 pitada de sal;
-farinha de trigo até soltar das mãos.

Para o recheio:
-1 lata de leite condensado;
-suco de meio limão grande ou 1 pequeno;
-raspas de 1 limão.

Foto: Arquivo ©Entretulipas

MODO DE FAZER:

Pré aqueça o forno a 180 graus. A minha forma de cupcakes é anti- aderente. Se a sua não for, unte a forma.
Massa:
Misture todos os ingredientes e acrescente a farinha de trigo aos poucos, até a massa desprender das mãos.
Deixe descansar por 5 minutos. Espalhe a massa nas forminhas e deixe assar por 3 minutos (o tempo assando vai depender da potência do seu forno. Esse assar é só para a massa virar um biscoitinho. Até começar a dourar).

Dica extra: algumas pessoas comentaram aqui dizendo que, ao assar, a massa subiu da forma. Tem pessoas que colocam grãos de feijão para fazer com que a massa não suba. Você abre a massa nas forminhas, e depois coloca grãos de feijão em cima. Leva ao forno, e depois de assado, retira os grãos de feijão antes de colocar o recheio.


Recheio:

Misture todos os ingredientes, até formar um creme grosso. Separe.

Você têm que desenformar as tortinhas antes de rechear, porque é complicado de desenformá-las com o recheio dentro.  Por isso, antes de recheá-las, desenforme-as e coloque em uma assadeira forrada com um papel manteiga porque elas irão voltar ao forno. 

Coloque o recheio nas tortinhas. 

Para dar um toque especial, coloque um pouco mais de raspas de limão em cima.

Leve ao forno por mais 5 a 8 minutos, só até as bordas ficarem douradinhas, como na foto. Até servir, conserve-as na geladeira.
Rende 12 tortinhas.

Bon apetit! :) - Foto: Arquivo ©Entretulipas

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

11 comentários

  1. Vou tentar fazer no final de semana, não parece ser difícil e deve ser uma delícia!

    Eu comi muita torta de maçã nos Estados Unidos e nunca tive curiosidade pra aprender a receita. Vou esperar ela aparecer por aqui :)

    ResponderExcluir
  2. :)
    Tenta sim, e depois divide com a gente o que você achou!
    Beijokas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oii!! Adorei a receita! Fácil, como eu gosto!!
    Só não tenho a forminha de cupcake.... mas acho que deve ser fácil de encontrar!
    Bjs, Anna

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna,
    Obrigada pela visita!
    Pode ser forminha de empada tmb. Serve do mesmo jeito. Eu usei a de cupcake porque eu não tenho as de empada e, também, porque sendo de teflon ela não gruda e as tortinhas saem fácil, fácil! :)
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. TENHO UMA RECEITA BEM PARECIDA COM A SUA, ADORO MINI TORTINHAS, EM NOSSAS FESTAS SEMPRE FAZEMOS ATÉ PQ PARA A CRIANÇADA É UM MIMO. O BOM DESTA MAÇA, É QUE PODE-SE FAZER VÁRIOS RECHEIOS. BEIJOS E POSTA A RECEITA DA TORTA DE MAÇÃ, FIQUEI CURIOSA.

    ResponderExcluir
  6. Oi Zeny,

    Postamos a torta de maçã nesse link: http://www.entretulipas.com/2010/11/receita-appeltaart-famosa-torta-de-maca.html
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Gente....já tentei fazer essas mini-tortinhas de todas as formas e receitas. Utilizo a forma do mini pão de mel que é bem pequena e redondinha. Mas todas as minhas massas sobem o fundo quando estão assando, mesmo fazendo furinhos com o garfo. Dai ficam grossas e feias. O que fazer gente?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não conheço essa forma, mas as minhas sempre dão certo.
      Talvez a quantidade de massa que você esteja deixando no fundo esteja fazendo com que ela suba. Tente deixar o mínimo possível.
      Beijo e boa sorte! :)

      Excluir
    2. Coloque um punhado de arroz um feijão cru sobre a massa nates de colocar no forno, mas aí não pode rechear nessa hora.

      Excluir
  8. Já fiz essa receita duas vezes, fica uma delícia e é muito fácil!!
    Mas me diz uma coisa, só três minutos no forno?!!??!?! Eu tentei três minutos da primeira vez (com o forno pré aquecido a 220!), e ainda tava completamente crua e mole a massa, e nem fiz muito grossa não. Se tentasse tirar da forminha ia se desintegrar. Acabei tendo que deixar vinte minutos, até ficar minimamente assado pra poder tirar das forminhas, e depois de recheado deixei mais 12 min no forno até dourar pra valer.
    Na segunda vez levou um pouco menos tempo no forno, 15 min e depois mais 10, mas eu fiz menos quantidade de massa e por consequencia ficou mais fina a tortinha. O que será que faz a diferença no tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, eu também adoro essa receita (principalmente porque eu sou fã de torta de limão).
      Sim, no meu forno eu deixo só 3 minutos, mas eu já fiz na casa da minha mãe e ficou mais tempo, em torno de 12 minutos. O ponto é até ela começar a virar um biscoitinho (a borda começa a ficar douradinha, mas não muito, porque se não, quando for para o forno novamente, queima).
      Mas o motivo é esse... tem forno que esquenta mais homogêneamente (o forno todo esquenta igualmente), e tem forno que demora mais para esquentar todo. :)

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade