Curiosidade: Função dos Antigos Moinhos Holandeses

12:05


Foto: Arquivo ©Entretulipas

OS ANTIGOS MOINHOS HOLANDESES

Quem já foi para a Holanda com certeza já viu um dos maiores símbolos do país. É aquela história: Você já desce do avião procurando um moinho, as tulipas, os tamancos de madeira, e as vaquinhas (Comigo não foi assim! #sóquenão). Você pode até encontrar isso tudo no aeroporto, mas em forma de souvenir.
Antigamente, o número de moinhos era bem maior do que hoje. Ao longo dos anos, os moinhos foram destruídos pela guerra, muitos desapareceram na enchente de 53 e, também, foram perdendo sua atividade e utilidade. 
 Hoje, na realidade, os moinhos holandeses são apenas pontos turísticos; poucos deles ainda continuam "exercendo" a verdadeira função.
Foto: Arquivo ©Entretulipas

Tá, mas e qual era a função dos moinhos holandeses?

Ao contrário do que se pensa, os primeiros moinhos serviam para serrar a madeira que seria utilizada para construir os navios na época das grandes navegações.
O primeiro moinho de vento construído com a finalidade de drenar as águas do mar foi edificado em 1407, na cidade de Alkmaar, sendo um grande feito para os holandeses da Cia. das Índias Ociendentais.
Para vocês terem uma idéia, quase um quarto do país está abaixo do nível do mar (o que significa, mais ou menos, 60% da população total mora "abaixo do nível da água").

funcionando por fora
funcionando por dentro


















Fotos: Arquivo ©Entretulipas

Como eles funcionam? Existem vários tipos de moinhos?

Estruturalmente eles funcionam na base do vendo, por isso o nome "moinhos de vento" (na Holanda venta, mas não venta pouco... venta MUITO. Tem horas que é até difícil de andar). A medida que as hélices externas giram, as maquinárias internas também giram, fazendo com que as engrenagens movam a água e elevem-na. O moinho também gira externamente. Não entendeu? Imaginem um girassol. A flor não gira em busca do sol? O moinho também gira em direção ao vento.
Se vocês prestarem bem atenção, existem vários tipos de moinhos. Uns mais baixos, outros mais altos, uns com uma forma, outros com outras.... É, a variação que existe dos moinhos vai depender do ano em que ele foi construído.

Foto: Arquivo ©Entretulipas

Kinderdijk

Existe um vilarejo, próximo a cidade de Rotterdam, que você pode ver 19 moinhos juntos (o único lugar onde você vai encontrar uma quantidade tão grande de antigos moinhos juntos), que são datados de 1740. Além de poder visitar um dos moinhos, você também pode fazer passeio de barco, alugar uma bicicleta, e, acreditem, a paisagem é belíssima. O lugar é patrimônio histórico da UNESCO, e vale a pena visitar. Nesse site você vai ter todas as informações necessárias.

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Foto: Arquivo ©Entretulipas




















Infelizmente os moinhos estão desaparecendo...


Para vocês terem uma idéia, hoje só existem 8 moinhos em Amsterdam, um número muito pequeno, levando em consideração o fato que a cidade uma das maiores do país.
Como eu falei anteriormente, os moinhos hoje são apenas pontos turísitcos dos Países Baixos. Poucos ainda funcionam como moinhos de vento, alguns  são museus, outros servem de moradia para holandeses mais tradicionais, alguns são até ccervejarias tradicionais!
Os moinhos de ventos estão sendo substituídos pelos geradores de energia eólica. Há regiões da Holanda que você vê milhões deles juntos (próximo ao porto de Rotterdam, por exemplo). E, ao contrário de antigamente, o grande desafio dos "branquelos" é de conter o avanço do mar sob as terras que um dia os antigos moinhos de vento ajudaram a "conquistar". Depois da enchente de 53, o país criou o Ministério de Controle das águas. Este desenvolveu o Deltawerken (fazendo uma tradução grosseira, podemos chamar de Trabalho no Delta, ou controle das águas do Delta), que é um projeto que foi criado para construção de diques, represas, eclusas para conter o avanço do mar. O projeto demorou 50 anos para ficar pronto. Dizem que os diques e represas são de cair o queixo. Eu não conheço, mas tenho muita vontade de ir.

Bom, fica a dica de dois pontos turísticos holandeses para se conhecer. O contraste do novo e do antigo, uma mostra da inteligência e tecnologia humana: Os antigos moinhos de vento, no Kinderdijk, e os Deltawerken (junto com um gerador de energia eólica).
Foto: Arquivo ©Entretulipas

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

6 comentários

  1. Sou apaixonada pela Holanda e seus moinhos...
    Lindo demais! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeita para falar.... ahahah
    Amo a Holanda e toda a cultura do país.
    Obrigada pelo comentário, Carina! :)
    Volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Adorei entender melhor a funcionalidade dos moinhos!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Beta, que bom que ajudei a enriquecer seus conhecimentos! :) Fico feliz, porque esse é o maior objetivo do blog!

    Obrigada pela participação e elogio! Volte sempre! :)

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade