Alkmaar, o mercado e os queijos holandeses: Qual o sabor disso tudo?

08:40

Que a Holanda têm queijos maravilhosos, todo mundo sabe, e que o queijo Gouda hoje é o mais famoso queijo holandês, já esta mais do que batido. Mas, você sabia que algumas cidades holandesas ainda mantém a tradição medieval (isso mesmo, MEDIEVAL) dos mercados de queijo?
Alkmaar é uma das cidades holandesas que têm o mais famoso mercado de queijos dos Países Baixos. Hoje vamos juntar culinária com cultura e ver qual o sabor que vamos ter dessa combinação.

A HISTÓRIA DOS QUEIJOS HOLANDESES : QUAL O SABOR DOS PAÍS?


Foto: Arquivo ©Entretulipas

 A história e os tipos de queijos holandeses


Quem já foi à Holanda sabe que é difícil de imaginar o país sem as famosas vacas malhadas (sim, iguais as que sempre desenhávamos quando éramos crianças: branquinhas com manchas pretas). Diferente do que pensamos, as vacas holandesas são vacas para produção de leites e derivados, e não para corte (como acontece no Brasil). Apesar de ser um país minúsculo e menor do que o estado brasileiro de Sergipe, a produção de queijos da Holanda está na lista das maiores do mundo (sim, a maior parte do país é pasto para as lindas vaquinhas).

O queijo é produzido na Holanda desde os tempos pré-históricos. As províncias de Noord-Holland, Zuid-Holland, e Friesland eram as mais adequados para produção de leite devido ao seu solo úmido. Até o século XIX, o queijo era produzido nas fazendas. Desde a Idade Média, o queijo holandês foi enviado para o exterior, e durante a Idade de Ouro, os Países Baixos tinham uma reputação como um "país de queijo". Uma marca de qualidade para o queijo holandês foi criada, a porcentagem correta de gordura do queijo foi padronizada, desde 1913. Hoje, mais de 674 mil quilos de queijo são produzidos e exportados para 130 países, principalmente para a Alemanha, apesar do fato da Alemanha ser o maior país da Europa - a produção de queijo para os alemães gira em torno de cerca de 1,85 milhões de toneladas.


Como eu falei no começo do post, o Gouda é o mais conhecido queijo holandês - ele responde por cerca de 50% da produção de queijos total do país. 
Bom, eu achei um resumo de cada tipo dessas especiarias holandesas. Vamos  juntos conhecer...







Beemster Gouda kaas
Gouda - É um queijo semi-rígido com 48% de gordura do leite e sabor suave. O envelhecimento intensifica o sabor e dureza (se você vier na Holanda, você vai achar o Gouda 8 anos, 12 anos, 32 anos 32+,.. Quanto mais antigo, mais caro, e melhor o sabor). O Gouda geralmente é feito em bolas de queijo, pesando em torno de 12 quilos e os "Baby Goudas" pesam de 250 gramas a um quilo. Beemster, Reypenaer e Old Amesterdam são as marcas mais populares.


Edam kaas
Edam O queijo Edam é o segundo tipo de queijo mais importante nos Países Baixos, perfazendo 27% da produção total de queijo. O Edam é semi-rígido, com um teor de gordura de 40% e um sabor salgado muito suave, que agrada a todas as idades. Envelhecimento intensifica o sabor e dureza. O queijo tem uma forma típica ronda e pesa, normalmente, 1,7kg. O Baby Edammers  pesa em torno de um quilo. Versões de exportação, muitas vezes, têm um revestimento de parafina vermelha. Westland exporta um bom queijo Edam, mas de qualquer marca que você comprar, verifique se ele é da Holanda. Existem imitações baratas que o gosto não tem a ver com o original. 

Maasdammeer kaas
Maasdammeer O queijo Maasdammer representa 15% da produção de queijo holandês. Tem grandes buracos, uma forma de abóbada e um gosto doce, gosto de noz. A forma, o gosto típico e buracos são criados por bactérias especiais, que liberam gases durante o processo de maturação. Leerdammer e Maasdam são as mais conhecidas marcas de queijo Maasdammer.

Boerenkaas
Boerenkaas - O Boerenkaas (da tradução literal queijo de fazenda) é um queijo de leite cru, ou seja, não pasteurizado. Por lei, pelo menos metade do leite utilizado na produção de Boerenkaas deve provir de animais da própria fazenda. A outra metade pode ser adquirido por não mais de duas outras explorações leiteiras. Isso garante um produto artesanal. 

Queijo de cabra Bettine Grand Cru
Queijo de cabra (Goat's cheese) - O queijo de cabra holandês está disponível como o queijo fresco de cabra familiar, macio, como todos nós conhecemos, e no estilo Gouda semi-rígido. A vantagem deste queijo de cabra é que ele precisa de um processo mais curto de maturação comparado ao queijo feito de leite de vaca.  O queijo de cabra semi-rígido é branco, com um sabor levemente picante, mas com uma textura de uma pasta que se derrete na boca. Procure pelo antigo Bettine Grand Cru, que foi escolhido 2006 o melhor queijo do mundo durante o evento anual Nantwich Internacional Cheese show, na Inglaterra.



Queijo defumado
Queijo defumado (Smoked Cheese) - O queijo defumado é primeiro derretido, defumado, e depois reconstituído em formas de salsicha. Geralmente é vendido em fatias e tem uma casca marrom distintinta e o gosto de defumado.

Queijo frisian de cravo
Queijo Frisian de cravo ( Frisian clove cheese) - Este queijo é feito com baixo teor de gordura do leite, cominho e cravo. O queijo é muito firme em textura e vem em uma roda com pontas afiadas. Um longo processo de amadurecimento cria um queijo duro, seco e ligeiramente ácido.

Leidse Kaas
Queijo Leidse (Leidse kaas) - O queijo de cominho, original da cidade de Leiden, é seco, picante e um pouco azedo. Tem um percentual de gordura de 40%. O envelhecimento intensifica o sabor do cominho. O Boeren Leidse (Fazenda Leidse) tem um percentual de gordura de 20% e uma casca vermelho-escuro com o brasão da cidade de Leiden sobre ele. 

Queijo de ervas
Queijo de ervas (Herb Cheese) - Essa categoriaa inclui os queijos que são aromatizados com ervas como salsa, cebolinha, mostarda, pimenta, cebola, e ingredientes incomuns, como urtiga.

Existem fábricas de queijo em toda a Holanda que são abertas a visitação e a "provação", ou seja, usam o método do see and taste.
O vilarejo de Zaans Schans, distante em torno de 20km de Amsterdam, além de valer a visita por ser típico holandês, ter uma fábrica de tamancos, de mostarda e ter alguns moinhos para visitação, se destaca por ter uma mini fábrica de queijos aberta a visitação e venda de queijos (Cheese Farm De Catherinahoeve ) - você, inclusive, pode prová-los! Bom, mas o Zaans Schans vai ficar para um outro post.
O importante é provar essa iguaria holandesa que, se no Brasil pagamos fortunas para ter um pedacinho em casa, lá são esses queijos que eles comem com pão na hora do café da manhã e do almoço.

Como eu já falei, a produção desses queijos vem de antigamente, e foi um das "especiarias" que a Holanda vendia em mercados de algumas cidades do país e comercializava para outros países.
Ao longo dos anos, a maioria das cidades dos Países Baixos tinham esses mercados. Alguns cresceram e ficaram famosos, outros foram sumindo com o tempo e dando lugar para outras atividades comerciais.
Foto: Arquivo ©Entretulipas

Alkmaar ficou conhecida como uma das cidades que até hoje carrega a tradição de ter um mercado de queijos. Na realidade não é mais um mercado como antigamente. Atualmente é só uma "representação" do passado, mas o que vale é manter a tradição.
A cidade em si vale a visita pelo charme dos seus canais, casas antigas e, claro, pelo mercado.






O mercado

Foto: Arquivo ©Entretulipas
Não existe uma data certa que indique o marco de quando o mercado começou as suas atividades (até porque história, até onde eu sei, não é uma ciência exata ahaha) mas, segundo os sites e livros que eu pesquisei, falam que na Idade Média os produtores de leite das regiões em torno da cidade, vinham a elas às sextas feiras para vender seus produtos.
No mercado, os queijos eram separados pelas cores da casca (variando de vermelho a amarelo). Além disso, existiam os porteiros (kaasdragers), identificados com chapéis coloridos, que tomavam conta dos queijos e os levavam- os para a pesagem.
Fotos: Arquivo ©Entretulipas
O curioso é que cada "maca" de queijo pesava em torno de 160kg, e dois desses kaasdragers carregavam todo esse peso nas costas.
A negociação era feita com um ritual, chamado handjeklap, em que após combinar o valor da venda/compra dos queijos, o vendedor e o comprador batiam as mãos e gritavam o preço. Depois disso, o queijo era levado para casa de pesagem (Waag) e, daí sim, transportado pelo comprador.
No início, por volta do ano de 1360 o mercado só possuia uma balança, passando a ter quatro só no início do século XV.
pesagem dos queijos
Só existem relatos do início da realização do mercado na atual praça onde é realizado (Waagplein) no fim do século XVI, a partir de 1593. E, ainda assim, o mercado era realizado em um espaço muito menor do que é realizado atualmente. Para vocês terem noção, a praça foi ampliada 8 vezes até chegar no tamanho atual!
Bom, o mercado hoje é totalmente simbólico, pois nem queijo você pode comprar mais, a não ser em uma das barraquinhas que são montadas, ao redor do mercado, que vendem além de queijo outros derivados do leite e souvenirs da Holanda e da cidade.
E como funciona a feira? Os caminhões chegam, os produtores de queijo arrumam os queijos no chão ( isso mesmo, no chão! Por isso, já dizia minha madrinha, quando comprar queijo, retire a casca antes de comer! ahahaha), e alguns dos kaasdragers carregam "macas" cheias de queijo para serem pesadas. 
Foto: Arquivo ©Entretulipas
barraquinha vedendo queijo -
É legal de ver os kaasdragers com os chapéis de palha coloridos, como funcionava todo o processo antigamente, a pesagem (como é que funciona a pesagem de mais de 100kg?) e a tradição dos holandeses de manter isso vivo até hoje. As crianças ficam encantadas.
Nas barraquinhas você até consegue provar os queijos e, se pesquisar bem, comprar souvenirs num preço bom.
Holandesa vestida com roupa típica - Fotos: Arquivo ©Entretulipas

O museu do queijo - Holland Kaasmuseum

Em homenagem ao mercado e à fama do país, foi criado o Museu do Queijo (Hollandse Kaasmuseum).
Em 1390 foi construída uma capela para o Espírito Santo. Em 1576 o prédio tornou-se a Casa de Pesagem do queijo. Hoje parte do prédio é usado para pesar o queijo durante o mercado e a outra parte é o museu do queijo.
O acervo do museu conta a história do queijo holandês, dos mercados em todo o país e mostra como funciona o processo e fabricação de um dos maiores símbolos da Holanda.
Para as kids é bem interessante, pois há partes do museus em que os pequenos podem interagir com a exposição.


Quais as datas e horários de funcionamento?

O mercado de queijos funciona durante a primavera/ verão, normalmente de Abril a Agosto. As datas variam de ano para ano. É bom conferir no site oficial do mercado.
É importante lembrar que, além de meses específicos, o "Kaasmarkt," como é conhecido, só acontece às sextas feiras, das 10h às 12h30.

  • 9.50: Recepção aos visitantes
  • 09.55:  Início do toque dos sinos
  • 10.00: Abertura do mercado
  • 10.05 - 10.50: Apresentação verbal em inglês, alemão, holandês e francês
  • 10.50 - 11.15: Performace do carregamento dos queijos
  • 11.20 - 12.05:  Apresentação verbal em inglês, alemão, holandês e francês
  • 12.15 - 12.45 : Performace do carregamento dos queijos
  • 12.30: Encerramento do mercado de queijos
O museu do queijo também tem datas específicas de funcionamento (normalmente de Abril a Outubro), mas fica aberto mais dias da semana (de segunda a sábado)

Foto: Arquivo ©Entretulipas

Paga algo para entrar?

No mercado, não. É na rua, então é bom chegar cedo porque lota.
Para entrar no museu do queijo paga uma taxa para entrar. Segue:

•Adultos e crianças a partir de 12 anos: € 3,00 por pessoa.
•Crianças até 12 anos: € 1,50 por pessoa. 
•Crianças até 4 anos: grátis.


Como chegar lá?

Para chegar na cidade você pode pegar um trem em qualquer cidade da Holanda (quer saber como usar o sistema ferroviário holandês? Clique aqui e leia o nosso artigo sobre); das cidades mais próximas, você pode pegar um ônibus ou, simplesmente, ir de bike.
Para saber qual a melhor maneira de você chegar lá, existe do site 9292ov.nl da Holanda. Você digita os endereços de saída e destino e ele traça a rota. 
O mercado acontece em uma praça (ao lado de um canal, em um lugar lindo), no centro da cidade, chamada Waagplein. Veja aqui o mapa. O museu esta localizado na mesma praça. O local está bem sinalizado com uma placa grande, mas fica em uma antiga igreja, por trás do lugar onde são pesados os queijos. É fácil de se identificar.

Gostou? Quer mais?

Foto: Arquivo ©Entretulipas
No site de Alkmaar você ter uma vista de 360 graus do mercado e pode obter mais informações sobre a cidade.
Quer saber mais sobre os moinhos holandeses? Confira a nossa reportagem que fala um pouco mais sobre a história desse que se tornou um símbolo do país.


As informações desse post foram tiradas dos sites oficiais da cidade de Alkmaar, o mercado de queijos e do museu dos queijos. Quero agradecer ao site Dutchfood.about.com. As informações sobre os queijos foram tiradas todas de lá, traduzidas e corrigidas ( a não ser os meus comentários).
Algumas fotos são do Arquivo ©Entretulipas (indicadas) e outras foram tiradas do Google.


Hospede-se em Alkmaar. Clique aqui e veja opções de hoteis, albergues e pousadas.
Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

2 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade