Futebol na Holanda: onde assistir os jogos (inclusive da Copa do Mundo) e a paixão pela Laranja Mecânica

10:31

Falou em futebol todo mundo pensa em Brasil, correto? É e não é. Não para os holandeses. Tá certo que em 2014 a Copa do Mundo de Futebol vai ser no país verde amarelo, e isso faz com que todos lembrem do Brasil, mas quem falou que todo mundo considera a seleção canarinha como a melhor do mundo? 
Fanáticos laranjas - Foto: I Amsterdam
Aí é que você engana-se, meu bem. Os holandeses são alucinados pela "Laranja Mecânica", e afirmam com muita propriedade que a seleção deles é uma das melhores do mundo - mesmo sem ter sido campeã ao menos uma vez (quén, quén, quén, quééén!).


Primeiro, vale ressaltar que eu não sou "Maria Chuteira" - no bom sentido da expressão. Esse artigo tem a finalidade de informar. Se alguém achar que eu estou falando besteira, a caixa de comentário está aberta, por favor me corrijam! ;)

Vamos a explicação do porquê a cor Laranja e, claro, o que é Laranja Mecânica. No artigo do Koningsdag - dia do aniversário do Rei - eu expliquei que a cor da família real holandesa é laranja, e por isso principal cor usada nesse dia é laranja. Também por esse motivo a cor da camisa principal da seleção holandesa é... laranja!

Como eu falei acima, a seleção holandesa nunca ganhou um título da FIFA, mas em uma das vezes que esteve bem perto (eles foram vice 4 vezes), mais precisamente na Copa de 1974, a principal tática do time era o toque de bola, de jogador em jogador, até chegar no gol adversário. Essa tática ficou conhecida como "carrossel" (uia!). Juntando esse fato com o sucesso, na época, do famoso filme A Laranja Mecânica, de Stanley Kubric, o nome pegou, e a seleção holandesa ganhou um novo apelido. 
Bem, essa é a história que alguns amigos holandeses contam. Alguém tem mais alguma versão?

Explicações a parte, o fato é que os holandeses são doentes por futebol... Talvez eu tenha me expressado errado, porque doentes são os brasileiros, que jogam até vaso sanitário na torcida adversária (#vergonha). Enfim, eles gostam muito de futebol. Também têm rivalidades, e brincam quando uma pessoa não divide a mesma torcida (por exemplo, existe uma rixa grande entre os torcedores do Ajax, de Amsterdam, com o Feyenoord, de Rotterdam), mas não chega a rolar agressão, como no Brasil. Porém, assim como acontece com a seleção brasileira, quando a seleção holandesa entra em campo, a torcida se transforma no 12o jogador em campo. Eles participam, acompanham, debatem sobre, vão ao estádio ou assistem jogos nos bares.
Torcedores fanáticos nos bares - Foto: Holland.com
Em época de Copa do Mundo, os lugares ganham decoração especial, e advinhem a cor? Laranja!
É uma animação só. Todos torcem juntos, se abraçam, brigam com o juiz,... 
Por isso, quer um lugar legal para assistir os jogos em que a seleção holandesa está em campo? Procure um bar! Mesmo que você não beba, é diversão garantida. Ah, e se o jogo for Brasil X Holanda, a seleção brasileira ganhando ou perdendo, não leve a mal, e prepare-se para ouvir várias brincadeiras dos holandeses. :) 

Há também a opção de festas fechadas, com dj`s e bandas, em que bares e casas de show fazem a preços fixos. Vale dá uma procurada. Nos jogos do Brasil, em várias cidades holandesas, grupos de brasileiros organizaram essas festas. 
Ah, e em jogos de semi-finais e finais que a Laranja Mecânica for jogar, são montados telões em algumas praças de grandes cidades. A Musemplein, em Amsterdam, por exemplo, vira o QG dos torcedores.
Torcedor pintato - Foto: Holland.com

Será que a Laranja Mecânica vai (finalmente!!!) ganhar um título em 2014? Veremos... O que posso garantir que a torcida deles é grande. E que vença o melhor!

Hup Hup Holland!
Vai Brasil!
Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade