Londres de trem: desde como comprar tickets, até a experiência de atravessar o canal da Mancha.

06:52

Como eu já falei aqui no blog, minhas viagens sempre são uma aventura, seja na gastronômia, seja em conhecer lugares diferentes, seja no lugar onde eu me hospedo, ou a trilha sonora, ou algum jargão que crio, sejam pessoas que cruzam meu caminho, seja no meio de transporte que uso. Enfim! Viagem boa é aquela que, de alguma forma, te marca de alguma maneira.
Não escondo a minha forma de viajar, mas esses dias eu descobri que escondo minhas paixões. Nunca falei aqui no blog de alguns dos lugares que mais frequento, da minha cidade favorita na Holanda e de alguns lugares que eu amei conhecer. Londres, por exemplo. Quando menininha uma pessoa da minha família, que morou na Inglaterra, me mandou um livrinho pequeno do país. Na paisagem, a Tower of London, os famosos guardinhas vermelhos, uma rainha e as mais variadas "tribos" da cidade. Esse livrinho eu guardo com muito carinho até hoje, porque foi um dos pontapés iniciais para minha vida de viajante e o início da minha paixão pela língua inglesa e a cidade de Londres.

Seja para passear - já que a cidade tem uma infinidade de lugares legais para conhecer (e gratuitos!) -, seja para estudar - há centenas de opções de cursos e escolas bons na cidade, seja para provar alguns dos milhares de restaurantes, ou para curtir uma das mais lindas queimas de fogos do mundo no Revellion, ou para conhecer gente nova, ou para... Londres é o lugar perfeito para qualquer pessoa, seja qual for o motivo.
Quando comecei a montar o roteiro da viagem (e essa foi milimetricamente planejada, para optimizar o tempo e aproveitar bastante), decidi que a aventura iria começar pelo meio de transporte: porque não atravessar o canal da Mancha por baixo dele? Ui!


Nosso trem - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

Detalhe para o nome do trem - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas
Os pontos principais que pesaram na decisão de escolher o Eurostar foram:

*Custo benefício: preço x praticidade. Eventualmente tem promoção de passagens de trem. Morando na Europa é mais fácil de descobrir, pelos cartazes e propagandas. Para quem está com passagem marcada para a Europa, é sempre bom ficar de olho nos sites das companhias de trem. Pegamos uma promoção e pagamos 99 euros por uma passagem ida e volta, de Amsterdam Centraal para Londres St. Pancras. Você pode encontrar uma passagem de avião mais barata do que isso, pelas companhias low cost, mas com certeza você vai ter uma dor de cabeça maior com deslocamento, conforto no avião, etc, etc, etc Normalmente, os vôos low cost vão para os aeroportos mais afastados da cidade, o que acaba não compensando, financeiramente ($$) falando, pois o preço que você paga para ir do aeroporto para o centro da cidade é caríssimo. De trem, você desembarca em uma estação praticamente no centro da cidade, e está integrada com uma estação de metrô;

*A experiência de andar de trem ultra rápido, atravessando um canal (!!!!);

*As paisagens belíssimas que iríamos ter de três países: Bélgica, França e Inglaterra (sem falar na Holanda).

Tá, tudo bem que de trem você gasta mais tempo se deslocando. Mas, os pontos acima fizeram toda a diferença.
Olha a carinha de felicidade - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

Decisão tomada, e como é que faz para comprar o ticket?
Nada de pânico! Essa é a parte mais fácil. Como assim, mais fácil que viajar?! Yes! Eu explico.
O Eurostar, trem de alta velocidade que atravessa o canal da mancha, parte apenas de algumas estações da Europa: Brussel-Zuid (Estação Bruxelas- sul), na Bélgica; Paris Gare du Nord (Estação Portão Norte de Paris) e Lille, na França. Há algumas cidades que o Eurostar faz "escala", dentro desses trajetos acima.
O site da própria Eurostar vende os tickets, partindo dos destinos acima.
Siga o passo a passo abaixo para comprar seu bilhete. Clique nas fotos para ampliá-las.
Escolha o idioma no site 
Escolha seu bilhete
Não precisa, mas se quiser, você pode se cadastrar no site. Detalhe, a direita, todas as informações da passagem (horários, valores, origem e destino).
Escolha seu acento
Preencha as informações do seu cartão de crédito. Note que, dependendo da bandeira do cartão, é cobrada uma taxa extra.
Porém, se você não está em nenhum dos destinos acima, dá para comprar pelo site da Rail Europe.
Em ambos os sites, a compra tem que ser feita com cartão de crédito internacional.
É só seguir o passo a passo do site
Como dá para ver pelas fotos, é bem fácil e simples. O layout dos sites é bem "siga o mestre", e fazendo o passo a passo direitinho, não tem erro. 

Tá vendo que eu disse que era fácil?!

Dependendo do país da Europa que você está, o sistema ferroviário do país também vende essas passagens, integrando o trecho até uma das estações de saída do Eurostar. Como assim, Bial?! 
Um exemplo prático: nossas passagens foram compradas pelo site do NS Hispeed International, o departamento de venda de bilhetes internacionais de trem da Companhia Ferroviária Holandesa - expliquei bem direitinho sobre ela nesse post -. O bilhete saía da estação Amsterdam Centraal, fazia escala em Bruxelas-Zuid (depois de algumas paradas em algumas estações na Holanda), e lá fizemos a imigração (sim, de trem você também passa pela imigração belga e britânica) e pegamos o Eurostar.
Site do NS Hi Speed. Em cima, do lado direito, você pode selecionar o idioma para inglês.
Selecione a sua viagem
Note os detalhes da viagem: onde há a troca de trem. Do lado direito, todos os detalhes de preço, origem, destino, horário.
Confirme seus tickets selecionados. Rolando a página você preenche os dados do passageiro...
... e escolhe a forma de pagamento. Também é cobrada uma taxa a mais para algumas bandeiras de cartão de crédito,

A compra das passagens foi feita no guichê da NS Internacional, em Amsterdam, porque paguei em dinheuros, mas pode também ser feita pela internet, com o cartão de crédito.

Nossos tickets - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

Os lugares no trecho Holanda - Bélgica não eram marcados, mas foi por causa do tipo de trem que pegamos. Há trens que o lugar é marcado, e é bom tomar cuidado com isso. Já no trecho feito com a Eurostar, o lugar é marcado, e antes de subir no trem você tem que observar em qual vagão está marcado o seu lugar. 

Viajando
Eu adoro observar paisagens, e da janela de um trem é muito divertido, porque você tem as mais variadas, desde a do centro de uma cidade européia, até campos de flores ou pastos. O que eu achei mais legal foi observar a mudança entre um país e outro. Mesmo a Europa sendo tão pequena, há sim várias diferenças. Na Holanda você não vê montanhas. Já na Bélgica você vê que o relevo começa a mudar, e na França já está completamente diferente. 
Muita gente não sabe, mas no Eurotúnel passa carro também (sim, você leu certo!). É legal você sentir a diferença de velocidade do trem, dentro e fora do túnel, ver a praia na Inglaterra, vê as paisagens se tornando mais urbanas, até a chegada em Londres.
No trajeto - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

Já na sala de espera da Eurostar, entrando no clima Londrino. Tô parecendo o corcunda de Notre Dame na foto #euhein -  Foto: Arquivo pessoal Entretulipas
Viajar não é só curtir o destino, mas o caminho até chegar nele também é uma atração a parte.

#Ficaadica: Não há despacho de bagagem. Você mesmo tem que guardar a sua bagagem e o bagageiro de malas é bem pequeno. Por isso, chegue cedo para garantir o lugar da sua bagagem, se não quiser ter que levá-la no espaço que você tem para os pés ou no corredor. Os bagageiros, normalmente, ficam logo na entrada/ saída do vagão. Quando estiver perto da chegada ao destino final, de já ficar perto das bagagens, para garantir que ninguém vai pegar sua bagagem por engano. É imprescindível lacrar bem a mala, com cadeados ou envolver com plástico. No trem não é como no avião, que a empresa aérea se responsabiliza por danos ou furtos na sua bagagem.
Lembre-se que isso pode até ser incoveniente, mas quer um maior que, viajando de low cost, ter que pagar para despachar a bagagem?! 
Se você está com muitas malas, eu aconselho a não economizar e ir de avião mesmo, pagando uma companhia aérea mais cara e indo para um aeroporto mais perto do centro e ir de taxi para o seu hotel/ albergue/ casa/ BB/ etc. Garanto que será menos uma dor de cabeça. Na minha experiência vi pessoas sofrerem para carregar mil e uma bagagens.
Fazendo um ranguinho na estação de Bruxelas
E tem lanche?! Gratuitamente, só os "first class" é quem ganham. 
Mas há alguns vagões que são lanchonetes, que você pode comprar sua comidinha ou um chocolate quentinho. Nããão é a coisa mais barata do mundo, mas não cái a mão como os preços abusivos que a Gol cobra nos lanches nos seus vôos. Eu aconselho sempre levar um lanchinho.

Imigração
A imigração britânica tem a "fama" de ser exigente (leia: chatinha). Eles de fato fazem muitas perguntas, como para onde você vai, o que vai fazer, quantos dias vai passar, pede a reserva do hotel, bilhete de ida e volta, passaporte, etc, etc, etc. No meu caso, eu não tive nenhum problema. Respondi todas as perguntas, mostrei dinheiro e o cartão de residente da Holanda. Ganhei um carimbo no passaporte, um "Welcome to Great Britain" (com direito ao sotaque perfeito britânico, e saí de lá com um grande sorriso no rosto.
E a regra dos líquidos no saquinho?
Depois da imigração, uma salinha de descanso, estilo a do aeroporto de Recife. Bem moderninha e confortável. Detalhe na decoração natalina... fomos próximo ao Revellion  - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

Na minha época, não existia tanta rigidez quanto aos líquidos,  até porque você não despacha a bagagem.
Há uma enorme restrição quanto a objetos cortantes, perfurantes, etc. Você e sua mala passam pelo Raio X e, caso eles achem algo suspeito, eles pedem para revistar.

Os viajantes da estação St. Pancras. Belíssima estátua. - No trajeto - Foto: Arquivo pessoal Entretulipas
Estação St. Pancras
Como eu falei no início, a estação fica muito bem localizada, é integrada com o metrô, e é um espectáculo. Verdadeiramente linda. É daquelas estações antigas de trem da Europa, só que foi toda reformada por dentro e é bem moderna.
St. Pancras - Picture: Graeme Maclean
St Pancras - Picture: Alan Cleaver

Lá mesmo você pode comprar seu Oyster card (cartão de metrô londrino), carregá-lo e pegar trem também para vários destinos na Grã Bretanha, inclusive Hogwarts (sim, é nessa estação que fica a plataforma 9 3/4).
A estação é beeem grande, mas há placas em todos os lugares com informações, as pessoas também foram bem solícitas quando precisamos. Há cafés, lanchonetes, banheiros family friendly, lojas etc. 
Só cuidado para não se encantar demais com a estação e descuidar das bagagens!
Foto: Arquivo pessoal Entretulipas

London tube map

Fácil?! Facílimo, e uma experiência super bacana! Dúvidas ou algo a acrescentar?! Divide com a gente aí nos comentários!


Você também irá gostar

2 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade