5 cidades imperdíveis na Holanda

16:57

A grande maioria (eu arriscaria todos) dos turistas que vão à Holanda escolhem Amsterdam como destino principal. Porém, como nós mostramos aqui no blog, a o país é muito mais do que Amsterdam. Claro, não é a toa que a cidade é a "capital" do país, com toda a sua beleza e encanto. Mas, vocês sabiam que a capital administrativa é Haia? É a cidade sede do parlamento, dos ministérios, da Corte Internacional de Justiça, etc. 

Haia, capital administrativa da Holanda - Foto: Entretulipas


Já Rotterdam é conhecida pelo seu porto, pela arquitetura mais moderna e por abrigar pessoas dos mais variados cantos do mundo. 
Utrecht é a mais charmosa de todas. Do bombardeio a catedral, na época da guerra, restou uma torre e uma pequena igreja no centro da cidade. Os restaurantes à beira dos canais são de deixar qualquer um apaixonado.
Ai....É tanta coisa para se conhecer nesse país tão pequeno. E isso são só as principais cidades....
Pois bem, pensando em estimular um turismo "diferente" no país dos tamancos, listamos cinco cidades pequenas, mas com uma enorme variedade de pontos turísticos - e não turísticos - que tornam a visita imperdível.


1) Leiden

Moinho de Leiden - Foto: Entretulipas


Leiden é cidade sede uma das melhores universidades da Holanda e a mais antiga. Além disso, abriga o museu de história natural mais famoso do país, o  Biodiversidade e história Natural, um programa excelente para adultos e crianças.
A feira da cidade, aos sábados, é também imperdível. Com uma grande variedade de produtos, dá para passar a tarde rodando pelo centro da cidade, aproveitando a beleza das casas e deliciando-se com as guloseimas da feira. Ah, sem esquecer dos cafés, que ficam lotados na primavera e no verão, com as mesinhas nas calçadas. Um lugar ao sol é sempre muito disputado.
Por causa dos estudantes, a cidade tem uma das noites mais animadas da região, com uma grande variedade de bares super animados.

2) Delft

Muito amor por Delft... tanto amor que existe um coração, na praça principal - Foto: Entretulipas

falamos bem da cidade aqui, e também já demos a dica da visita a uma fábrica de cerâmica - pense num programa arretado! 
Terra de Vermeer, andar pela cidade é como imergir em seus quadros. Foi lá onde ele se inspirou e pintou A moça do brinco de pérola (a “Monalisa” holandesa, que está exposta no museu/casa de Maurício de Nassau, em Haia) e o retrato da sua casa, entre outros quadros.
Delft também foi o local onde a Casa de Oranje (a família real holandesa) viveu por alguns anos, pouco antes de tornar o país independente, durante a Guerra dos 30 anos contra a Espanha.
Ou seja, a cidade além de ser linda, tem muita história e museus incríveis a serem visitados.


3) Alkmaar

O mercado de queijos - Foto: Entretulipas
Os queijos holandeses são alguns dos mais famosos do mundo, e que tal vivenciar como eles eram vendidos antigamente? Como falamos anteriormente no post, Alkmaar é uma das cidades holandesas que ainda mantém a tradição das feiras de queijo. As mesmas acontecem às 9h, nas sextas-feiras da primavera e do verão holandês. É um programa bem turista, mas vale a pena não só pelas fotos legais que dá para tirar, mas também por ser uma oportunidade de provar alguns queijos e comprá-los em barracas que são montadas próximas a feira. Ah, sem esquecer do museu dos queijos, com a história da produção e das feiras que aconteciam em todo o país.


4) Maastricht




Maastricht - Foto: Entretulipas

Maastricht é uma das cidades mais elegantes da Holanda (eu arriscaria dizer que é a mais), e já falamos sobre ela também aqui no blog. De dia, as ruas e casas seduzem sua atenção pelo mistério e história que carregam. Suas praças, repletas de cafés, no verão e primavera têm suas mesas disputadas.
A noite a cidade fica ainda mais charmosa, porque entre as luzes do centro revelam excelentes restaurantes, bares e boates. É uma grande badalação.


Maastricht a noite - Fotos: Entretulipas

A história do país também pode ser contada através dos resquícios de fortes, pontes antigas, parques e uma montanha cheia de túneis, que escondeu muita gente na época da guerra contra a Espanha.
É perto da cidade também que você pode estar em 3 lugares ao mesmo (sim, é possível!).
O carnaval é um espetáculo a parte. Ver as pessoas fantasiadas, em pleno inverno, brincando nas ruas, ao som de músicas um pouco estranhas é o máximo.
Bom, tem tanta coisa que as duas horas de distância (de trem) de Amsterdam valem a pena.

5) Groningen

Martinitoren - Foto: Entretulipas

Localizada no extremo norte do país, muitas pessoas podem até comparar Groningen com uma flor no meio de um pasto verde. É mais ou menos isso. A maior parte do solo do norte da Holanda é destinado a criação de gado leiteiro e para a agricultura. Durante a viagem de trem entre a cidade e Amsterdam dá para ver bem. Digamos que bate uma certa insegurança no caminho: será que estou indo para o fim do mundo? Porém, ao chegar à cidade é tudo bem diferente. Parece até uma outra Holanda! A arquitetura da mesma se difere um pouco das outras cidades holandesas, o sotaque é diferente, a fisionomia das pessoas é diferente também,... Enfim, apesar do país ser pequeno, há diferenças também como há no Brasil. É em Groningen que você vai encontrar um dos melhores museus de arte moderna e design do país, o Groninger Museum. 
Groninger Museum - Foto: Entretulipas

Vista da Martinitoren - Foto: Entretulipas

A torre da catedral (Martinitoren) no centro da cidade, foi construída no século XIII e é aberta a visitação. A vista lá de cima é incrível, e dá para ver quilometros de distância. O único porém são as centenas de escadas para subir.
Albert Heijn - Foto: Entretulipas

O prédio do Albert Heijn, maior rede de supermercados holandesa, no centro da cidade é belíssimo. 

Fala sério, dá ou não vontade de conhecer o país todo?


No Booking você tem diversas sugestões de onde se hospedar nessas cidades com um excelente preço:
Hoteis e pousadas em Groningen.
Hoteis e pousadas em Maastricht
Hoteis e pousadas em Alkmaar
Hoteis e pousadas em Delft
Hoteis e pousadas em Leiden

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.


Você também irá gostar

2 comentários

  1. E Otterlo, com o Veluwe e o museu Kröller-Müller, com muitos Van Gogh? Imperdível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edy, tudo bem? Não conheço nem a cidade e nem o museu, mas já está na lista.

      Obrigada pela dica!
      Beijo!

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade