As "Hogueras de San Juan" de Alicante

22:54

"Hogueras de San Juan" não lembram alguma festa que também celebramos no Brasil? 
Hoguera, em espanhol, significa fogueira.
San Juan, também na mesma língua, significa São João.
Agora ficou óbvio, né?
A belíssima cidade de Alicante, distante 430km de Madri, na Espanha, celebra a abertura do verão com uma festa que dura, em torno de, 10 dias.
Cercado por música, cor, fogos de artifício e entretenimento, milhares de pessoas tomam as ruas para experimentar este festival para adorar o fogo.
Não se sabe ao certo a data que começaram as celebrações, mas o primeiro marco foi que a partir de 1928 o festival de queima das fogueiras se estabeleceu e acontece até hoje.
Os personagens principais desta enorme festa são verdadeiras obras de arte efêmera: as "hogueras" (fogueiras), figuras enormes, feitas de papel machê e madeira, confeccionadas por artistas plásticos.
Hogueras em Alicante, Espanha - Foto: Vicente Moreno (Flickr)
Fogueiras - Fotos: Entretulipas


Foto: Arquivo Entretulipas

Esses fios são fogos de artifício, para queimar as fogueiras. A foto foi tirada horas antes da queima - Foto: Entretulipas

Cada bairro tem sua fogueira, cada fogueira tem um nome, e há um campeonato para eleger "a mais mais" de cada categoria - perfeccionismo, a melhor do tema infantil, a mais criativa, etc. Em geral, todas as fogueiras fazem uma sátira de algo/ alguém, e cada bairro é representado por uma.



O início da festa é marcado pela montagem das fogueiras nos locais espalhados pela cidade, e uma feira na praça principal da cidade, às margens do Mediterrâneo, na Plaza de los Teros. O calçadão fica lotado de gente e diáriamente há uma programação de apresentações de danças típicas - as mulheres se vestem  homenageando a padroeira da cidade -, comidas e vários tipos de paellas, e muitas touradas, na arena da cidade. Dica: pedir uma horchata e assistir as danças folclóricas.
Hogueras - Fotos: Alex Stoen (Flickr)


No dia 24 de junho há uma grande queima de fogos, na marina da cidade, e a queima também das fogueiras. A festa é tão segura que há um carro de bombeiros junto de cada "hoguera", para evitar que nenhum acidente aconteça. O acontecimento marca o início do solstício de verão na Europa.
É lindo e vale ver de perto. Para nós, que curtimos 100% a festa de São João do Brasil, foi uma maneira bem diferente de celebrar a mesma data. 
Queima das fogueiras - Fotos: Arquivo Entretulipas
Falando nisso...
Vocês sabem porque os católicos acendem fogueiras na festa junina? Uma lenda católica afirma que, para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, sua prima Isabel teria acendido uma fogueira sobre um monte. 

Fonte: http://www.spain.info/pt_BR/vive/fiestas/alicante/hogueras_de_san_juan.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Bonfires_of_Saint_John
http://www.alicanteturismo.com/

Já curtiu a nossa página do Facebook? Dicas, curiosidades e fotos da Holanda e do mundo atualizadas! :) Acompanhe-nos por lá também!

Você também irá gostar

1 comentários

  1. I have read so many content concerning the blogger lovers except this piece of writing is really a good article, keep it up.


    Check out my blog: persianas verticais

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade