Viajando de Business Class na KLM

14:48

Como eu já tinha comentado anteriormente, ano passado tive a excelente oportunidade de viajar para a China. Ai vocês pensam: deve ter sido uó atravessar o mundo inteiro em uma daquelas cadeirinhas horríveis de avião, com as pernas super apertadinhas (quem me conhece sabe que tenho 1.75m), na qual você fica procurando uma posição para tentar cochilar, porque dormir é quase impossível, né? Errado! Talvez se eu tivesse viajado na classe econômica poderia até ter passado por esses perrengues, mas dessa vez eu estava chique "benhê", e viajei de classe executiva (UAU!).
Pois é, como viajei a convite de uma empresa, a mesma pagou as passagens, e tive a sorte de viajar em uma das melhores companhias aéres do mundo e, de quebra, desfrutar de sua excelente sala VIP.
E vou dizer: não é bom... é MUITO bom ser mimada de vez em quando, né?
Então vamos deixar de lero, lero e contar com detalhes como foi.



A rota completa da viagem foi REC-LIS-AMS-PEK, porém, o trecho entre REC-LIS-AMS foi feito em outra cia aérea, a TAP (que vai ser história para um outro post). Usando os serviços da KLM foram, em torno de, 16h entre o check in feito no aeroporto de Schiphol, 6h de conexão e desfrute da sala vip, 10h de vôo, e o desembarque em Pequim.

Ao desembarcar em Amsterdam, tivemos que pegar as bagagens e fazer um novo check in, pois a TAP não é cia parceira da KLM. Para os que tem um conexão curta, talvez isso seja um ponto de desvantagem, pois o atraso de um voo pode acarretar na perda do próximo voo e, nesse caso em que as cias aéreas não tem parceria, terá que pagar uma taxa extra para embarcar no próximo e arcar com todas as suas despesas.
Mas, no nosso caso, foi muito tranquilo, porque tínhamos seis longas horas até o horário do voo para Pequim, ou seja, chá de cadeira total, não é? Não quando você está viajando de Business Class, e não quando você está em um aeroporto como o Schiphol, que tem mil e uma opções de coisas para fazer.

O check in


Bom, o check in foi super tranquilo e rápido. Em menos de 15 minutos já estávamos com as bagagens despachadas e com os cartões de embarque nas mãos, sem fila e stress. As atendentes falavam holandês (claro!), francês e inglês. Ah, e no balcão ao lado eu vi uma se comunicando em chinês com uma família.
Entre os documentos checados, além do passaporte e do visto, vale lembrar, foi o cartão de vacina internacional, comprovando que tomei a vacina de febre amarela, obrigatória para quem viaja para o continente asiático.

O aeroporto de Schiphol e os lounges da KLM

Dando uma pitadinha dos posts que virão, o aeroporto de Amsterdam é um dos maiores da Europa, e coloca os aeroportos brasileiros no chinelo quando o assunto é opções de entretenimento. Um cassino, hoteis, uma grande variedade de lojas, uma biblioteca, um museu (isso mesmo, um MUSEU), um SPA, lanchonetes, cafés e, como bem escreveu a Sut Mie, do Viajando com Pimpolhos, um aeroporto Kids Friendly.
KLM Crown Lounge

Além disso tudo, há vários lounges em alguns terminais. A KLM tem duas salas VIP's, um Crown Lounge no terminal 1 e o outro no terminal 3, com internet gratuita, comida, bebida, cadeiras confortáveis, banheiro e chuveiro. Todo o conforto que nós, viajantes, sempre merecemos (mas nem sempre temos!!).

As longas horas passaram rapidinho com tanta opção de coisa para fazer.

Embarcando

O horário do embarque é anunciado pelas funcionárias muito simpáticas do lounge. Atendimento de primeira também na entrada do portão. Muito simpático, o atendente que conferiu nossos bilhetes, ficou preocupado com a distância e horas de voo que já tínhamos enfrentado e que nos aguardavam. No fim, nos perguntou se tínhamos sido bem atendidas. Eu prontamente respondi que até agora o serviço estava impecável.

Quando olhei pela janela, ainda no terminal do aeroporto, não acreditei: pela primeira vez iria viajar em um daqueles big aviões, um A330, de dois andares. O primeiro pensamento que passou pela minha cabeça foi: será que isso decola? Não sou de ter medo de avião, mas confesso que fiquei com receio.

Ao entrar no "jumbo", fomos conduzidos para o primeiro andar. Ah, no ato do check in a atendente perguntou nossas preferências de assento, e solicitamos essa localização.
As comissárias perguntaram nossos nomes e, durante todo o voo, foi assim que se dirigiam a nós. Serviço personalizado.

Nos ofereceram uma bebida, jornais e revistas e deram de presente o kit conforto, que vem com uma meia com anti derrapante, escova e pasta de dente, tapa olhos, uma mini canetinha, uma manteiga de cacau e um protetor de ouvido. Simples, mas bem útil para um voo de 10h. Detalhe: o design do kit foi feito por um holandês.
KIT KLM

Entretenimento

O sistema de entretenimento é excelente. Antes eu só tinha viajado em duas cias aéreas internacionais, e nas duas as opções de filme eram horríveis: antigos e, o pior, não podía pausa-los. Ou seja, se você se levantasse para fazer qualquer coisa, já perdia uma parte do filme.
Na KLM há vários filmes, com opções de áudio e legendas, bem recentes e você pode pausar; além disso, jogos, música de vários cantores, séries de TV, etc. Pontos que ajudam as longas horas passarem menos devagar.

A poltrona

Taí um dos maiores problemas que tenho ao viajar de avião: a danada da poltrona! Não consigo relaxar e nem achar uma posição confortável. É tudo muito apertado. Parece que estamos em uma latinha de sardinha! Pior ainda quando viajamos com as cias aéreas low cost, na Europa. Pense na tristeza!
As celebs - Eu e mommy
Nesse voo me senti uma princesa. Cadeira super espaçosa, confortável  (tinha até massagem!) e, o melhor deitava 175º graus! Um luxo, né não?

As refeições

Se a cadeira me fez sentir a rainha Máxima, da Holanda, as refeições então... Excelente variedade e qualidade de comida. Sente só quantas refeições tivemos.
Ao entrarmos na aeronave, junto com o kit conforto, as comissárias nos dão o cardápio e um formulário, para escolhermos e preenchermos nossas preferência nas refeições.
Depois que o avião decola (e não é que subiu mesmo?!), elas iniciam o serviço de bordo.

Primeiro, é servido uma porção de especiarias secas com a bebida a sua escolha. Entre as opções, espumante, vinhos, cerveja, refrigerantes e sucos. Ah, e elas te dão uma garrafa de 400ml de água no início do voo também. Você pode pedir mais, se quiser.
Para minha surpresa, nada de plástico: tudo servido em copos de vidro e nos talheres de metal.
Relax... take it easy!

Depois de servirem todos, elas voltam com as entradas. Entre as opções, saladas e sopas. Tudo muito bem apresentado e quentinho.
Pães dos mais variados (ahhh, os pães holandeses....) e bem quentinhos, para derreter a manteiga.
Tava booom...
A prato de mommy

Após a entrada, vem o prato principal. Dá para ver o quanto tava gostoso? Deu até água na boca.
Mommy pediu um peixe
Já eu, pedi um frango

Eu sou uma formiguinha, por isso as opções de sobremesa deixaram a desejar. Foi a única parte que não tinha nada de especial... Bem holandês mesmo!
Desert time: espetinho de morango e queijos holandeses

Vocês acham que acabou? Nada! Elas ainda servem "cháfé", o famoso e horrível café de avião (é, isso também não surpreende), + chá, o famoso vinho do porto, licores e chocolate.
Depois dessa refeição toda, eu estava tão satisfeita que nem olhei para o chocolate.

Viajamos contra o tempo e, apesar de termos saido da Holanda já a noite (estava claro por causa do verão), pegamos poucas horas de céu escuro. Mas, as comissárias fecharam todas as janelas e escureceram a cabine por algumas horas, para que pudéssemos descansar.
Nesse meio tempo, sempre passavam e perguntavam, para os que estavam acordados, se estava tudo bem e se gostaríamos de alguma coisa.
Ofereceram até sorvete (!).

detalhe dos temperinhos, que vem dentro de uma caixinha personalizada

Faltando pouco menos de duas horas para o pouso, é servido um "acorda menina": café da manhã bem reforçado, com cereais, frutas, pães, uma salada fria e um doce de maçã delicioso.
Breakfast time!


E a famosa casinha de cerâmica com uma bebida dentro?


Quando eu soube que iria viajar de Business Class na KLM foi a primeira coisa que a besta aqui pensou: vou ganhar uma casinha. Mas, depois disso tudo, a famosa casinha é uma cerejinha a mais no bolo. Perto do pouso as comissárias vem com uma bandeja, com várias casinhas para escolhermos (dá vontade de pegar tudinho e devolver só a bandeja para ela). Eu peguei a mais bonitinha que tinha disponível. Mas, os executivos, do mais alto escalão de milhas, e que viajam horrores na cia, de business e que tem a coleção inteira das casinhas, deixam a gente babando: perguntam os números que elas tem disponível e escolhem o número que eles não tem (sim, as casinhas são numeradas e existem mais de 100 delas). Você pode comprar também, mas confesso que nem perguntei o preço.

A bebida que vem dentro é tipicamente holandesa, chamada Genever. É alcoolica e não indicada para os pequenos. Para desfrutá-la, é só quebrar a tampinha bege, que fica em cima da casinha.




Desembarcando

Welcome to China
Como em todas as cias aéreas, os passageiros da Business tem preferência no embarque e no desembarque do avião. Na China foi muito bom, pois a passagem pela alfândega foi bem rápida e não enfrentamos fila.
As bagagens também tem preferência, e são as primeiras a sair na esteira.


Legal, né? Foi MUITO bom. Espero que eu tenha transmitido pelo menos um pouco de como foi essa experiência.
Quero agradecer a equipe da KLM pelo serviço prestado. Foi muito excelente.
Na volta eu viajei sozinha, e passei muito mal no voo, com muita dor de cabeça. Não deu nem para aproveitar muito, mas fui super bem atendida. Me ofereceram remédio e o serviço prestado foi impecável.

Vale a pena?
E como vale! AMEI me sentir como a rainha Máxima.
E vocês, já tiveram uma experiêcia de viajar de Business? Qual a cia aérea? E de econômica com a KLM?
Conta ai!


Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

1 comentários

  1. Bom dia,
    gostaria de entrar em contato com vc, a respeito do Blog.

    meu e-mail: Laura.Bandeira@trivago.com

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade