Chi chi chi – le le le: O revellion mais patriota e divertido dos últimos tempos

16:29



Quando estava programando as minhas férias, queria ir para um lugar especial e, ao mesmo tempo, que eu pudesse - literalmente - dar uma pausa na vida profissional e relaxar. O Chile sempre esteve na minha wishlist, e dessa vez o universo colaborou um pouco para que a viagem acontecesse (mesmo com alguns contras entre reservas, compra de passagens e, para completar a cerejinha do bolo, um vulcão em erupção na fronteira com a Argentina).
Passamos Natal em Santiago. Como alugamos um apartamento, conseguimos fazer uma ceia bem legal e uma pequena troca de presentes.
Torre da Intel, em Santiago
Foto: Diego Paiva - arquivo pessoal
Palácio La Moneda, Santiago
Foto: Diego Paiva - arquivo pessoal
 A localização do ap em Santiago era perfeita, pois se ficássemos para a virada do Ano Novo, conseguíamos ver da janela o local onde acontece toda a festa da cidade – na torre da Intel. É lá que acontece a queima de fogos na capital Chilena e, bem proximo do palácio de La Moneda, onde é montado um palco, com vários shows de artistas locais.
Viña del Mar - no Revellion, a praia fica lotada
Foto: Arquivo pessoal
O famoso relógio de Vinã del Mar
Foto: Arquivo pessoal
Fazendo uma busca maior, descobrimos que o agito acontece nas cidades irmãs: Valparaíso e Viña del Mar. Viña, fazendo uma comparação bem “grostesca”, está para o revellion do Rio de Janeiro, ou seja, é o fervo. São muitos fogos, shows em toda a cidade, muitas opções de festas fechadas, todas as celebs chilenas estão lá... Enfim, dizem que quase a metade do Chile desce em Viña, tudo fica mais caro e a cidade fica horrivelmente cheia e intransitável.
No início, ficamos em dúvida se extendíamos um pouco mais o nosso tempo em Santiago, se íamos badalar em Viña, ou se iríamos para Pucón. Optamos pela última opção por achar que,  mesmo se não tivéssemos agito ou muitos fogos, o momento seria especial pela companhia e pelo lugar.
Sabe quando nos surpreendemos para melhor? Pois bem, a virada do ano em Pucón foi super! Descobrimos nessa data um Chile super patriota.
Chi chi chi - le le le
Foto: Arquivo pessoal
Lembram dos adereços de cabelo, cornetas e sprays que usamos no carnaval do Brasil - ou, pelo menos, o carnaval pernambucano? Eles usam os mesmos no revellion! O que vale é ficar colorido. Diferente de nós, brasileiros, não existe a cultura de usar branco. Porém, calcinhas e cuecas amarelas eram vendidas nas ruas da cidade antes da virada e todos compravam as suas.
Adereços de carnaval... ops... revellion
Foto: Arquivo pessoal
A lei não permite beber nas ruas, fora de restaurantes e bares, mesmo no ano novo – apesar de algumas pessoas não cumprirem -, mas eles não deixaram a animação de lado. A cidade fica na beira do lago Villarrica, e é lá que quase todos os turistas e habitantes se reúnem para ver a queima de fogos que, vale ressaltar com letras em caixa alta, é FANTÁSTICA. Foram mais de 15 minutos de fogos belíssimos. Fanática pelos mesmos, fiquei encantada. Desenhos de flores, corações, estrelas,... foram tantos. Os refletores da praia tinham sido desligados um pouco antes da virada, o céu ficou iluminado apenas pelas estrelas e pelos fogos.
Foto: Arquivo pessoal

Os Chilenos cantavam as músicas de ano novo e o hino do país. “Chi chi chi – le le le” foram as palavras que mais escutávamos nas ruas.
Houveram shows em um palco montado na frente da praça da cidade, mas há também várias opções de festas fechadas bem legais.  Vários restaurantes (inclusive o do cassino da cidade) fazem um menu fechado e cobram um preço diferenciado. A faixa de preços desses jantares era de 30 a 100 mil pesos chilenos por pessoa.
Tiveram algumas opções que ofereciam o jantar antes da meia noite. Depois desse horário,  havia um um Dj tocando, e as bebidas e comidas consumidas eram pagas a parte.
Boa companhia, música e um lugar legal nós já tínhamos, o que mais estávamos procurando para a receber 2013, nós ganhamos de presente: muitas e muitas energias positivas. A nossa alegria só aumentava, contagiada pela dos Chilenos. Entramos na festa deles de fininho, mas no fim até cantamos o Chi chi chi – le le le.
E, é com essa energia positiva que aproveitamos para desejar um ano iluminado, cheio de coisas boas e surpresas como essa. O nosso papel em branco somos nós que preenchemos, então bora colorir e viver a vida!
Foto: Arquivo pessoal

E viva o Chile. E viva 2013!

Você também irá gostar

1 comentários

  1. Acho que nem se a gente tivesse ido pra Europa, conforme os planos iniciais, teríamos nos divertido tanto!

    Que bela viagem e que réveillon perfeito!

    Saudades do nosso trio! :)

    1325791990 (piada interna hahahahaha)

    Beijão!

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade