[Série China] Entre dragões: a China dos pequenos olhos

19:00



Dando continuidade a nossa série, convido vocês a conhecerem um pouco mais sobre a República Popular da China.
China - Foto: Arquivo Entretulipas

A China fumante

Caipora é pouco para defini-los. Eles fumam MUITO, muito mais do que os europeus. E, o pior, na República Popular da China, diferente de vários países, não existe uma lei que probiba fumar em ambientes fechados. Alguns lugares restringem por conta própria, mas, na maioria deles, não há problema em relação ao tabaco.
Então, já sabe: se tiver problemas respiratórios, prefira as mesas ao ar livre nos restaurantes.
Flor de Lótus: eles fumam e é alucinógena - Foto: Arquivo Entretulipas
Uma coisa curiosa é que existe também uma florzinha, chamada flor de lótus, muito comum nos parques do país, que é alucinógena (o equivalente a maconha) e que eles colocam no cigarro. A flor é tão bonita que você nem imagina que ela tenha essa serventia também. Segundo o Oscar, do blog MauOscar, a flor é sagrada para os budistas.


A China do trânsito caótico

S[o tem carrão por lá... os únicos carrinhos simplinhos (leia-se velhinhos) são os taxis - Foto: Arquivo Entretulipas

Sério, muitas pessoas reclamam do trânsito caótico de Recife, São Paulo e outras capitais do Brasil e do mundo. Eu acredito que é porque essas pessoas não conhecem o trânsito chinês. Eu nunca tinha visto coisa parecida, e se as pessoas não tivessem me mostrado fotos, eu não acreditaria que existiria pior.
É pedestre que atravessa no meio de avenida, bicicleta no meio dos carros, ultrapassagens pela direita, ninguém liga o sinalizador (aliás, eu acho que deve ser proibido indicar para qual direção vai entrar, porque ninguém faz ),... Enfim, é um TERROR. Não existem coisas que a gente só acredita vendo? Pois é, essa é uma das  coisas que você só crê estando lá, vivendo.
Veja o vídeo: http://vimeo.com/26614439
E, por causa desse trânsito caótico eles usam e abusam (até demais) da buzina.
Os chineses têm uma mão no volante e outra na buzina. Se eu tivesse que escolher uma trilha sonora para o país, definitivamente eu faria uma só com buzinas.
Por isso, se você estiver na China e escutar aquela  buzinada longa, que até assusta, é normal. A buzina é o freio dos chineses.

A China sujinha e limpinha

Eles jogam muito o lixo no chão. Quer ver uma cena comum? Uma mãe acocorada (super normal você vê os chineses nessa posição. Não pode sentar, eles se acocoram), uma filhinha também acocorada abrindo sementes de girasol e dando para a filhinha. E para onde vão as cascas? Para o cháo. Parace uma gaiola de Louro. Péssimo exemplo dado que poderia ser diferente.
Acredito que as ruas só não são mais sujas por causa dos garis que as varrem. A informação que tenho é que os garis são pessoas menos letradas, que mais sofreram na época da revolução, e que o governo coloca nesse tipo de emprego para ajudar e não deixa-los sem renda. Bom, o fato curioso está nas vassouras e nas pás. Prestem atenção nessa foto:
Você vê pouquíssimos lixeiros nos lugares, porém os que você vê tem duas bocas: uma para lixo orgânico e a outra para lixo reciclável. É o país pensando em sustentabilidade.
Essa foto tem dois fatos curiosos: 1) Em plenos 40 graus e sol a mulher usando um a sombrinha. Na China as mulheres tem dois tipos e sombrinha, uma para o sol e uma para a chuva; 2) O gari varrendo com uma vassoura feita de umas flores bem pequenininhas secas. - Foto: Arquivo Entretulipas

A China dos pequenos olhos

Edifício da CCTV, Beijing. A maior rede de TV da China tem um prédio impressinante - Foto: Arquivo Entretulipas
Não só por terem os olhos puxadinhos, mas porque muitos ainda vêem o Estado com pequenos olhos. Muita gente não faz idéia da dimensão do país, da sua econômia, da quantidade de habitantes, das suas cidades, da sua estrutura.
Grandes edifícios, econômia forte - Foto: Arquivo Entretulipas
A China hoje tem uma das mais fortes e maiores econômias do mundo. E, eles usam o  fato de sua moeda ainda ser desvalorizada mundialmente como uma âncora, fazendo com que o valor dos seus produtos sejam os mais baixos do mercado, desvencilhando qualquer concorrência com os de outros países.
Já para outros, a aposta é tão grande que muitos estrangeiros estão indo fazer cursos de chinês nas grandes universidades do país, olhando para o futuro próximo e vendo a nação comunista como uma fonte de muitas oportunidades. 

A China da natureza

Old Summer Palace, Beijing - China - Foto: Arquivo Entretulipas
Estradas com muito verde - Foto: Arquivo Entretulipas
O país pode até ter uma população de bilhões de pessoas, pode até ser considerada uma nação em desenvolvimento, pode até ser muito poluído, mas definitivamente se preocupa com a natureza.
Estradas com muito verde, parques bem cuidados, ruas e pontes com flores, árvores plantadas no verão foram algumas das coisas que pude ver de perto. E eles fazem com muita delicadesa e atenção (detalhe: lembram que eu falei na China sujinha e limpinha dos empregos que são oferecidos para pessoas menos letradas? No verão essas pessoas menos letradas são chamadas para trabalhar plantando e organizando os canteiros).


Todas as ruas, campos, praças e pontes ganham novas flores nos canteiros, inclusive os postes! - Foto: Arquivo Entretulipas

Perdeu a primeira parte da série? Te explico aqui como eu fui parar na China.



Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Muito legal Nina

    A flor que voce se refere na foto é a flor de lotus, considerada sagrada para os Budistas...
    Quanto as sombrinhas não é só na China que as mulheres usam para proteger-se do sol... A Ásia toda, pelo menos no sudeste asiático usa... Principalmente quem tem ascendência chinesa
    Estou adorando a serie

    ResponderExcluir
  2. Oi Oscar! Fico feliz que esteja gostando. Já acrecentei sua informação em relação a flor de lótus. Muito obrigada!

    Amanhã tem mais!
    Abraços

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade