[Série China] Entre dragões: a China de pequena população

19:00

Cidade Proibida, Beijing- China - Foto: Arquivo Entretulipas

Em geral, os chineses
são bem beixinhis

A China de pequena população

Cerca de 1 bilhão e 500 mil habitantes. Sim, vocês não leram errado. Um bilhão e meio de pessoas! Mas, e porque a pequena China? Foi trocadilho que fiz para retratar que a maioria desses um bilhão e meio de chineses são baixos, especialmente os da região sul do país (estudos comprovam que pessoas de regiões mais frias são mais altas. Prestem atenção nos europeus dos países nórdicos).
Por isso, se você quer arranjar um namorado (a) chinês alto vai ter que procurar muito. Não é impossível (vi alguns no metrô de Beijing), mas é quase.

 A China dos estudos

Você sabia que as crianças tem aula de domingo a domingo, incluindo feriados? Talvez isso explique a disciplina e o bom desempenho dos seus estudantes em importantes testes internacionais. Eles podem não saber inglês (vale lembrar que o país é uma “República Popular”), mas o aprendizado das crianças é bem abrangente. Todo esse investimento é para manter a sua cultura e é pensando no desenvolvimento do país, o que leva a...

Ninho do pássaro: uma das obras arquitetônicas
mais bonitas que já vi - Foto: Arquivo
Entretulipas

A China do futuro

Os chineses programam suas construções, projetos, educação, econômia, não para daqui a um ano ou dois, mas para daqui a dez, vinte anos. O país é construído visando o futuro, por isso eles não “economizam”. É muito comum você ver imensas avenidas, grandes conjuntos residenciais, prédios gigantescos, complexos viários muito organizados e enormes,... Não é a toa que as pessoas dizem que a “China é o país do futuro”. Eu vi com os meus próprios olhos e não tenho nenhum dúvida disso.




A China das bicicletas

Sem capacete mas com uma máscara para proteger do sol e da poluição. Normalmente você também encontra pessoas querendo carregar até a casa numa motinho dessa.... Reparem também no estilo...  - Foto: Arquivo Entretulipas
Ciclovias em todos os lugares -
Foto: Arquivo Entretulipas
Engraçado como, muitas vezes, temos a “cultura” de pensar que desenvolvimento e automoção são palavras que andam juntas. Definitivamente, nos dias de hoje, não andam sempre juntas. É difícil algumas pessoas entenderem que a sustentabilidade pode trazer bons frutos para mim, para você e para o mundo todo.
 E, parece que os chineses estão aprendendo bem isso. Digamos que depois dos Países Baixos, a China seria o segundo país que eu chamaria de “país das bicicletas”. Eles andam MUITO de bicicleta e há ciclovias por todos os lugares. Não são tão organizados como os holandeses (no último post eu falei sobre o trânsito na China), mas andam bastante de bicicleta e motocicletas, sem capacete. Primeiro que é um meio de transporte barato, segundo que evita qualquer congestionamento e, por último e não menos importante, ajuda ao meio ambiente e é bom para a saúde. 
Aprendida a lição, passemos para uma das melhores descobertas: as comidas!

A China picante

Hot Pot: você escolhe o nível de pimenta que você quer
...e bote picante nisso! Quando eles falam que alguma coisa é apimentada, pode esperar que aquilo ali vai fazer com que você se sinta igual a um dragão. É sério, se você não gosta de pimenta, é bom não pedir nada que seja apimentado. A não ser que eles expliquem que é pouco apimentado. Ai, é comível e é delicioso. Aliás, as comidas no país são muito saborosas. Eles misturam sabores exóticos para o meu paladar (nunca tinha provado carne com molho de gengibre), e que me surpreenderam. Tiveram vários lugares que pedimos as coisas às cegas, só por meio de figuras, pois não tínhamos ninguém que traduzisse o mandarim e o cardápio não tinha em inglês. 
Porém, diferente do que muitos me falaram, gostei muito de testar, também com o paladar, a cultura do país. Você vai encontra nas ruas coisas que eu nao indico comer (como diz meu pai: “comeu, morreu”), mas em lugares que você vê que têm higiene, porque não provar coisas exóticas? Uma outra coisa que me chamou atenção também foi a quantidade de óleo que eles usam para cozinhar. 
Prato feito com molho shoyo, soja e vagem - Foto: Arquivo Entretulipas
Para vocês terem uma noção, no supermercado não vendem aquelas garrafas de óleo que estamos acostumados a ver e a comprar, só a vendem a de 10L!!! E quer uma coisa mais curiosa ainda? A maioria dos chineses são magrinhos, magrinhos. Ai vocês me perguntam: mas como pode isso? Quem sabe um pouco de bioquímica sabe que não necessariamente é o óleo que engorda. Na realidade o óleo é gordura trans, que entope as  veias. O que engorda muito mais são os açúcares e a falta de exercício, duas coisas que não combinam com os chineses. 

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

1 comentários

  1. Olá,
    Que fofura o capacete/oculos da motociclista, super modernoza !!!!!

    Amo conhecer culturas diferentes, culinárias diferentes, estou aqui adminirando seu post.
    bjuss
    Danidutch

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade