Projeto Alecrim Holanda

13:14

O assunto de hoje é especial, sobre uma iniciativa admirável, voltada para papais e mamães que moram no exterior e não querem que seus pimpolhos não percam o contato com a cultura e língua portuguesa.
Vocês conhecem a música Alecrim Dourado?


Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo
sem ser semeado

Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti
choram os meus olhos
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim
O Alecrim é um projeto cultural infantil apolítico, sem fins lucrativos, que tem como objetivo  incentivar os costumes brasileiros entre crianças de até  8 anos, que vivem no exterior.
Legal, né? Eu não conhecia e, quando uma amiga minha postou algumas informações sobre o grupo que ela estava organizando, super me encantei pela idéia e pensei numa forma de fazer com essa informação chegue a mais e mais papais e mamães que sentem a mesma necessidade que os que participam. Esse post  é dedicado à pessoa que criou o grupo na Holanda e a vocês, pais e mães que moram ou vão morar no exterior  e não querem deixar a identidade verde e amarela morrer dentro dos seus pimpolhinhos. Vamos junto conhecer melhor o projeto?

Foto retirada do site do Alecrim Internacional
Onde e como surgiu?
A iniciativa surgiu em 2006 de mães brasileiras residentes em Bruxelas. Desde o primeiro encontro, mais de 400 crianças já assistiram a algum de seus eventos em Bruxelas. 
O Alecrim se espalhou pelo globo e formaram-se grupos em Gent (Bélgica), Cingapura, Líbano, Rotterdam e em breve em Israel e Palestina.
É um espaço para promoção cultural para crianças, aberto a todos os brasileiros e estrangeiros, independente do sexo, raça, religião ou classe social.

Foto retirada do site do Alecrim Internacional
Encontros
Os encontros são sempre em locais já avisados no site deles e precisa se inscrever previamente (no final do post eu passo todas as informações certinhas para vocês). As crianças vão acompanhadas de seus pais (pai/mãe ou responsável) para todos juntos imergirem em um único sentimento e realidade, através de canções e tradições. O estímulo musical e os jogos despertam o interesse pela língua portuguesa, datas históricas e folclóricas do Brasil. As atividades são sempre lúdicas e baseadas no calendário oficial brasileiro.
Eles acreditam que essa socialização - imersão das crianças em um meio bem brasileiro e junto com outras crianças que falam a língua- é importante para estimular pimpolhos que reticentes em falar português. Segundo Carla, a mamãe criadora do primeiro grupo, há crianças que nos primeiros encontros tinham resistência a falar a língua e, depois de um tempo,  sentiam orgulho em se comunicar e ter amiguinhos brasileiros.

Cantigas, brincadeiras, desenhos e até um lanchinho faz parte da programação.
Ah, sem esquecer do cinema, que chama Cinema Alecrim, com filmes infantis brasileiros. Alguns deles: Sítio do Picapau Amarelo, Cocoricó, Turma da Mônica, etc. 
As crianças também recebem o jornalzinho Alecrim, que mundialmente já está na sua 12 edição, com figuras e muita informação legal e interessante para os brasileirinhos. 

Primeiro encontro Alecrim na Holanda - Foto: Facebook do Alecrim Holanda
Alecrim na Holanda
O projeto ainda está engatinhando no país das tulipas, mas já é um sucesso. A Renata é amiga minha desde a época em que fui para a Holanda pela primeira vez. Determinada em todos os seus objetivos, a Rê - como a chamo desde quando nos conhecemos- teve a idéia de trazer o projeto inspirada em sua filha, para que a pimpolhinha aprendesse mais sobre o Brasil e tivesse contato com outras crianças do país verde amarelo. 
Teve até bolo de cenoura - Alecrim Holanda

"No início queria montar meu proprio projeto, mas achei no google o site do Alecrim Internacional, me apaixonei. Entrei em contato com a Carla Freericks, que começou o Alecrim, e aos poucos a mesma foi me explicando como começar um grupo aqui. Foram mais de dois meses de preparação, desde local para as reuniões até seguro para voluntarios. Nesses meses de preparação achei duas voluntarias dispostas a ajudar."
O primeiro encontro aconteceu no último dia 16 de Abril, onde foi festejada a Páscoa de uma maneira bem brasileira. Foram 25 crianças inscritas e 32 adultos participantes.


Primeiro encontro do Alecrim na Holanda - Foto Página do Alecrim Holanda

"No evento cantamos cantigas de roda, brincamos com as crianças , fizemos máscaras do coelhinho da páscoa, lanchamos um bolo delicioso de cenoura com chocolate. As crianças se comunicaram em português e fizeram amizades. Também foi uma ótima oportunidade para os pais trocarem "figurinhas"."

A Rê também já tem idéias para os próximos encontros, que acontecem em Rotterdam, inclusive datas: "Nos proximos encontros estaremos divindo as criancas em grupos etários. As atividades serão coordenadas por uma responsável (coordenadora) mas também teremos atividades conjuntas, com todas as criancas do Alecrim. A entrada será uma ajuda, como um prato tipico brasileiro ou material necessário para as atividades. E assim o projeto vai funcionando, com apoio dos pais. Nossos eventos de 2011 serão Páscoa, Festa Junina (dia 25 de junho), Dia das crianças e natal. Ano que vem teremos uma agenda cheia!"

Inscrição
As inscrições para os próximos eventos podem ser feitas pelo site do Alecrim internacional. Vale a pena ficar ligado nas datas e conferir os eventos na sua cidade. Aliás, quem tiver interesse em organizar encontros do Alecrim na sua região é só entrar em contato com a Carla pelo site que ela irá te passar todas as coordenadas.
Na Holanda, o site ainda está em construção, mas a Rê mantém a página do Alecrim no Facebook - Alecrim Holanda -  sempre bem atualizada (inclusive tem muitas fotos do último encontro).
Carla e seu pimpolho - Foto retirada do site do Alecrim Internacional
Ajuda e participação
Eu achei a idéia do projeto fantástico e, como toda organização sem fins lucrativos, eles precisam de ajuda e doações. Para os encontros, eles precisam de materiais de pintura - papel, canetinhas coloridas, giz de cera, etc -, lanche e outras coisas mais que vocês quiserem ajudar.
Há também vagas para voluntários que queiram ajudar na organização, desde as incrições até a realização do evento.

Primeiro encontro do Alecrim na Holanda - Foto: Página do Alecrim Holanda


Contato
Quem quiser fazer perguntas, participar, criar um grupo ou ajudar, entre em contato com a Carla Freericks (carla@freericks.eu) ou, se estiver na Holanda, entre em contato diretamente com a Renata (alecrimnl@hotmail.com). Ambas vão adorar o seu email.


Bom, espero que tenham gostado. Vale lembrar o site do Alecrim Internacional novamente: http://www.alecrimbrasil.org/


E, para receber as nossas atualizações primeiro, assine o nosso Feed. É facil: Escreva seu endereço de email no quadro abaixo e espere a confirmação na sua caixa de entrada. Depois de confirmar, você será o primeiro a receber nossas novidades!
Escreva aqui o seu email:

Fique por dentro de todas as notícias da Holanda na nossa página no Facebook.
Tem twitter? Siga-nos http://twitter.com/entretulipas 

---------------------
*Esse post foi uma das maneiras que nós do Entretulipas encontramos de ajudar a disseminar essa idéia. Não foi um post financiado (até porque não faz parte da política do site), mas uma forma de valorizar iniciativas que só vêm para acrescentar experiência de vida e cultura. Todas as informações aqui contidas foram tiradas do site do Alecrim Internacional, da página do Alecrim Holanda e fornecidas pela Renada Lacerda van Doderwaard. Todos os direitos reservados.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade