A Holanda de outros anos... by Lena Maxi

13:20

Em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, convidamos vários blogueiros para deixar sua impressão sobre o país aqui. Nosso objetivo com essa série é, primeiramente, dividir experiências e mostrar que existem várias formas de conhecer um país quando se está o visitando. Muitas vezes os passeios sem programação são os que mais nos surpreendem. No fim do texto escrito pelo convidado, ele responde cinco perguntas feitas por mim.

Hoje temos a presença da querida Lena Maxi.  A conheci virtualmente (ainda não tive a oportunidade de ser pessoalmente), através do Twitter, e foi esbanjar simpatia e experiência de vida que a convidei para participar da série. Apesar de já fazer um "tempinho" que ela conheceu o país dos moinhos, as histórias e as dica são super atuais, pois nada como se divertir com amigos. Quer dicas preciosas de como andar dentro UM MORRO ou uma DISCOTECA ? Ah, pensou que na Holanda não tem morro?! ahahahaha Dê boas risadas e descubra um visão antiga na data e na moeda, mas muito atual nas histórias e fotos.

A Holanda de outros anos... by Lena Maxi

 


Bom, vamos lá! :-) Muito obrigada pelo seu convite! É uma honra participar do seu blog.
Estive na Holanda em 89. Meu Deus!! Lá se vão 22 anos!! Tive que pegar minha agendinha para me lembrar de algumas coisas ;-) Foi minha primeira viagem para Europa. Fui fazer um estágio na França e acabei ficando seis meses no total e passei pela Holanda em duas ocasiões.

Na primeira vez, era março e ainda estava friozinho. Fiquei uns dias em Kerkrade, participando de um evento universitário. A cidadezinha é bem pequena, sem atrativos, mas durante a estada fomos a Maastricht, que em 92 acabou ficando famosa, né? ;-)

Casas barco em Amsterdam - by Lena Maxi
Eu me lembro que adorei a cidade! Foi um passeio noturno pelas ruas à beira dos rios. É a cidade mais antiga da Holanda. Os romanos, claro, andaram por lá, deixando seus legados (pontes, banhos, templos, etc.) e antes deles, os celtas. A cidade ainda tem muros da época medieval e o conjunto arquitetônico é bem bonito.

Scheveningen (praia em The Hague ou Den Haag) - by Lena Maxi

Ao sul da cidade fica uma das atrações turísticas, Grotten Sint-Pietersberg. Trata-se de um "morrinho" de 170 metros, que durante anos foi escavado para retirada de arenito utilizado nas construções. O processo de escavação criou um labirinto de tuneis (alguns milhares) que, dizem, chegou a somar 200 km. Durante a II Guerra estes túneis foram utilizados como esconderijo. O passeio é guiado e dura mais ou menos uma hora. Lembro do comentário de um dos rapazes do nosso grupo ao fim do passeio, já cansado: "A Holanda é um país completamente plano e nos trouxeram na ÚNICA montanha do país"!! :-)

Bom, ao fim deste evento, passamos por Amsterdam, por apenas algumas horas, mas suficientes para nos encharcarmos com a chuva! Passamos também por Gouda e Delft. Tudo muito rápido, mas com impressões visuais fortes ;-) Delft é aquela gracinha que o Vermeer retratou maravilhosamente bem!


Amsterdam - by Lena Maxi

Depois que terminei meu estágio, fiz uma viagem de um mês de carro e passei por Amsterdam para visitar uma amigo alemão que estava morando lá. Aproveitamos para marcar um encontro com outros amigos: um brasileiro que estava em Hamburgo e um Luxemburguês. Era final de maio, o tempo estava bom e passamos um final de semana delicioso.
Deltawerken (grandes diques) - by Lena Maxi

A cidade estava cheia e não havíamos feito reservas (naquela época era assim... no internet!). Não havia lugar nos albergues, mas o Tourist Office nos encaminhou para um hotel que achei sensacional. Eram dois prédios. Na frente o prédio dizia: "First Class". Nos fundos: "Student Class"! Ficamos neste. Eram dormitórios como nos albergues, com chuveiro e pia no quarto (WC no corredor). Como estávamos em cinco e o quarto era para cinco, ficamos com um quarto só para nós.

Fomos a uma "discoteca" (ok, sei que este nome NÃO existe mais, mas era assim que se chamava balada na época!) que não me lembro o nome e a um ícone do país, a Milk Way. Começou como um teatro em 1960, em plena era Hippie, no edifício de um antigo laticínio (por isso o nome) e depois virou um centro multi-cultural (!). Pelas minhas googladas, ainda existe. Mas não sei se é In ;-)

Casas cubo em Rotterdam - by Lena Maxi

 Passeamos pelo Red Light District, vimos um cafetão correndo atrás de um turista que fotografou uma das janelas; fomos ao Bulldog, outro ícone para quem curte o que eles vendem por lá ;-)

No outro dia fomos a Dam Plaza assistir uma banda. Outra experiência muito diferente para mim na época. Um grupo de punks, de cabelos coloridos e espetados sentou ao meu lado (Nota: na época, isso era raro e tive que ir até lá para ver. Hoje, minha sobrinha, loirinha, aparece em casa com o cabelo roxo. Normaaaal!) De repente, do lado oposto da praça, um dos integrantes deste grupo tira uma seringa e começa a se espetar. Um amigo meu , ao meu lado, com uma objetiva enorme, louco para fotografar, mas morrendo de medo de ver a cena da noite anterior (do cafetão) se repetir. Bem, perdemos a foto...

Fizemos também o passeio de barco pelos canais e passeamos muito. Despedimos de nossos amigos e seguimos viagem. Passamos ainda por Den Haag, Rotterdam, Kinderdijk e pelos diques do Deltawerken.

Cada um desses lugares me chamou atenção por diferentes motivos: Den Haag, pela forma diferente que as cadeiras eram dispostas na praia; Rotterdam pelo seu porto marailhoso e suas construções diferentes; Kinderdijk, bem, além da paisagem de cartão-postal que todo mundo quer ver, adorei visitar a parte interna de um moinho, pois não tinha idéia de que alguém morasse lá dentro; os diques são construções impressionantes que nos dão uma idéia da batalha travada por este país contra a natureza.

50 florins (Antiga moeda holandesa) - by Lena Maxi
Gostaria de voltar a Holanda com mais calma, para visitar demoradamente seus museus, passear de bicicleta, ver suas flores :-)


Holanda em 5 perguntas:

1-Em três palavras, qual a impressão que vocês tiveram dos holandeses?
Simpáticos, abertos, lindos ;-)

2- Em três palavras, definam a cultura do país?
Com tradição, vanguarda e diversificação.

3- O que mais surpreendeu do país?
Para mim, a Holanda é o retrato da força do trabalho. A prova de que tamanho territorial, clima bom, falta de catástrofes naturais, não trazem prosperidade.
Também chamou nossa atenção a forma como as casas eram cuidadas. Toda casa tinha vasinho com flor na janela. Depois , comentando com uma holandesa que conheci, ela me disse que apenas 8% das mulheres holandesas trabalhava fora, por isso as casas eram tão bonitinhas. A quantidade de bicicletas também impressiona. E, do mesmo modo que aqui brasileiros simpáticos viram monstros nas direções do carros, lá, holandeses queridos se transformam no guidão!

4- Conhece só Amsterdam? Se não, quais outras cidades?
Conhecer mesmo não conheci nenhuma cidade holandesa, infelizmente. Mas estive em todas as cidades que mencionei acima ;-)

5- Impressão que fica...
Uma belo país, com história, arte, desenvolvimento, bem-estar. Parece que a topografia do país, plano, aberto, sem barreiras naturais, influenciou na personalidade de sua população.



Lena, MUITÍSSIMO OBRIGADA pela sua participação aqui no blog. Fiquei muito feliz com o texto (confesso que ri horrores, e só de me lembrar do termo discoteca, eu volto a cair na risada! ahaha) e com as fotos (obrigada pela paciência de copiá-las). Você será sempre bem vinda aqui no blog, para dividir histórias, experiências e dicas.
E vocês, gostaram? Quer participar da série? Contem ai pra gente!


Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

7 comentários

  1. Nina,

    Você é muito querida e tem uma criatividade incrivel para escolher os titulos dos posts de seus visitantes:-) Maaaas, fiquei me sentindo com 80 anos com a sua apresentação! :-)))
    Ainda vou fazer um estudo antropológico pra descobrir qual a graça no termo discoteca! Lembro da primeira vez que disse discoteca para os sobrinhos e eles morreram de rir e me disseram que não se chamava mais assim. Aí eu perguntei como era agora e eles disseram "boîte". (!!!!) Aí quem morreu de rir fui eu, porque "boîte" é da época da minha mãe!!
    Beijos pra você e que venham muitos outros convidados ;-)

    ResponderExcluir
  2. ahahhahahahah
    Obrigada pelos elogios, Lena. Minha intenção foi de mostrar o quão inteligente vc é e quanto admiro pessoas assim! :))
    ahahhahahahhahahahahah
    Nunca ouvi ninguém falando boite. Aqui a gente chama de balada mesmo, mas é muito engraçando ver as pessoas falando essas palavras. Ao mesmo tempo que a gente lembra de coisas boas do passado, a gente rir dessas palavras "antigas" porque elas já não são mais usadas. Fazia muitooooooo tempo que eu não escutava discoteca! ahahahhahahahhaha
    Beijokas e MUITO obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Em que planeta eu estive internada que não sabia que minha querida Lena estava escrevendo aqui? Adorei! Fantástica iniciativa, parabéns a ambas!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Marcie! :)) Seja bem vinda e volte sempre!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Que legal conhecer um pouco da Holanda de décadas atrás! Gostei das fotos, que bonita era a nota de 50 gulden! :)
    Pena não ter visitado Scheveningen, estive em Haia mas faltou planejamento para ir até lá... Desculpa para visitar outra vez! hehehe

    Ah, e a Melk Weg (Milk Way) de Amsterdam ainda é in, sim! Cada dia um tema diferente, quase sempre cheia - não sou lá "O" baladeiro, mas gostei! :)

    ResponderExcluir
  6. Aiiiii... como é difícil comentar neste blog!!! No iPod não dá certo e aqui, vira e mexe dá erro...

    Marcie, a Nina subiu um post um dia antes do seu comentário! Não estava enterrada não! ;-) Obrigada, viu queridíssima?

    Diego, acredite, apesar da rapidez das mudanças tecnológicas incríveis das últimas décadas, sem precedentes em décadas anteriores, algumas coisas não mudaram nada nos últimos 20 anos! Meus sobrinhos frequentam bares onde eu batia ponto quando eles nasceram e em festas de formatura eu me sinto como se estivesse na minha própria! As músicas que tocam são as mesmas!

    Taí a Melk Weg que não me deixa mentir ;-)

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Eu ainda falo "discoteca", aliás, aqui no Rio a gente fala mais "night" do que "balada" =)
    Mas estou discutindo aqui o termo Night x Boite com o Zuco, ele usa boite e eu uso discoteca! hahaha
    Enfim, amei o post! Não vejo a hora de ter a minha visão da Holanda também!!! =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade