Amsterdam: poucas horas que deixaram excelentes lembranças, by Oscar

09:14

Em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, convidamos vários blogueiros para deixar sua impressão sobre o país aqui. Nosso objetivo com essa série é, primeiramente, dividir experiências e mostrar que existem várias formas de conhecer um país quando se está o visitando. Muitas vezes os passeios sem programação são os que mais nos surpreendem.  No fim do texto escrito pelo convidado, ele responde cinco perguntas feitas por mim
Amsterdam: poucas horas que deixaram excelentes lembranças
Amsterdam, by Oscar

Conhecemos a Holanda pela primeira vez em ocasiões distintas. Eu “conheci” Maastricht quando morei na Alemanha 2005-2006, durante uma disciplina de melhoramento vegetal na faculdade. Foram apenas 2 dias e, como estávamos num simpósio com uma programação fechada, quase não deu tempo de passear pela cidade.
Aeroporto de Schipol, Holanda- Foto by Oscar

Bicicletas - Foto by MauOscar
O Mau, por sua vez, esteve na Holanda pela primeira vez em 2007. Um "stopover", de cerca de 8 horas, num vôo da KLM do Brasil para os Emirados Arabes Unidos. Naquela ocasião, ele aproveitou para dar uma escapadinha do aeroporto e conhecer Amsterdam pela primeira vez.
Amsterdam - by MauOscar
Estivemos, depois, brevemente na Holanda em 2009, resultado de outro Stopover em Schiphol (Amsterdam) entre Cingapura e Brasil. Como na volta para Cingapura tínhamos cerca de 10 horas de layover entre um vôo e o outro decidimos pegar o metro e dar uma voltinha pela cidade.
Infelizmente tínhamos pouco tempo e, como era janeiro, a cidade tão famosa por seus parques, jardins e canais não estava assim tão bonita como deve ficar durante os meses da primavera/verão. Apesar do mau tempo fizemos um passeio de barco pelos seus canais e as poucas horas que visitamos a cidade foram uma experiência bastante positiva.

Tamancos - foto by MauOscar

Holanda em 5 perguntas:

1-   Em três palavras, qual a impressão que vocês tiveram dos holandeses?
Liberais, simpáticos e globalizados

2-   Em três palavras, definam a cultura do país?
Diversa, cosmopolita e dinâmica

3-   O que mais surpreendeu do país?
A quantidade de bicicletas em Amsterdam, mas principalmente a quantidade de imigrantes, (oriundos principalmente de ex colônias holandesas) as vezes tive a sensação que não estávamos na Europa. Por outro lado foi difícil encontrar alguem que não falasse Inglês ou Alemão.

4-   Conhece só Amsterdam? Se não, quais outras cidades?
Além de Amsterdam estive em Maastricht perto da fronteira com a Alemanha.

5-   Impressão que fica...
É difícil formar uma opinião com uma visita de tão pouco tempo como estas durante um stopover de um vôo. Mas uma das coisas que me chamaram bastante atenção nas duas vezes que estive na Holanda foi a preocupação dos holandeses com sustentabilidade ambiental.
Outra coisa que sempre me impressionou muito é  fato de que, apesar de ser um país com um território tão pequeno, eles conseguem ser um importante ator na produção, distribuição e comércio de plantas e flores de corte.
Isso ainda, sem falar na produção de produtos horti-fruti e grangeiros. Lembro que muitos dos vegetais que comprava na Alemanha (principalmente no inverno) eram produzidos na Holanda. 
Post sobre a Holanda no MauOscar => http://mauoscar.com/category/europa/paises-baixos/amsterdam/ 

Gostaria de agradecer ao Oscar que gentilmente fez o texto e respondeu as perguntas para dividir conosco. Desejo que das próximas vezes vocês tenham mais tempo para conhecer e se encantar com o país que é muito mais bonito que os campos de tulipas e, quem sabe, dividir a experiência novamente aqui no blog. Valeu mesmo! E, volto a recomendar o blog dos meninos: É excelente, cheio de dicas de lugares legais e os dois são uns fofos. MUITO obrigada pela participação!
Gostou?! Acesse o blog do MauOscar e confira outras dicas.

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

6 comentários

  1. Muito bom!!!!
    Tenho muita vontade de visitar Amsterdan, pedalar, ver os parques, moinhos e canais... A cidade me parece encantadora!
    Foi exatamente o que o MauOscar me passou com estes stopover deles... Adorei!
    Beijo grande para vocês! =)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Tata!
    Obrigada pela visita!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Eu havia tentado comentar anteriormente através do Telefone e nao consegui..

    Nina mais uma vez gostaria de agradecer o convite:D

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nós que agradecemos, Oscar! Fiquei muito feliz pela sua participação! :)

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver se agora funciona ;-)

    Eu também passei pela Holanda meio rápido e coincidentemente, também estive em Maastricht, quando ela ainda não tinha frequentado as páginas de jornais por aqui :-)
    Muito legal compartilhas as experiências!
    Beijos procês!!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Maastricht. Está na minha lista das cidades holandesas prediletas. Fui 3 vezes lá e afirmo que não vi nem metade da história que ela tem.
    Louca para voltar! :))

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade