Trens Holandeses: Depois da bike, o mais eficiente meio de transporte

19:00


Há um ditado que diz que brasileiro já nasce com a bola entre as pernas. Pois bem, se é assim, eu digo: os holandeses já nascem com a bicicleta entre as pernas.
Na Holanda "os pequenos" aprendem a educação no trânsito de bicicleta dentro da escola. Isso mesmo, educação no trânsito das bikes! Eles têm regras para tudo, e se não cumprir leva multa!
O não cumprimento dos sinais de indicação, ou o não uso de lâmpadas a noite, ou até mesmo passar em sinal vermelho, pode te render uma  multa bem salgada de 70 euros ou mais. Mas, as magrelas vão ficar para um próximo post, o qual prometo abranger bem o mundo das melhores bikes do mundo.
Bom, depois de construir as ciclovias, você deve pensar que as rodovias vem em segundo lugar, certo? Errado. Os Países Baixos têm  um dos melhores sistemas ferroviários do mundo, um dos mais abrangentes e eficientes. Você pode ir para (quase) todo lugar da Holanda utilizando-o, com desconto, chegando no horário combinado e ainda carregando a sua bike. Quer descobrir como? Então "vamosimbora" andar de trem.

Nederlandse Spoorwegen
NS- Nederlandse Spoorwegen
mapa ferroviário dos Países Baixos

A NS (como foi apelidade e é chamada) é a principal companhia holandade de transporte ferroviário. E tem outras? Tem outras pequenas, que auxiliam a NS, como a Conexxion, a Arriva, etc, e as internacionais, como a Thalys, Eurostar, etc que fazem, como eu falei, transporte internacional e que passam e/ou param em algumas estações na Holanda (normalmente só param em grandes estações).
Formada pela junção de duas companhias ferroviárias, a Hollandsche IJzeren Spoorweg-Maatschappij–HSM e Maatschappij tot Exploitatie van Staatsspoorwegen -SS, foi fundada oficialmente em 1938, a NS é uma empresa privada, mas o único acionista é o Governo holandês. Vai entender....
Bom, o que se sabe é que as ferrovias já existem a muito tempo. Existem mapas de ferrovias na Holanda datados de 1904.
Foto: Arquivo ©Entretulipas

Os trens
Eu procurei, procurei, procurei, mas não consegui achar o número de trens da frota da NS. Pela quantidade de rotas que eles tem (o site tá em inglês) dá para ver que são muitos. Em determinado horário no dia, são 12 trens fazendo a rota Rotterdam - Den Haag.


Os tipos de trens são poucos. E de fácil identificação. Nas placas das próprias estações você vai ter essa informação. É importante lembrar que esses tipos de trens não vão mudar o seu trajeto, só vão dizer se sua viagem vai ser mais longa ou não. São os tipos:

*Stoptreins: Da tradução literal: Trens que param. É igual a um verdadeiro pinga-pinga, porque pára em todas as pequenas estações. Recomendo pegar esse trem só se for necessário, ou seja, só se o seu destino te obrigar a isso ou se você tiver restrição de horário. Normalmente, se você vai para uma cidade grande, como Amsterdam, Rotterdam, Haia, Haarlem, você não precisa pegar um stoptrein;

*Intercities: Tradução literal: entre cidades. Normalmente esse tipo de trem faz o trajeto entre as cidades maiores, como os exemplos que citei acima - Rotterdam, Amsterdam, etc. Eles param só em algumas estações e, consequentemente, o tempo de viagens deles é bem menor que o do Stoptrein. Lá embaixo irei explicar como diferencia-los.

Sabendo dessa diferença, vamos em frente.
A estrutura que não muda, e em todos os tipos de trem são iguais:

*A grande maioria dos trens da NS são amarelos e azuis. São as cores da empresa e todos os trens operados por seguem essa linha;

*A imensa maioria tem wifi gratuita a bordo. Não tem nas estações, mas em quase todos os trens já tem;

*Atente-se para as sinalizações nas entradas dos trens. Todos eles tem a primeira classe e a segunda classe. O que difere entre elas? Só a cadeira da primeira classe é mais bonitinha. Não vale a pena comprar ticket da primeira classe. Você vai pagar mais caro por um status (a não ser que você realmente queira gastar dinheiro... depois não diga que eu não avisei). E, se você pagou por um ticket de segunda classe, sente na segunda classe, para evitar multas. As sinalizações são bem visíveis (com os números 1 e 2, sendo 1 para primeira e 2 para segunda);

*Se for para o extremo sul do país ou para o extremo norte, cuidado com os trens que se dividem. Parte do trem vai para um lugar e a outra parte vai para outro. A informação do destino final do trem você sempre irá encontrar em letreiros dentro dos vagões. Mas, na dúvida, pergunte ao cobrador ou ao colega ao lado.

*Existem tickets especiais para bicicletas e cães (e vagões específicos para eles também). Isso mesmo, se você quer levar o seu cãozinho consigo, ou quer bicicletar em outra cidade, é só comprar em uma das máquinas ou em um dos balcões da NS. Novamente: cuidado para não esquecer de comprar o ticket, se não  quiser levar uma multa bem salgada.


As estações:
Nas grandes cidades holandesas, as estações de trem são uma mão na roda, pois oferecem muitos serviços. Porém, em estações pequenas você só vai ter uma plataforma de cada lado, o estacionamento de bicicletas e uma máquina de comprar tickets.
Têm estações lindíssimas na Holanda, como a de Amsterdam e a de Rotterdam, que  são verdadeiros monumentos, e valem até um book de fotos.

Amsterdam Centraal Station (big station) 

Heemstede- Aerdenhout train station (klein station) - Foto: Arquivo ©Entretulipas
*Horários:
Existem três maneiras de ver os horários dos trens:
1-Pela internet: O site da NS é bem informativo e, para os que não sabem holandês, é também em inglês. Eles têm um app gratuito, disponível para Android e IOS que também super facilita de programar-se;

2-Pelos paineis amarelos nas estações: Esse pode até parecer o mais complicado (eu demorei um pouquinho para decifra-lo), mas é bem facinho de entendê-lo. Olha bem essa foto abaixo (não tá muito boa, mas dá para ter uma noção):

paineis amarelos com horários dos trens
Parte I: Os nomes lá em cima da placa são os destinos, as cidades que o trem vai passar. 
Parte II: Embaixo disso tem uma linha, tipo uma linha do tempo, com vários nomes de estações. Essas são todas as estações que o trem vai passar, mas não necessariamente parar. O trem que vai parar em todas essas estações é o Stoptrein, que eu falei lá em cima, no post
Se você vai para uma das grandes estações dessa linha (vão esta marcadas com um "I" dentro de uma bolinha), você tem opção de pegar um Intercity, e chegar mais rápido.
Parte III: E a maior parte da placa: os horários e dias da semana que partem aquele trem, no horário "X". Parta do princípio que de segunda a sexta os trens saem sempre no mesmo horário, todos os dias.
Nessa parte a placa esta dividida ao meio. Você vai ver vários números. Do seu lado esquerdo (tanto em uma, quanto na outra metade) você vai ter números maiores (exemplo: 6, 7, 8, 9, 10,...) e números menores (exemplo: 12, 23, 34,...): respectivamente, essas são as horas e os minutos que o trem vai sair da estação que você está. 
Logo depois vai ter algo escrito e um número (com a legenda escrita "Spoor"), que é a plataforma daquela estação que o trem vai parar (exemplo: 19, 4a, 8b, etc). As letras em negrito são informações se o trem é Stoptrein.
As palavras mo, di, wo, do, fr, za, zo são os dias da semana em holandês (seg, ter, quar, quin, sext, sab, dom).

Pronto! Para olhar qual o horário que o próximo trem vai sair é só ir para a estação da cidade onde você estiver, procurar as placas amarelas, procurar a placa que tenha escrito a sua cidade de destino, olhar o horário e correr para a plataforma.


3-As placas informativas nas plataformas: Cada "spoor" (plataforma em holandês) tem uma placa igual a essa aqui, ó:

placa da plataforma
O número grande, do lado esquerdo, indica o número daquela plataforma (na foto, plataforma 19a). A palavra "vertrek" indica o horário que o próximo trem vai sair daquela plataforma (na foto, 12h56). Ao lado do horário é o tipo do trem: Intercity, Sprinter, Stoptrein, etc. Normalmente é ai que indicam se o trem esta atrasado (aparece algo escrito em holandês em vermelho e em mais ou menos quantos minutos o trem esta atrasado). Abaixo do horário, tem nomes bem pequenos, que indicam em que estações o trem vai parar. O destino final é o último nome, do lado direito, e embaixo da placa, em letras maiores.
Esse relógio da foto nem sempre tem nas placas. É a hora oficial da NS.
4-Em estações como Rotterdam, Amsterdam, Utrecht, Haia e Maastricht, há letreiros, iguais aos de aeroporto, com as informações dos próximos trens, com os destinos, plataformas, horário. São super fáceis de conseguir as informações, porque também são em inglês. Também em estações maiores tem sempre alguém para dar informação. 

Meu conselho: baixe o aplicativo e seja feliz. É a forma mais prática de ter a informação dos trens. Eles mostram até os valores das passagens.

Normalmente os trens chegam no horário informados. Eu só tive problemas uma vez com atraso de trem, e foi devidamente falado na estação (só em holandês) e sinalizado nas placas da plataforma (aparece informando que o trem está atrazado e em quantos minutos). Ah, sem esquecer  das reclamações dos holandeses, que ficam xingando Deus e o mundo porque o trem não vai chegar no horário. É muito difícil de acontecer esses atrasos, pois os motivos não são tão comuns assim: algum doido pulou na linha do trem (consequências: ele é preso e leva uma multa); linha do trem congelada ou com muita neve; dia do Rei (e eu conto aqui nesse post o porque e quando é esse dia); algum problema na fiação da linha. Ou seja, casos extremos.
Quando eles vão fazer alguma manutenção em um trecho, eles são obrigados a avisar previamente. É comum colocarem avisos nos locais onde você vê os horários (nos paineis amarelos, na internet) e nas estações em que você pode tomar aquele trem.
Se por exemplo, você esta indo de Amsterdam para Leiden, e no trecho entre as estações de Haarlem e Heemstede-Aerdenhout está em obras, eles disponibilizam ônibus gratuito da estação de Haarlem até a estação Heemstede-Aerdenhout. Cuidado! É bom prestar bem atenção e, se tiver alguma dúvida, perguntar as pessoas devidademente uniformizadas. Normalmente é tudo bem sinalizado.

*Facilidades

NS ticket service
Como eu falei acima, as grandes estações - das principais cidades holandesas - são uma mão na roda, e você vai ter uma série de comodidades, como um Albert Heijn To Go - quer saber como identificar supermercados e lojas na Holanda? Clique e leia o post com um guia das principais lojas holandesas -, um fast food ou loja de vender snacks (comidas rápidas também, mas esses vendem coisas gordurosas), um balcão da NS que vende tickets e dá informações, um local para alugar bicicletas, alguns armários (chamados lockers), que podem ser alugados, para você guardar alguma coisa - eu acho esse serviço caro e muitos deles ficam abertos por um horário restrito; lojas de jornais, revistas - que são onde você vai encontrar o OV chipkaart para vender -, em algumas estações tem até farmácia, elevadores, telefones e banheiros.

Como e onde comprar o ticket? - Em breve atualização com infos do OV chipkaart.

Primeira dica importantíssima: a passagem que você irá comprar para viajar pela Holanda  não é com horário marcado, ou seja, você compra o ticket para o dia. De novo, isso só vale para passagens internas na Holanda, e não para outros países.

Bom, partindo dessa informação, depois que você compra seu ticket, você pode viajar no horário que quiser, basta não esquecer de comprar a passagem e marcar a saída e a chegada no seu destino. 
Lembrando: não é quantas vezes quiser! Uma passagem, uma viagem, mas no horário que quiser.

Em toda estação você vai encontrar uma máquina que vende tickets como uma dessas:
máquinas para comprar ticket

Não se assuste! É fácil, simples e rápido utilizá-las, e você ainda economiza tempo, porque os guichês da NS são sempre cheios, pricipalmente em Amsterdam.
Pela maquina você pode comprar com moedas ou cartão de crédito. São raras as que aceitam dinheiro em papel. Então, ao contrário do brasileiro, holandês adora ter moeda. Elas são sempre úteis.


Cartão de desconto - como fazer e qual escolher?
Agora há vários tipos de cartão de desconto. Se você vai morar no país, ou vai passar uma temportada, vale a pena dar uma olhada nas opções no site da NS. O mais comum é o Dal Voordeel abonnement (como se fosse "cartão de vantagens").
Para você fazer esse cartão tem que ter um endereço fixo na Holanda. Os descontos são muito bons e, além de você, três acompanhantes terão direito ao desconto de 40%. O porém é que a regalia só pode ser usada em horários específicos: fora dos horários de pico, de segunda a sexta, a partir das 9h, e durante todo o fim de semana.
Para fazer o cartão de desconto, é só solicitar o formulário em um balcão da NS (em uma das grandes estações), preencher, pagar a taxa, que varia de ano para ano.
Desde o surgimento do OV-chipkaart, eles vêm adaptando todo o sistema ao novo cartão que integra todos os meios de transporte holandeses. Mais infos sobre o OV-chipkaart aqui.
Não podemos esquecer do Roundtrip e Weekend return tickets. O Weekend return vc pode viajar a partir da noite da sexta e só voltar no domingo com desconto.
A Loja Kruidvat, o Albert Heijn e a Hema sempre tem promoções de tickets da NS. Normalmente são promoções do tipo, você pode viajar para qualquer lugar da Holanda por um preço fixo. A desvantagem é que, a maioria das vezes, a passagem é só para um dia. Eu comprei duas vezes e valeu a pena, pois eu morava no centro do país e fui conhecer uma cidade no extremo norte (Groningen) do país e outra no extremo  sul (Maastricht).

Multas
Se não respeitar as regras, é multado sim. A Holanda é liberal, mas nem tanto.
Se você não estiver com o seu ticket na mão, ou estiver carregando uma bike ou o seu cachorro sem pagar, ou fazer um trajeto diferente do que a NS indica para chegar no seu destino final,.. Enfim, fez coisa fora da lei: leva multa, e bem salgada.
Ao contrário do Brasil, lá as pessoas sabem, na maioria das vezes, da obrigação e compromisso de pagar as passagens. Então não há um controle rígido de pagamento das passagens (vocês vão ver, quando chegarem, o tamanho do trem e quantos cobradores de passagem vão ter.... no máximo 3).
Se você prestar bem atenção, toda estação que tiver um trem parado, o cobrador vai estar na porta, provavelmente com um apito na boca, olhando para os segundinhos do relógio. Quando for a hora do trem partir, ele vai apitar, os desesperados vão correr, e ele vai entrar no trem e fechar as portas.
Esse mesmo moço simpático que vai rir da sua cara porque você quase perdeu o trem pode te multar, se você não cumprir as regras.
Depois que ele fecha a porta, eles vão "cobrar", entrando nos vagões,  pedindo para ver o seu ticket e, se necessário, a sua carteirinha de desconto. Nem sempre eles passam, mas não confie no "não passar" Evite levar uma multa desnecessária por querer economizar demais.
Ah, já ia esquecendo. Se estiver cansado, nem pense em colocar os pés em cima dos bancos, ou beber aquela cerveja (ou qualquer bebida alcoolica) dentro do trem, a não ser que você queira recerber um sorrisinho falso do cobrador, e um papelzinho colorido, com uma conta para você pagar.

modelo novo de trem da NS
Pegando um trem
Ficou mais fácil de saber como pegar um trem agora?
Qualquer dúvida, os comentários estão abertos!
Boa viagem!





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8 comentários

  1. Obrigado pelo comentário, Sr. ou Sra. Anônimo! :)

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  2. Boa tarde, Nina!
    Descobri teu blog hoje via VnV e já me ajudou bastante. Eu e minha esposa estamos indo dia 08/04 para Amsterdam, ficaremos 6 dias e a programação está quase pronta. Pretendemos ir a Delft e Den Haag num day-trip, saindo cedo e voltando tarde. É viável?
    Gostaria de perguntar o seguinte: comprando ticket de trem até Delft posso parar/descer em Den Haag e depois continuar a viagem? Ou devo comprar separados: a Den Haag e a Delft.
    Muito grato pela resposta e cumprimentos pelo blog - ajuda muito!!!
    João e Clarice.

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    Respostas
    1. Olá João e Clarisse!

      Que bom que o blog está ajudando bastante. Esse é o meu maior objetivo.
      Olha só, eu vou dar minha opnião. Espero que ajude...
      Eu não acho que um dia seja suficiente para ver as duas cidades. Ambas tem bastante coisa a explorar, Delft tem um post legal já publicado aqui: http://www.entretulipas.com/2013/03/royal-delft-visita-uma-fabrica-das.html
      http://www.entretulipas.com/2010/11/delft-o-charme-historia-e-as-artes-da.html
      Den Haag eu ainda não falei nada, mas há vários museus legais, principalmente as obras da Mauritshuis, que estão expostas na prefeitura da cidade (http://www.entretulipas.com/2010/09/mauritshuis-museu-casa-de-mauricio-de.html).
      Se puder, um dia para cada cidade dá para ver alguma coisa. ;)
      Se não, para comprar os tickets de trem, parando em uma cidade, há uma opção nas máquinas para esse tipo de passagem (ou, se for comprar nos guichês, é só informar ao vendedor). Algo como: "destino: Delft; com escala em: Den Haag".
      É de extrema importância que a passagem seja comprada informando a parada em Den Haag sob pena de multa (que não pe barata!).
      Não precisa comprar separado, pois vc vai pagar bem mais caro, mas tem que comprar informando a "escala".
      Bom, espero que tenha sido útil.
      Boa viagem para vocês e depois voltem para nos contar a experiência!
      Beijo

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  3. Nina,
    muito obrigado pela resposta, especialmente pela dica do trem!
    Vou pensar sobre as 2 cidades: o tempo para o turista sempre é escasso, mas também não se pode abraçar o mundo, né? Quem sabe um bom motivo para voltar...
    Abs, JoãoClarice.

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    Respostas
    1. Olá João,

      Sim, concordo com o senhor e fico feliz por ter entendido.
      Fazer as duas de uma vez vai acabar não conhecendo nada direito.
      Gosto muito de ambas as cidades e se o senhor me perguntasse, entre as duas qual a que eu escolheria, eu iria demorar muito para responder ou iria dizer que não tenho preferência.
      Acho que escolher uma só para o bate e volta é a melhor opção.

      Beijo e boa viagem para o casal!

      Excluir
  4. Nina,
    grato de novo.
    Decidimos por Delft para o day trip!
    Quando voltarmos dou notícias sobre a viagem.
    Abs, JoãoClarice.

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