Dicas de como administrar a ansiedade

11:23

A ansiedade é um dos maus do século. Cada dia que passa a informação chega mais rápido, o trabalho tem que ser entregue mais cedo, as cobranças aumentam, o tempo fica mais curto. Em resposta a isso tudo, nosso corpo reage de forma negativa: problemas de saúde, problemas familiares, problemas no trabalho. Enfim, controlar a ansiedade e, melhor ainda, tentar diminuí-la é algo que todos nós temos que fazer (mesmo a pessoa mais calma do mundo).
Haejin Park / Via buzzfeed.com

Compartilho algumas dicas para lidar melhor:
  • Aprenda a distinguir entre estresse positivo e ansiedade negativa. O estresse positivo pode proporcionar-lhe a energia de que você precisa para fazer o trabalho. A ansiedade tóxica apenas faz com que você se arraste, dificultando a execução até mesmo de pequenas tarefas.
  • Faça um teste de realidade. Descubra se sua ansiedade, de fato, tem alguma base. A ansiedade tóxica pode mascarar o verdadeiro problema. Investigue para certificar-se de que as coisas estão realmente tão ruins quanto parecem. Mesmo que haja um problema real, a solução dele pode ser mais fácil do que você imagina.
  • Converse com amigos ou colegas em quem você confia. Essas pessoas podem ajudá-lo a ver as coisas de um ângulo diferente. Relacione-se com aquelas pessoas que realmente vão lhe ser positivas e não com pessoas que vão aumentar sua ansiedade.
  • Aja de forma positiva para corrigir o problema. Não se torne uma vítima da ansiedade e do estresse. Ficar remoendo o problema não leva a lugar nenhum. Tente resolver o problema se estiver a seu alcance! Caso contrário, torne o problema mais administrável, aplicando pequenas correções.
  • Busque ajuda de fontes confiáveis – pessoas que têm as informações de que você precisa. Normalmente, você não dispõe das informações ou das ferramentas necessárias para atacar um problema. Em vez de ficar ansioso, acalme-se e procure obter a ajuda necessária. Descubra quem é a pessoa responsável e onde estão as respostas de que você precisa.
  • Cuide de seu corpo. Faça exercícios físicos diariamente, tenha uma alimentação saudável e durma o suficiente. Seu corpo fica extremamente tenso quando você está ansioso e estressado. Quando você cuida bem de seu corpo, isso não apenas reduz o nível de tensão, como também proporciona mais energia para que você consiga enfrentar o problema propriamente dito.
  • A qualquer momento e onde quer que você esteja, relaxe-se. Pratique as técnicas de relaxamento todas as vezes que você pressentir os sinais de tensão, ansiedade ou estresse. Exercícios breves, que podem ser feitos praticamente em qualquer lugar, são muito úteis. Porém, mesmo assim, arranje tempo e local para relaxar e meditar. Exercícios assim resultam em benefícios de longo prazo.
  • Livre-se da ansiedade. Se não há nada que você possa fazer sobre o problema (ou não há mais nada a fazer, uma vez que você já fez tudo para resolvê-lo ou se o problema, simplesmente, estiver fora de seu controle), você tem de se livrar da ansiedade. Liberte-se dela e inicie um novo projeto, leia um livro diferente, tome outro caminho.
As dicas foram do meu curso de Gerenciamento de projetos, em uma das cadeiras que paguei de Gerenciamento de estresse, da Universidade de Havard. 
E você, como lida com a pressão?


Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade