[Beauté] Os essenciais para levar na mala de mão em viagens internacionais

16:49

Eventualmente amigas, parentes e leitoras me escrevem para tirar dúvidas sobre malas em geral. Uma das questões mais frequentes é o que e como levar na bagagem de mão em viagens internacionais, por causa de todas aquelas restrições de segurança dos aeroportos.
Recentemente eles aumentaram as exigências e agora, para muitos aeroportos da Europa e para entrar nos EUA, você precisa estar com todos os seus aparelhos de telefone, tablets e computadores carregados. Caso contrário, você não poderá embarcar. #ui

Para ser sincera, eu não me incomodo nem um pouco com essas exigências que os controles dos aeroportos fazem. Ao contrário, eu gosto, pois eu me sinto mais segura. Acredito que mesmo que eles não tenham como controlar tudo, pelo menos alguma coisa eles barram.

Bom, mas eu falo isso porque eu nunca fui alvo de qualquer tipo de suspeita, então nunca passei por uma revista mais séria. Pode ser que eu mude de opnião caso um dia isso aconteça.

Enfim, tudo isso para explicar que os controles que eles fazem, de mandar colocar os líquidos em saquinhos transparentes, de não embarcar com comida aberta, e nem objetos cortantes e perfurantes, e nem com frascos com mais de 200 ml são medidas importantes de segurança para os passageiros e para os países.
Por isso, temos que ter o maior cuidado ao arrumar a mala de mão para não termos que jogar fora algum item que colocamos dentro bem na hora do embarque ou para evitar situações constrangedoras de revistas mais íntimas.

Quando eu viajo, seja para perto ou longe, eu sempre procuro vestir uma roupa confortável e que, ao mesmo tempo, eu me sinta arrumadinha.

A gente fica horas dentro do avião, na maior parte do tempo sentados, em cadeiras super estreitas - sou alta, tenho 1,75m, eimaginem como é apertado para mim - e com o ar seco. Só é bom porque a gente está indo para algum lugar, né não?!

Por isso, me preocupo em buscar o máximo de conforto possível, vestindo roupas mais leves, sapatos fáceis de tirar e confortáveis - legging, sapatilha, camiseta e um blazer de malha é minha farda -, e levando comigo itens que me ajudem a proporcionar um conforto maior, procurando não carregar muito peso.



Não concordo com aquelas pessoas que levam dois, três volumes como bagagem de mão. Sério, já vi gente com uma mala, com uma sacola, uma mochila e mais a bolsa de mão.
Isso acaba atrasando a entrada de todo mundo no avião, sem falar que ocupam o espaço todo das bagagens dentro do avião.

A regra é simples: leve na bagagem de mão apenas aquilo que não pode ir na bagagem despachada e o que você vai realmente precisar. Na hora de montar a bagagem de mão, pense no peso que você vai ter que ficar carregando pra cima e pra baixo dentro de aeroporto e avião. Acredite em mim: é um saco ficar carregando peso.
Seja o mais econômico possível: uma malinha + uma bolsa de mão ou uma mochila são mais do que suficiente. Se você souber arrumar, vai caber tudo e ainda sobrar espaço.
Detalhe: se você for viajar em alguma companhia aerea low cost (aquelas com vôos mais baratos, bem comuns na Europa, e que você paga a mais para despachar a bagagem), elas só aceitam um volume de mala de mão, sem chororô. Não dá nem o direito das mulheres carregarem uma bolsa. É só um volume. Se você quiser - e é o que muita gente faz -, você coloca a bolsa dentro da mala. 

Mas, vamos as dicas para fazer uma mala leve e só com o essencial.

Primeira dica e importantíssima: muita gente não lembra, mas leve uma muda de roupa extra, caso perca alguma conexão ou a mala seja extraviada (a não ser que você esteja voltando para casa, em um vôo sem conexão).
É um peso extra? É, mas é um peso que quebra um galho grande! Ah, mas tem seguro viagens que cobre essa despesa, caso você tenha sua mala perdida pela companhia aérea ou perca a conexão. Sim, cobre, mas, para evitar essa dor de cabeça - e se você chegar de madrugada e não tiver nada aberto?! -, é melhor se prevenir.

Itens 1 - Roupas extras
Pijama
Camisa
Roupas íntimas
Quando estou viajando para um lugar frio, coloco também na mala de mão um casado bom, bem quente, uma segunda pele extra, e um sweater também extra.

Segunda dica: as companhias aereas também não permitem que a gente despache, dentro das malas de porão, equipamentos eletrônicos, por questão de segurança. Eles também sugerem que objetos muito delicados ou que quebram você carregue também com você no avião. Ou seja, tudo que é de valor e que quebre, coloque na mala de bordo. 

Itens 2 - Eletrônicos e objetos delicados
Carregadores (se no avião tiver tomada, coloco o carregador de celular na bolsa)
Chapinha
Câmera
Computador
Objetos frágeis

A bolsa é algo que eu carrego sempre comigo, ou seja, fica perto, consequentemente eu coloco os itens que com certeza eu vou usar, para não ter que ficar abrindo e fechando o maleiro, e não incomodar quem está do meu lado.

Na bolsa vai...
Travesseiro - para as minhas frustradas tentativas de dormir (eu não consigo dormir... ultimamente até consigo cochilar, mas dormir é muito difícil)
Ipad - para passar o tempo
Fone de ouvido
Celular - serve como câmera fotográfica também
Carteira - dinheiro, documentos, cartões
Chiclete - para evitar dor no ouvido nos pousos e decolagens
Livro ou revista - para passar o tempo
Meia - no avião eu tiro o sapato e fico só de meia
óculos de sol e de grau
Sweater - caso fique com frio
Necessaire 1 com: 
remédio de dor de cabeça e alergia
Lenço de papel - para emergências
Escova + pasta de dente + fio dental
Algodão
Necessaire 2 com: itens líquidos.

Nessa necessaire com itens líquidos eu não coloco shampoo, condicionador e sabonete, porque em todo hotel tem, e é uma coisa fácil de comprar e de achar.
Itens da necessaire de líquidos (lembrando que tem que ser transparente e que tudo dentro dela tem que ter menos de 200ml):
Desodorante
Creme de mãos
Cremes de rosto
Protetor solar
Sabonete líquido
Água termal
Álcool gel
Lipbalm
Removedor de maquiagem
Rímel

Levo também na bolsa um mini kit de maquiagem, com itens que eu possa fazer uma maquiagem básica (com blush, sombra, iluminador, corretivo e lápis). Sim, eu vou para o aeroporto com a maquiagem básica, mas quando entro no avião tiro tudo.

Fica a dica:

*Beba bastante água durante todo o vôo. Eu fico com a pele muito seca - também por isso eu tiro a maquiagem -, principalmente a boca, o nariz e as mãos. Por isso, levo sempre uma água termal para borrifar no meu rosto, sempre passo um lipbalm na boca e um creminho nas mãos.

*Não deixe de caminhar durante o voo. Eu só viajo na janela, e sei que é uma chatisse incomodar quem está do seu lado para você se levantar, mas não torne isso um motivo para você não andar. Ficar muito tempo sentado é ruim para suas pernas, para a circulação do seu sangue dentro do seu corpo, e pode causar um monte de problema sério. Então levante-se e fique um tempo em pé. Vá conversar com as aeromoças, ou tomar uma água, pedir um suco. É importantíssimo esticar o corpo, fazer alongamento nas articulações, na cabeça e nas pernas.

*Se estiver na classe econômica, respeite o seu colega atrás: nas refeições, suba a sua cadeira! Se você não faz isso, a pessoa atrás fica super apertada para comer, porque a mesa dela fica presa atrás da sua cadeira, e com sua cadeira baixa, a pessoa atrás fica sem espaço para comer.

*Quando as luzes estiverem apagadas, não converse alto. Tem muita gente que aproveita o momento avião para super fazer a social. Nada contra! Adoro conhecer pessoas novas e converso bastante no avião (odeio gente com nariz em pé), mas fale baixinho, para não atrapalhar o descanso de outros. Nem todo mundo quer e precisa saber da sua história!

*Quando o avião pousar, para sua própria segurança, espere as luzes apagarem para tirar o cinto. Já vi gente, que desobedeceu a regra, cair e bater com a cabeça, no braço da cadeira, porque ficou com pressa, abriu o cinto antes, levantou antes, e o avião não tinha estacionado. Todo mundo vai ter sua vez de sair, não adianta ter pressa. Se você está com uma conexão curta, avise a aeromoça antes do pouso. Ela irá orientá-lo em como proceder da melhor forma, sem você precisar passar por cima de todo mundo, ou empurrar as pessoas quando estiverem tirando os seus pertences. Seja paciente! Não esqueça a gentileza em casa. 

Bom, agora eu quero saber de vocês: como e o que levam na mala de bordo?!
Alguma dica para compartilhar?!

Você também irá gostar

2 comentários

  1. Amei esse post, e espero que um dia eu consiga seguir todas as suas dicas e não levar 500 bolsas. Tenho conquistado isso aos poucos. Dicas ótimas! parabéns!

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade