Um tour pela Praia dos Carneiros, Pernambuco

13:00

"Estou a dois passos do paraíso..." 
Não imaginava, eu, o que iria conhecer mais um paraíso quando estávamos voltando de Maragogi.
O litoral sul de Pernambuco e norte de Alagoas são conhecidos por praias de água límpida, quente e areia branquinha. Não gosto e não faço de comparações com outros lugares, mas é algo incrível!
Quem conhece sabe do que estou falando...

Porto de Galinhas já foi, por muito tempo, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. De fato é, e eu sou APAIXONADA pelo lugar. Também, fui praticamente criada na praia (tenho fotos, ainda bebê, engatinhando no lugar e fazendo castelinho de areia... momento #owwnn), e vi tudo aquilo se transformar no que é hoje: recebe milhares de turistas por ano e, infelizmente, de forma desordenada, o que está degradando aos poucos o lugar. É triste, mas é uma verdade incontestável. E, aproveitando o espaço, registro minha tristeza e faço um lembrete para que nós, como turistas, possamos respeitar os lugares que visitamos, seja não deixando lixo na praia, seja respeitando as pessoas, seja não denegrindo os corais. Enfim, todos nós temos que ter a consciência dos nossos atos, e se preservamos aquilo hoje, teremos a oportunidade de voltar um outro dia para aproveitar o mesmo lugar novamente com nossa família ou amigos. Respeito é bom e todo mundo gosta, e preservar é respeitar a natureza e as pessoas.
Owwwn! - Foto: Arquivo Pessoal Entretulipas

Eu já tinha ido à Praia dos Carneiros quando era uma criança, e lembrava muito pouco dela... Lembrava da igreja, de muitos coqueiros e dos caminhos no meio dos canaviais que tivemos que passar para chegar.


Foi uma belíssima surpresa voltar ao lugar.
A praia fica no encontro do Rio Formoso com o mar. E não é a toa que o rio tem esse nome.
Quando a maré está baixa é necessário uma caminhada na longa faixa de areia com a água límpida e rasa nos pés, com direito a peixinhos, para conseguir mergulhar. É possível ver, nas barreiras de coral, a vida debaixo d'água: ouriços, peixes, cobras, mariscos,.. É belíssimo!

*suspiro* - Foto: Arquivo Entretulipas

A praia é privada, ou seja, há muitos casarões na beira mar, e poucos acessos para o turista. Recebemos a indicação, na pousada em Maragogi, do bar Bora Bora da Praia dos Carneiros, que é um dos poucos acessos para os visitantes. O lugar é legal, mas você só consegue chegar ou com ônibus de turismo, ou de carro particular (há várias placas na estrada). Um outro também importante é que não pode entrar com comida. Para os que estão de carro, o consumo te ausenta de pagar o estacionamento.
Infelizmente, os preços aplicados são extremamente abusivos. Por isso, antes de pedir qualquer coisa, olhe o cardápio (e cuidado para não cair para trás).
Olha a carinha de felicidade... - Foto: Arquivo Entretulipas
Nossa lancha - Foto: Arquivo Entretulipas

Do Bora Bora partem vários passeios de catamarã para visitar os principais pontos da Praia dos Carneiros e do Rio Formoso. Como os horários dos mesmos são bem restritos e variam de acordo com a tábua das marés, quando chegamos lá não tinha mais horário para o catamarã, mas foi possível alugar uma lancha privativa. Os "barqueiros" ficam na porta do bar oferecendo. Os valores são negociáveis, e você ainda ganha de brinde a simpatia e histórias personalizadas do condutor da lancha (amei!).

A primeira parada do passeio é para ver a barreira de corais. Como tinha chovido e estava nublado, os peixinhos já estavam "dormindo" e ficaram tímidos de aparecer. A chuva faz com que a areia do fundo do mar suba, agite a água e deixa os peixes com medo da agitação. Isso faz com que eles se escondam.
Água límpida, apesar da chuva e do dia nublado - Foto: Arquivo Entretulipas

Uma parte dos corais. Notem o fundo da água - Foto: Arquivo Entretulipas

A segunda parada foi em um banco de areia, no meio do rio. Lindo ver aquela areia branquinha, a imensidão.
Banco de areia - Foto: Arquivo Entretulipas

A terceira parada, e uma das mais divertidas, foi o banho de argila. Diz a lenda que a argila tem capacidade de extrair toxinas, regeneração da pele, propriedades cicatrizantes, etc, etc etc. Eu não acreditava em nada, até tomar um banho dela e sentir minha pele renovada e mais lisinha. Bom, mas o banho funciona assim: o barqueiro cava na areia, na beira do rio, à procura da argila. Diz ele que tem que ser uma boa. Ai, eu com os meus miolos, fiquei pensando o que seria uma argila ruim, porque para mim era tudo igual. Resolvi perguntar.
Olha a argilaaa - Foto: Arquivo Entretulipas

Búúúúú - Foto: Arquivo Entretulipas

Ele explicou que a argila boa é a que não tem areia misturada com ela (você sente a diferença quando passa na pele, pois a com areia arranha a sua pele, e a sem areia é bem lisa). A argila que tem lá é a branca, mas existe também argila preta (aquela que faz vaso, mas que também tem essas propriedades todas).
Achei tão divestido ficar toda branca. Deu uma renovada na alma, sabe?! O barqueiro nos deu um pouco de argila para levarmos para casa (minha pele super agradece!).

Mangue, Mangue, Mangue! - Foto: Arquivo Entretulipas

Bom, de lá, o nosso amigo barqueiro (sim, nesse ponto ele já tinha se tornado amigo) nos levou para um lugar fora do roteiro previsto, para o mangue, ver um pouco da mata ciliar.
Para quem não sabe, mata ciliar é a vegetação que fica na beira dos rios para protegê-lo, manter sua vida e a sua profundidade. Essa mata, quando desmatada, faz com que os sedimentos da beira dos rios desçam para o fundo da água, tornando o rio mais raso e largo. Além disso, o desmatamento mata toda a fauna e flora do local, né?! O solo do mangue é bem parecido com um pântano (a enrolação de quem não sabe explicar como é o solo).
Foto: Arquivo Entretulipas

De lá, passamos pela famosa Igreja de São Benedito, construída em 1931, que fica na beira da praia. Fico imaginando um casamento nesse lugar... sem palavras.
Igreja de São Benedito de longe - Foto: Arquivo Entretulipas

Foto: Arquivo Entretulipas


Já chegando no fim do passeio, aproveitamos a belíssima vista do rio + mar.
Rio Formoso - Foto: Arquivo Entretulipas


Como chegar


Em torno de 50km de distância de Porto de Galinhas e 110km de Recife, o acesso para quem vai a partir de Recife encurtou o caminho devido a construção de uma ponte, já que antes teria que ir até a estrada de Tamandaré e depois voltar para Praia dos Carneiros. No Google, a ponte ainda não aparece, e ele indica o caminho mais logo (que vale a pena também, porque você passa por dentro de uma mata preservada), mas pode pegar a PE-76, em Rio Formoso, que chega mais rápido.
Procure as placas que indicam o  bar BORA BORA. A entrada é uma estrada de barro. Você vai passar por uma porteira, onde os seguranças vão te explicar todas as regras do lugar, e depois é só seguir até o estacionamento.
Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

Bora Bora Bar - Foto: Arquivo Entretulipas

O lugar é legal, porque tem banheiros, armários, redes para descanço, lojinha, lugar para leitura, etc. É kids friendly, pois tem parquinho, vimos animais, e uma esturura legal para os pequenos e papais.
Só é caro.

Gostou? Já foi? Então conta para gente! Dê vida ao blog, comente!
Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.


Você também irá gostar

2 comentários

  1. Lindo seu blog! Gostei do jeito que escreveu, especialmente este post que ficou muito interessante!

    Muita Viagem - blog com relato de viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, você gostou mesmo? Da próxima vez me diz a sua opnião sobre o post e o que mais gostou ;)
      Abraços!

      Excluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade