A cabeça do dragão - o belíssimo encontro da Grande Muralha com o mar

17:40

Tenho uma atração enorme pelo oriente, seja pela história, seja pelo contraste nas paisagens, seja pela cultura ou gastronomia. Conhecer um pouquinho da China me deixou com "água no boca", sonhando loucamente em conhecer o resto da Ásia.
Tudo bem, que quando o assunto é educação, eles não são os que têm as melhores notas (eu já falei sobre isso aqui), mas dou todo o mérito para a receptividade e simpatia dos mesmos que demonstram com gestos e atitudes do tamanho da Grande Muralha, mesmo a maior parte da população não falando inglês.

Bom, e falando em Muralha, poucos sabem que há um ponto que a  mesma se encontra com o mar. Surpresos? Pois é, nesse ponto, a Grande Muralha é chamada de "A cabeça do dragão".
Na foto abaixo já dá para notar o porquê...



Antes do país se tornar um império, os reinos construíam seus proprios muros, para se proteger de invasões ao norte. O primeiro imperador Quin Shihuang, na dinastia Chin, foi o que teve a ideia de unificar esses muros e formar uma grande muralha. No início, ela não tinha uma grande extensão. Ao longo dos anos e dinastias é que a muralha foi crescendo. Agora, imaginem a quantidade de gente para construir isso tudo?!
A Grande Muralha


O material que foi usado para construir a muralha varia de lugar, para lugar; de clima, para clima; de relevo, para relevo; e depende também da época da construção. Vocês podem imaginar que muitos trechos foram destruídos, reconstruídos e que, com o passar dos anos, há um aperfeiçoamento das técnicas de construção.
Uma curiosidade: vocês conseguem imaginar que existem trechos que foram construídos com óleo de baleia e conchinhas? Como muitos devem saber, existem vários "pedaços" da grande muralha, no norte da China.
Os mais visitados - leia lotados de gente - são os que ficam próximos a capital Pequim (Beijing).

A entrada do parque
Poucos turistas extrangeiros sabem da existência da Cabeça do Dragão, ou Laolangtou em chinês, pois fica em uma cidade portuária, de muitas indústrias e conhecida pela exportação de carvão, chamada Qinhuangdao. A maior parte dos que visitam são chineses - significa que, quando você for, será uma atração turística, assim como a cabeça do dragão. Eu explico melhor aqui nesse post.
Réplica de um estãbulo da época. Bem divertido para as crianças - Foto: Entretulipas

Maquete enorme, mostrando como era feita a segurança da muralha - Foto: Entretulipas

Museu dentro parque... nem sempre as legendas vão ter uma tradução, digamos, certinha - Foto: Entretulipas




Em 1900 a Laolangtou foi construída, mas a força Aliada a destruiu na Segunda Guerra. Só em 1984 a Cabeça do Dragão foi reconstruída e aberta a visitação até os dias de hoje. Além da muralha, o parque tem um pequeno museu, com espadas, pinturas e réplicas, em pedra, dos antigos guerreiros do exército chinês. Há também um templo, na beira do mar, que é fantástico, e outro em cima da muralha, com uma vista privilegiada. Ambos foram frequentados por reis de várias dinastias.
Réplica de um soldado - Foto: Entretulipas

Palácio frequentado pelos imperadores.... belíssimo! - Foto: Entretulipas

Palácio

Detalhe das pinturas em madeira - Foto: Entretulipas

Quadro no meseu, mostrando como era na época da Dinastia Ming - Foto: Entretulipas
Para entrar no parque é preciso pagar uma taxa de cerca de CNY 50, o que vale a, mais ou menos, R$ 16,00. O mesmo fica no município de Qinhangdao, a 4h de Pequim. Chegando lá, você pega o ônibus 25 na rodoviária. É importantíssimo lembrar que na China é muito difícil algué falar inglês. Por isso, leve SEMPRE o nome do seu destino escrito com os caracteres chineses.

Templo no mar - Foto: Entretulipas





Templo no mar. Notem como esse está desgastado pela maresia - Fotos: Entretulipas
Devido a grande rotatividade de pessoas que frequentam o local, há um grande desgaste em alguns lugares. Em geral, em todos os pontos turísticos da China é comum ver os palácios bem desgastados, pois tem muita coisa de madeira. Mas, dá para ver que são reformados com frequencia, pois muita coisa é de madeira, e não resistiria por tanto tempo se não houvesse uma certa preocupação em manter viva a cultura.

Lá fica perto de um outro local para visitar a muralha que tem um museu muito massa, mas os detalhes desse museu vão ficar para outro post.

Gostaram? Alguém já conhece?

Mais informações, em inglês.

Já curtiu a nossa página do Facebook? Dicas, curiosidades e fotos da Holanda e do mundo atualizadas! :) Acompanhe-nos por lá também!

Você também irá gostar

4 comentários

  1. Não conheço ainda! Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Georgia,
    Que bom que gostou!
    Beijo e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada para quando for à China. Meu sonho é ir pela Transiberiana, de Moscou a Pequim. Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Flora,
    Também tenho vontade de fazer a viagem pela Transiberiana, e voltar a China.
    O lugar é imperdível.

    Beijo

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade