Série Dutch painters: Van Gogh: da miséria à glória

17:12

Ano novo começando e muitas novidades programadas para o Entretulipas. Sendo 2011 o Ano da Holanda no Brasil, vamos aproveitar esse grande "pontapé" para começar o ano com pé direito, descobrir, conhecer e mergulhar nesse cultura interessantíssima.
Há várias idéias e post programados e sendo preparados com muito carinho para vocês.
Bom, para iniciar, convido vocês a acompanharem a primeira série de posts especiais aqui no Entretulipas. A primeira delas será sobre cinco pintores famosos holandeses. Foi difícil escolher, então o critério que adotei foi de escrever um pouco sobre cinco dos meus pintores favoritos. Para a inauguração, um dos mais conhecidos no mundo todo. Espero que gostem e aprendam tanto quanto eu aprendi preparando os posts.



Van Gogh: da miséria à glória



Vincent Willeam Van Gogh (1889)

Dá para acreditar que só um quadro do pintor foi vendido com ele em vida? Você sabia que, quando jovem, Vincent Van Gogh não se interessava pela carreira das artes e queria ser teólogo? Van Gogh morou em mais de 10 cidades durante a sua vida! Conseguem ver o quão atribulada foi sua vida? E que tal aprender mais algumas curiosidades sobre ele?

A vida do pintor

Vincent Willem Van Gogh nasceu numa pequena vila, chamada de Groot-Zundert, perto da cidade de Breda, sul do país. Seu pai, Theodorus, era pastor de uma igreja calvinista. Tinha o mesmo nome que o avô paterno e seu irmão primogênito, este último faleceu um ano antes de seu nascimento. Fora o irmão falecido, Van Gogh teve 5 irmãos: Cornelius,  Elisabeth, Anna, Willemina e Theodorus.
Quando criança o pintor era uma criança séria e muito introspectiva. Na adolescência ele trabalhou em  uma empresa de arte com filial em Den Haag (Haia) e, posteriormente, foi transferido para Londres e para Paris. Mas, como seu interesse era voltado para a teologia, ele acabou sendo demitido da loja. Voltou à Inglaterra e começou a trabalhar em uma livraria, estudando bastante a bíblia nas horas vagas. Decidiu trocar Londres por Amsterdam para tentar ingressar na faculdade de Teologia. Fracasado, mudou-se para a Bruxelas, na Bélgica, onde estudou perspectiva e anatomia de pinturas, na Academia Royal de Artes.
Morou em Etten, com a família, se apaixonou, mas impedido de casar com a amada, mudou-se para Haia, onde se envolveu com uma prostituta.
Em 1885 ele pintou a sua primeira grande obra, Os comedores de batata, mesmo ano do falecimento do seu pai. Nesse mesmo ano, mudou-se novamente para a Antuérpia e, em 1886, entrou para a  Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.
Em Março de 1886, o pintor mudou-se para Paris para dividir apartamento com seu irmão Theo. Foi lá que Van Gogh teve a oportunidade de trabalhar junto com Russell, Henri Tolouse-Lautrec, no  Estúdio Cormon. Foi la tmabém que o artista teve seu primeiro contato com o Abscinto, bebida está com componentes alucinógenos, e o deixou viciado.
Em 1887 conhece Paul Gauguin.
No início de ano de 1888, Van Gogh decide se mudar para uma pequena cidade no sul da França, chamada Arles, e convida outros artistas para ir com ele, sendo Gaugin o único a aceitar. Na minha opnião, foi lá que ele pintou algumas das suas melhores obras, como: Terraço do Café em Arles à noite; A casa amarela e Os doze girassóis.
Bom, a relação de Gogh e Gauguin era de muitas diferenças. Apesar de haver mútuamente uma admiração, os dois definitivamente não se davam bem - essa "diferença" pode ser entendida através dos quadros A Cadeira de Van Gogh e a A Cadeira de Gauguin. Depois de uma briga (que alguns dizem que foi por causa de uma prostituta), Van Gogh ameaça Gauguin com uma navalha. Arrependido, Vincent volta para casa e corta sua própria orelha.
Essa fase marcou pela mudança de temperamento do pintor e o início de de seus problemas pscicóticos. Os cidadãos da cidade passam a rejeitá-lo e, por isso, ele resolveu se internar no hospital psiquiátrico de Saint Paul de Mausole.
Em 90, Van Gogh deixa a clínica e e muda-se para Auvers, para estar mais perto do seu irmão e do médico Paul Gachet - o qual foi retratado em uma das obras do artista. Com a piora de sua depressão, no dia 27 de Julho de 1890, Vicent sai para uma caminhada no campo e atira em seu peito. Ele sobrevive a tentativa de suicído, mas morre dois dias depois ao lado do seu irmão.
Há vários relatos que tanto o pintor quanto alguns membros de sua família sofriam com distúrbios mentais. Não se sabe ao certo qual era o problema, até porque, na época, os recursos médicos eram mais escassos que hoje em dia.

Vincent e Theo

Theo, apelido de Theodorus, era o irmão mais próximo do pintor, com o qual trocou muitas correspondências (em torno de 700 cartas) que ajudaram os historiadores a saber mais sobre os acontecimentos da vida privada do pintor. Segundo relatos também das cartas, Theo foi quem apoiou Vincent a entrar no ramos das artes e o sustentou durante muito tempo.
 No período que morou na Antuérpia, Vincent preferia mandar dinheiro para seu irmão Theo, em Paris, para que este mandasse os materiais de pintura, ao invezde gastar o dinheiro com comida. Imaginem?!
Posteriormente, em 1886, quando os dois moraram juntos em Paris, dividiram um apartamento no famoso bairro das artes, em Montmartre, e na rue Lepic. Foi nesse tempo também que Theo apresentou Renoir, Monet e outros grandes artistas da época para Van Gogh.
Prestes a morrer, Vincent disse sua última frase para seu irmão: "La tristesse durera toujours" ("A tristeza durará para sempre").


As fases de sua pintura


A história é bem triste, mas o legado que ele nos deixou é riquíssimo. Não há uma divisão certa das fases de sua pintura.O que pode-se dizer é que "sua loucura levou consigo a sua leveza nas telas". 
No início de sua carreira ainda na Holanda, Van Gogh teve influência realista, pintando quadros obscuros, como Os comedores de Batata (1885).
Em 1886, na época em que morava em Paris, o Impressionismo tomava conta das galerias de arte, mas o pintor não conseguia assimilar essa nova técnica. Porém, ele usou o pontilhismo, uma das vertentes do impressionismo. É a partir da sua estada em Paris que Van Gogh abandona os quadros sombrios e escuros e pinta telas com cores mais claras. Exemplo: Mulher sentada no café du Tambourin.
 Também na capital francesa conheceu gravuras orientais (principalmente japonesas), que despertaram seu interesse pelo estilo artístico oriental e influenciaram seu trabalho (em temas, como a cerejeira; na luminosidade cromática, como no uso do verde-água e rosas; e na negação da profundidade acadêmica).
Com a sua mudança para o sul da França, a ampla claridade e as cores luminosas são marcantes em suas obras. Sua estada em Arles marcou o auge da sua carreira.
1888- O estilo de pintura acompanhou a mudança psicológica (depois do episódio de cortar a sua prórpia orelha, em Arles) e Van Gogh trocou o pontilhado por pequenas pinceladas.
1889- internou-se no sanatório de Saint-Rémy, e durante esse período, cerca de um ano, pintou mais de 200 quadros, entre eles, O escolar. As pinceladas evoluiram para curvas espiraladas, marcantes em seus últimos quadros.




Suas principais obras:


O artista pintou mais de 400 telas. Alguns dos seus trabalhos são conhecidos no mundo inteiro. Encontrei um site legal, com uma lista de todas as suas obras que são conhecidas.


Os comedores de batata (1885) - É considerada a primeira obra do pintor, mas há controvérsias! Cores escuras e marcantes são características da obra.
Vaso com doze Girassóis (1888) - Eram as flores favoritas do pintor. Esse é um dos mais famosos quadros e pode ser visto (normalmente) no Museu de Van Gogh, em Amsterdam. Encontrei-o também no National Gallery, em Londres.
Auto retrato (1887) - Houve uma fase em que ele fez vários auto retratos. Reparem na forma de pintar...
Auto retrato com a orelha cortada (1889) - Mais um, desta vez com a orelha cortada depois de uma briga com seu amigo Gauguin. Mais uma mudança nas pinceladas...
Quarto em Arles (1888) - Uma de suas pinturas da fase em que morou em Arles, sul da França. Reparem nas cores claras.
A noite estrelada (1889) - Uma de suas últimas obras. Dá para observar claramente a mudança nas características: pinceladas circulares e tons mais escuros. Ele estava no auge de sua doença.


Onde apreciar os trabalhos do Van Gogh?


Há vários muses no mundo todo que abrigam obras do pintor. Aqui você pode ver a lista de todos eles. E, sendo ele holandês, nada mais do que justo um museu especial para esse fabuloso artista. O Museu do Van Gogh, em Amsterdam, abriga mais de 200 trabalhos dele, entre pinturas e desenhos, além de sempre possuir exposições temporárias de outros artistas. É um dos pontos turísticos mais populares de Amsterdam que vale MUITO a pena a visita - eu fui e passei mais de quatro hora no museu  e não deu tempo para ver tudo (tudo bem que eu sou suspeita para falar de arte, porque eu adoro observar todos os detalhes, por isso a gente dá um desconto no tempo. ahahahhaha)!
O mesmo está localizado na Museumplein (ou praça dos museus), onde também fica o Rijksmuseum (que a visita também é imperdível), o museu do diamante e, eventualmente, as letras enormes do I AMsterdam. O laguinho da Museumplein é igual a bombril, tem mil e uma utilidades, pois no outono/ inverno vira uma pista de patinação, no verão e na primavera é um local para os holandeses se refrescarem, ou seja, um point! ATENÇÃO: O museu está em reforma, e as obras estão sendo expostas no Hermitage Amsterdam. Veja os detalhes na página do museu.
Ah, é nessa praça também onde são montados os palcos para datas comemorativas no país, como o Koninginnedag, a festa do Ano Novo, etc.
Há, também, no National Gallery, em Londres; no Louvre, em Paris; no Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque; e, até mesmo, no MASP, de São Paulo. Esses são alguns dos museus. Se quiser descobrir o mais próximo da sua casa, é só dar uma conferida na lista e "ver para crer"!


Curiosidades


Achei várias, nas mais variadas fontes. E é um disse me disse...Cada um que fale uma coisa. Mas, vou deixar algumas das mais interessantes:
-Como ele não tinha dinheiro para pagar seus modelos, convidava conhecidos e amigos para serem retratados em suas telas;
-Quando pintava ao ar livre, Van Gogh usava velas acesas na aba de um chapéu;
-Ambos, Vincent e Theo, estão enterrados juntos no cemitério da cidade de Auvers-sur-Oise (Theo morreu 6 meses depois de Van Gogh);
E, uma última curiosidade, o único quadro, de sua autoria, que o pintor conseguiu vender foi no valor de 400 francos. Hoje, um quadro desse artista vale mais de 80 milhões de dólares!
Gostou? Quer ler mais? Há artigos em inglês e português no Wikipedia sobre o artista. Além disso, o site do Museu em Amsterdam tem muita informação e uma visita 3D no mesmo. Se você quiser aprofundar mais ainda esse site em inglês me surpreendeu com estudos interessantíssimos de algumas de suas obras, um comparativo de duas de suas fases - a mais obscura e a mais clara e outras informações que tive que , infelizmente, cortar para o post não ficar tão longo. Vale a pena dar uma "surfada"!


Não esqueça de nos contar qual suas obras favoritas do artista e quais os quadros que você já viu de perto! Fiquem espertos para os próximos posts! - não aguenta esperar?! Então confira nosso post sobre a cidade de Delft. Lá eu falei sobre um outro grande artista holandês: Johannes Vermeer.


Vai para Amsterdam, conhecer o museu do Van Gogh? Então se hospede próximo a ele. Clique aqui e veja opções do hoteis na cidade com os melhores preços.  



Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

5 comentários

  1. Olá!
    Quando estudei História da Arte, ele foi quem me fascinou mais!
    Sou completamente apaixonada por Van Gogh.
    Há 6 anos tentei ir até amsterdam, não deu! Acabou o dinheiro... o Euro era 4 por 1 real!
    Ano passado tentei ir para Arles, na França, mas não consegui. Tudo lotado! Era Páscoa!
    Tenho o Livro das Cartas de Theo!
    E livro da vida de Van Gogh!
    O estudo das cores era a vida dele!
    Sou fascinada por Girassóis, e cores, por causa dele! O meu quadro favorito é A Noite Estrelada!
    Nunca tive a oportunidade de ver nenhum quadro dele... mas ainda vou ver... e sei que vou chorar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Beta,
    Realmente Van Gogh encanta. Eu leio bastante sobre artes, porque eu gosto do assunto.
    Confesso que ele não é o meu favorito, mas está na lista dos.
    Então, não desiste de realizar seu sonho de ver de perto um dos seus quadros. Quem sabe nessa lista que eu coloquei acima não tem um museu com um quadro dele próximo de onde você mora?
    Adorei sua experiência! Obrigada pela visita!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Parabéns! Estive no Van Gogh Museum e fiquei encantado com a coleção do museu, que possui também obras de outros artistas impressionistas contemporâneos de Van Gog. É uma atração imperdível em Amsterdam!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre,
    Obrigada pelo elogio. Van Gogh é um dos meus pintores prediletos e, sim, concordo com você que o museu é realmente fantástico. Além de obras de artistas contemporâneos, vez ou outra tem exposições temporárias muito boas de artistas mais novos e/ou mais velhos. Vale a visita e o preço que se paga! :)
    Valeu pela visita!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. na minha opinião é o museu mais bonito do mundo. tive a oportunidade de visitar duas vezes, e na minha última ida para Amsterdam, fui pela primeira vez à Lisse visitar o Keukenhof e o homenageado era o Van Gogh... demais!! tirei uma foto bem legal com o rosto do pintor feito em mosaico de flores... muito legal!!

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade