Cool Amsterdam, by Cool tips - Cool trips

20:00

2011: Ano da Holanda no Brasil. Cá estava eu pensando com Tico e Teco como o blog poderia também entrar na comemoração. Surgiram  várias idéias e, o resultado é que vocês vão ser presenteados com vários post especiais.
Muitas pessoas quando pensam em viajar já correm para o nosso amigo, companheiro inseparável: o guia de viagens! (Nada contra, viu?! Eu tenho e adoro fazer consultas, programações e sonhar com os distinos que ainda quero conhecer). Restaurantes, pontos turísticos, hoteis, bares e até mesmo aquela loja de marca, que no Brasil custa uma fortuna e, lá fora é uma, digamos, mixaria.
Mas, e que tal descobrir um restaurante novo que não está no guia? Ou uma loja que não é de uma marca conhecida mas tem várias camisetas legais? Ou, simplesmente, uma quitanda no meio da rua? Não devemos nos restringir aos padrões de imagem que jornais, revistas, televisão e internet mostram do país. Os padrões e clichês são legais também, mas e o novo, diferente?
Defendo fielmente a idéia de que cada um de nós deve ter uma opinião formada. Mas, infelizmente muitas pessoas não têm a informação... Esses dias tive acesso a um vídeo que me fez refletir: Por que será que as pessoas não sabem? Seria a falta de interesse ou talvez por falta de acesso ao conhecimento? Com tanta informação que temos disponível na internet (e até em outros meios de comunicação também), infelizmente tem gente que não sabe onde fica Luxemburgo.

Bom, querendo fazer a nossa parte em ajudar as pessoas a aprenderem um pouco e a formarem sua opnião sobre os Países Baixos e, quando viajarem descobrirem também aqueles sentimentos especiais, além de colocar a disposição toda a informação que temos no Entretulipas a disposição, convidei vários blogueiros que sigo para dividir suas opniões conosco durante essa série e outras que virão ao longo do ano.
Os nossos convidados de hoje são o casal Cool tips-Cool trips. O site deles é recheado de dicas fantásticas, ou como eles mesmo dizem dicas "Cool", sobre várias cidades no mundo inteiro. Vale a pena conferir. O último revellion eles passaram em Amsterdam, e escreveram esse post diretamente dos Países Baixos para o Entretulipas. Não poderíamos começar melhor essa Série, não é? Então mandem a ver aí com as "Cool tips" de vocês.

Neve em Amsterdam - by Cool tips- Cool trips


Este post foi escrito direto de Amsterdam, especialmente para nosso ”cool friend”, o Blog Entretulipas, que é focado em dicas da Holanda: Um de nossos destinos favoritos!


Agradecemos a oportunidade de escrever para um blog tão conceituado e reconhecido no meio! Obrigado!!!



Definitivamente, depois de tantas passagens e longas estadas em Amsterdam, elegemos como a parte “mais cool” da cidade a região do Jordaam, o bairro boêmio e artístico da cidade.

Os restaurantes são divinos e muito simpáticos em sua maioria; as lojas são curiosas e delicadas; e ainda existem “brechós hip-chics”, lojas de antigüidades, lojas de estilistas locais, entre outras coisas diferentes e muito “cool”!

Nesta mesma região está localizado o museu ou Casa da Anne Frank, atração esta que é imperdível! Normalmente há uma grande fila, mas é rápida e a espera vale a pena.

A poucas quadras dali está a famosa Dam Square, local onde normalmente existem shows em datas comemorativas, como no Revellion, Dia da Rainha, entre outras ações – na época do Natal eles montam uma árvore gigante. Uma “cool tip” é aproveitar o dia em que for conhecer estes pontos turísticos “tradicionais”, para caminhar pelo Jordaam, ver e sentir os alguns dos famosos canais da cidade!

Sem dúvida esse passeio vai despertar um pouco da liberdade artística dos holandeses em você! Algumas lojas só poderiam ser de Amsterdam de tão especiais e curiosas. Selecionamos as que achamos mais interessantes.

Veja a seguir como fazer um passeio pela área “mais cool” da cidade:

O passeio pode começar pela praça da família, que deu origem ao nome do bairro. Os “Jordaam” foram uma família de músicos que nasceu no começo do século passado e, por causa de sua fama, deu nome AA região.

Na frente da pracinha com estátua dos músicos, na Rua Elandsgracht, tem a La Savonnerie, uma loja de sabonetes e cheirinhos de todos os tipos. Perfuma a alma e esquenta relacionamentos!
Loja La Savonnerie - by Cool Tips - Cool trips

Depois siga em frente e, se você tem filhos ou alguma criança à presentear, (vale até você mesmo!) pare na Loja Kleine Eland. Lá tem miniaturas de tudo! É de deixar louco qualquer “marmanjo”! Eles vendem todas as princesas e bruxas das histórias de Walt Disney, até a “Cruela Cruel, do 101 Dálmatas”. Também possuem uma linha de brinquedos educativos.
Loja Klein Eland, Amsterdam - by Cool tips - Cool trips

Nesta mesma rua, em frente a praça, fica um dos coffeshops cool da cidade, de uma rede considerada uma das melhores de Amsterdam, o Rokerji. Todo decorado com temas orientais.

Coffeshop Rokerij, Amsterdam - by Cool tips- Cool trips
 
Loja Petsalon, Amsterdam - by Cool tips- Cool trips

 Na Rua Hazenstraat você encontra outras preciosidades de Amsterdam. Algumas delas são as lojas Petsalon, só de chapéus transados, e a Olivaria, uma loja para amantes de azeites, que ali são tratados como vinhos! Eles possuem azeites de safra, procedência, e diferentes sabores.
Loja Cats & Things - by Cool tips- Cool trips

Outras lojas muito cool e diferentes pelo bairro Jordaam são:

What's to cook - Tudo para cozinheiros, chefs e coisas de cozinha. Tem um carrinho de feira lindo! Reestraat, 16. Essa mesma rua tem lojinhas incríveis, como uma de cadernos, moleskines e outros lindos. Vale muito a pena para nós, blogueiros, que gostamos de escrever.

Loja What is to cook, Amsterdam - by Cool tips- Cool trips
Sentido Spuistraat tem uma "cool tip" que é um achado: Uma loja de todos os tipos de carimbos e todos os acessórios para scrapbook. Endereço: St. Luciensteeg, 23-25

Seguindo um pouco mais a diante, você chega realmente na Spuistraat, onde tem lojas bem legais, duas smart shops, como a conhecida Magic Mushroom, que vende desde brinquedos diferentes à utilitários muito divertidos, entre outras coisas “smart’s” ! Outro coffeeshop muito interessante e bem frequentado é o Kandinsky, em uma das travessa da Spuistraat, bem próximo ao Magic Mushroom.

Coffeshop, Amsterdam - by Cool tips- Cool trips

Se preferir caminhar no outro sentido, o da Central Station, recomendo que vá na rua Haarlemmstraat. Além de ter os coffeeshops mais novos e cool de Amsterdam têm lojas muito bacanas, como a de chás Tea Bar, a A&K e ainda uma outra de objetos de decoração. Passe pela loja de roupas feitas com tecidos reciclados ou ecológicamente corretos. São literalmente “uma graça”! E ainda, se for um chocolover ou estiver com fome, há uma loja de chocolates que as fotos falam por si!

Loja para Chocolovers - by Cool tips- Cool trips
Detalhes dos sapatos feitos em chocolate - by Cool tips- Cool trips

Lembrando que se estiver animado, em um dia de “bike” ou com um bom “pique” para caminhada, dá para conhecer Amsterdam quase que inteira, ou pelos menos os principais pontos da cidade. Para os mais “sedentários” têm a opção dos bondinhos pelas linhas 2 e 5, ou de barco pelos canais ( há alguns tours que param nos principais pontos turísticos).

Amsterdam - by Cool tips- Cool trips

Holanda em 5 perguntas:


1- Em três palavras, qual a impressão que vocês tiveram dos holandeses? Primeiro ásperos (acho que pela lingua, que é parecida com o “brigado” Alemão) depois, receptivos e descolados!

2- Em três palavras, definam a cultura do país? Sustentável, consciente e muito equilibrada em todos os sentidos, sócio, político e ambiental!

3- O que mais surpreendeu do país? A beleza arquitetônica da cidade, seus lindos canais e a “liberdade de expressão”, cada um convivendo lado a lado, sem preconceito algum!

4- Conhece só Amsterdam? Se não, quais outras cidades? Conhecemos muito BEM Amsterdam, onde já viemos algumas vezes e por longas temporadas e um pouco de Rotterdam, onde estivemos por 1 dia apenas.

5- Impressão que fica... Vontande de morar na holanda, especialmente em Amsterdam!

Agradeço muito ao casal pela colaboração e por estreiar nossa série. Desejo que os dias em Amsterdam o surpreendam mais e mais e que vocês voltem com mais Cool Tips para os leitores!

Conhecem alguma loja legal na Holanda? Divida a sua "Cool tip" aqui conosco:


Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

1 comentários

  1. Puxa, quanta dica legal! Que vontade de entrar em todas essas lojinhas!
    Muito bom! :-)

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade