AMSTERDAM: depois de Paris, essa é "a viagem certa"! - by Cláudia Gazel

20:00

Em homenagem ao Ano da Holanda no Brasil, convidamos vários blogueiros para deixar sua impressão sobre o país aqui. Nosso objetivo com essa série é, primeiramente, dividir experiências e mostrar que existem várias formas de conhecer um país quando se esta visitando. Muitas vezes os passeios sem programação são os que mais nos surpreendem.  No fim do texto escrito pelo convidado, ele responde cinco perguntas feitas por mim.

A convidada de hoje da nossa série de posts é a queridíssima Cláudia Gazel, do blog "A viagem Certa". Jornalista e colunista da revista "Elas e Lucros, a "Clau" mora em Paris e em seu blog dá dicas imperdíveis da cidade mais charmosa e apaixonante do mundo. Porém, ela mostra, através desse post, que a Holanda também pode ser "A Viagem Certa" se você souber aproveitá-la! Confira as dicas preciosas: 

AMSTERDAM: depois de Paris, essa é  "a viagem certa" !

No último fim-de-semana estive em Amsterdam pela sexta vez. Já fiquei em tudo o que é tipo de lugar: hotel caído perto da Luz Vermelha, albergue-espelunca na Leidsplein, apartamento lindo no Jordaan e hotel na Dam Platz. E já conheço a cidade. Alguns lugares conheço bem mais que outros. Sei do que gosto e do que não gosto. E o que gosto vou dividir com vocês, aqui no blog da Nina, que  ao saber da minha última viagem à cidade, gentilmente me convidou para dar minhas dicas aqui no Entre Tulipas.

Bairro do Jordaan - Foto by Cláudia Gazel



1. Jordaan
A primeira coisa que me vem à mente quando penso em Amsterdam é o bairro do Jordaan. Menos turístico e muito mais tranquilo que a região central da Dam Platz, esse é o bairro das pequenas lojas - alternativas ao comércio massificado das grandes e mundiais redes - e dos bares e restaurantes charmosos, que no verão estrapolam seus limites e preenchem as estreitas calçadas de holandeses e turistas, que se misturam para brindar mais um dia, mais uma noite, mais um jantar ou seja lá o que for.
O bairro lembra a minha querida Vila Madalena em São Paulo, mas a presença dos canais e a inexistência de poluição, serviços de manobristas e trânsito torna o passeio pelo bairro de Amsterdam bem mais agradável que o passeio pelo bairro paulistano.


Amsterdam - Foto by Cláudia Gazel


1.1. Bares, cafés e restaurantes
- Restaurant de Lwté (Leilegracht, 26-28): muito agradável, serve carnes, peixes e saladas. Se tiver a oportunidade de sentar na calçada, delicie-se ao jantar vendo os barcos no canal
Daalder Café (Lindengracht, 90): restaurante contenporâneo com opções de peixes, carnes, saladas e massas, como o delicioso e leve ravioli caseiro recheado com cogumelos e cobertos com molho de queijo manchego derretido. 
- Finch (Noordermarkt, 5): abarrotado e barulhento - no bom sentido - este bar tem poucas e disputadas mesas e alguns lugares no balcão. Seja para tomar uma cerveja em pé, ou sentar para um aperitivo, é uma opção deliciosa.

- Tazzina - Espressobar (Brouwersgracht, 139): café italiano. Ideal para uma parada à tarde, seja só para um espresso ou então uma deliciosa torta de maçã. Não abre à noite.



1.2. Compras 
Simon Levelt (Prinsengracht, 180): loja de chá antiga e tradicional. Para que aprecia a bebida, vale à pena comprar algumas embalagens para levar na mala.
Kitsh Kitchen (Rozengracht, 12): loja de decoração kitsch, ideal para quem curte objetos divertidos e coloridos.
Rockarchive (Prinsengracht, 110): galeria de fotos de personalidades do rock e do jazz, feitas por diversos fotógrafos ao redor do mundo.
- Região da Harteenstraat, Reestraat e Laurierstraat – essas três ruas formam uma única rua que muda de nome. Tem várias lojinhas, cafés e restaurantes legais por aí.

2. Região da Dan Platz
Não posso dizer que não gosto da região. As duas últimas vezes fiquei hospedada por ali. Além disso, adoro perder uma tarde nas lojas mais conhecidas da Europa (como Zara e H&M) e naquela que  é para mim a melhor e mais organizada loja de departamentos. Mas confesso que tenho o pé atrás com os restaurantes por ali. Mas mesmo assim acabei descobrindo dois ótimos lugares para tomar café da manhã. E tenho uma dica gastronômica imperdível da região....

2.1. Bares, cafés e restaurantes
B&B Luchroom (Rokin, 100): até ao meio-dia serve combinados de café-da-manhã, com ovos, torradas, iogurte, granola, suco e café. Depois desse horário, você pode escolher entre os sanduíches do cardápio, que são montados na sua frente, com ingredientes frescos e saudáveis.
- Restaurante dentro da V&D, loja de departamentos (Rokin, 203): posso dizer que fiz um brunch lá; nem café e nem almoço. E estava delicioso. Os sanduíches são montados na hora e há uma infinidade de sabores. A torta de banana e o crumble de maçã quase ne fizeram perder a cabeça e repetir a dose. Eram maravilhosos!
-Vlaamse Friteshuis, batata-frita da Rua Voetboogstraat 33: eu não tenho dúvida de que essa é a melhor e mais crocante batata-frita de rua de Amsterdam. Tem fila, mas vai tão rápido que talvez você queira entrar de novo nela... foi o que eu fiz da última vez!


Vlaamse Friteshuis - Foto by Cláudia Gazel
2.2. Compras
De Bijenkorf (Dam Platz): é a loja de departamentos mais organizada que já vi na vida. E tem uma ala de culinária que é um sonho: produtos lindos e de ótima qualidade de marcas como Bodum, WMF, Jamie Oliver.
- Kalverstraat: é a rua de compras que começa na Dam concentra todas as lojas maiores, como Zara, Espirit, H&M etc.
3. Spui
3.1. Restaurantes
Tokyo Cafe (Spui,15): restaurante japonês que tem um esquema de rodízio, mas as coisas não vão chegando até sua mesa; você deve escolher os pratos frios e quentes para que eles sejam preparados na hora. Por 25,90 euros você come à vontade. Quem conhece ótimos restaurantes japoneses em SP, como o meu preferido Sushi Lika no Bairro da Liberdade, não vai achar nada demais. Mas para quem está na secura - é o meu caso, já que em Paris sushi bom é coisa rara - o sushi é ótimo e os peixes são frequinhos. Belíssima indicação de um amigo do meu marido, que mora na cidade.
Lucius (Spustraat, 247): em geral não curto muito pegar indicação na portaria do hotel. Mas considerando que estávamos sem saída, já que tudo fecha cedo e também não tínhamos reservas, topamos o Lucius, cuja especialidade são frutos-do-mar. E surpreendeu positivamente. Embora o ambiente não seja aconchegante, lembrando mais uma grande e barulhenta cantina, os pratos agradaram bastante. Meu atum estava no ponto certo e super saboroso.




Holtkamp Patisserie - Foto by Cláudia Gazel

4.  Fora do centro ( há linhas de tram que chegam nos dois lugares com facilidade)
Holtkamp Patisserie (Vijgracht, 15) mais famosa patisserie da cidade, existe desde 1969 e hoje é comandada pela filha dos fundadores e seu marido. É de encher os olhos e a boca! Não perca o strudel de maçã!
- Simon Meijssen (Nieuwe Vjzelstraat, 5): padaria deliciosa que tem uma das melhores e mais macias focaccias que já comi na vida! Voltei para buscar mais um pedaço antes de terminar o primeiro.

Focaccia do Simon Meijssen - Foto Cláudia Gazel


5. Dica especial e indispensável do blog da Bailandesa, que conheci através do Entre Tulipas
Moeders (Rozengracht, 251): restaurante de comida típica holandesa, é um lugar simpático, com astral ótimo e decoração especial - fotos de mães estão espalhadas por todas as paredes e você pode levar uma da sua querida mãe se quiser. De entrada comemos bolinhos de batata parecidos com croquetes, cremosos e com casquinha crocante, ideal para acompanhar a cerveja. Eu comi cordeiro e o tempero estava perfeito. Quem pediu o menu degustação (batata-frita, batata cozida, purê de batatas e um cozido de carne) teve a nítida impressão de que um menu daria para comer em duas pessoas ou seja, nada de miséria. Não cheguei na sobremesa... fica para a próxima, que ocorrerá em breve!

Restaurante Moeders - Foto by Cláudia Gazel
6. Para fazer sempre, sempre e sempre
Para não dizer que não falei do óbvio, o Museu Van Gogh e o Vondel Park  são imperdíveis. Em dias de sol, não esqueça a cesta de piquenique
Holanda em 5 perguntas:
1- 1) Em três palavras, qual a impressão que vocês tiveram dos holandeses? Felizes, bem-humorados e hospitaleiros.
2- 2)   Em três palavras, definam a cultura do país? Eles sabem viver.
3- 3) O que mais surpreendeu do país? A organização: as coisas realmente funcionam muito bem.
4- 4) Conhece só Amsterdam? Se não, quais outras cidades? Só Amsterdam...
5- 5) Impressão que fica... Que vou sempre adorar esse lugar.
      Gostaria de agradecer a participação da Clau aqui no blog. Fiquei feliz porque um dica nossa e da Bailandesa foi testada e aprovada. Para nós é uma honra ter sua participação aqui no blog e, também, de saber que Amsterdam pode ser "A Viagem Certa"! Muito Obrigada!
     
      UPDATE: Quer mais dicas? A Clau completou esse post com mais lojas, cafés e restaurantes para vocês. É só clicar e conferir!

      E você, gostou dessa "viagem"? Conta ai para nós a sua experiência, sua dica, seu ponto de vista! Quem sabe não é você o autor do próximo post? :)

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

8 comentários

  1. Oba, vou colocar todas essas dicas no meu google maps, a gente vai pra Amsterdam em abril! :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Que bom que as dicas ajudaram! :))
    Daqui para lá outras dicas virão e espero que elas também sejam úteis.
    Obrigada pela visita!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que legais estas dicas. Criei um mapa.Por favor, dê uma olhadinha e veja o que você acha. Pode ser útil para outras pessoas. Vou aguardar ansiosa as outra dicas. Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de colocar o link do mapa: http://maps.google.com/maps/ms?hl=pt-BR&dirflg=w&doflg=ptk&ie=UTF8&view=map&msa=0&msid=209787796799751399849.00049673a7111cadfe504&ll=52.387649,4.887714&spn=0.042536,0.110035&z=13&iwloc=00049bf1b8ff7157b2103

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia, tudo bem?
    Adorei o seu mapa! Super completo e com várias dicas para quem que visitar a cidade.
    Que bom que gostou das dicas. A Cláudia, sua xará que escreveu o post, mora em Paris. Dá uma passadinha no blog dela e confere lá as dicas.
    Obrigada pelo link do mapa e pela visita!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. oi Cláudia..
    adorei ler toda sua experiência.
    estou bastante ansiosa,farei minha primeira viagem internacional em maio e vou mesmo para Amsterdam. Estou à procura de dicas da cidade e também da própria viagem. Partirei de Minas Gerais.Conto com lua experiência. é muito grande a expectativa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia,
    Muito obrigada pela visita! Quanta expecativa para a viagem, hein? Posso imaginar o quão ansiosa você está. Que bom que o post ajudou você. Se você quiser, há outros posts muitos úteis para quem vai a Holanda. Lá em cima, você pode clicar em Entre as tulipas: Holanda e verá todos os posts sobre o país dos moinhos e tamancos.
    Volte sempre!
    Abraços e boa viagem!

    ResponderExcluir
  8. Dicas preciosas tanto para os viajantes de primeira viagem, quanto para aqueles que viajam sempre, mas estão em busca de dicas para aproveitar ainda mais. Adoramos o blog!
    Rail Europe Conexão

    ResponderExcluir

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade