Sint Maarten: Elf November is de dag

20:00





(© picture-alliance/ dpa)
Dia 11 de Novembro a igreja comemora o dia de São Martinho. É até estranho ver uma tradição católica ser popular, inclusive, em áreas protestantes de alguns países (exemplo: Alemanha). Acredito que seja mais pela diversão que as kids têm de cantarolar as musiqunhas e ganhar doces... Mas, vamos a explicação.

by Google

Por que 11 de Novembro?


São Martinho era húngaro, filho de um soldado romano, e seu nome foi assim dado em homenagem a Marte - Deus da Guerra. Diz a lenda que, em um dia muito frio, quando Marttinho passava com seu cavalo, um mendigo o parou pedindo esmola. Ele não pensou duas vezes, cortou um pedaço da sua capa e repartiu com um mendigo. Nessa hora, a chuva e o frio cessaram e, inexplicavelmente, abriu um tempo de sol e quente.
Um tempo depois, Martinho teve uma visão de Jesus, e resolveu se dedicar a vida eclesiástica. Um tempo depois de morrer, veio a se tornar santo.

É também por volta dessa data que a semeadura do trigo do Outono é concluída. Por isso, em alguns lugares se comemora o dia de São Martinho bebendo vinho novo e comendo as primeiras castanhas do Outono.
O artigo em inglês do Wikipédia está bem completo. Fala até mesmo como a data é comemorada em outros lugares.


Lanternas feitas por eles na escola.As sacolas são para colocar os doces... Foto: Arquivo Entretulipas®

E como é comemorado o "Sint Maarten" na Holanda?

A celebração lembra muito o Halloween, mas não é o Halloween.... ahahah
Nos Países Baixos,  as kids se vestem com as fantasias que tem em casa, e saem na rua (mesmo no frio) com uma lanterna ligada (é importante lembrar que eles próprios fazem desenham e fazem a lanterninha na escola, e que ela não é igual as lanternas do Brasil. Observem a foto!). Alguns pais as acompanham e elas saem batendo de porta em porta para ganhar doces. Não vou mentir que alguns adultos mais.... digamos... pertinentes, em vez de dar balas e chocolates, oferecem as kids as famosas mandarijntjes (tangerinas). Não que elas não fazem sucesso com as crianças. Como eu já falei na Série Kinderen, a maioria dos pimpolhos holandeses AMAM frutas e legumes, mas nesse dia eles merecem uns docinhos, né?
As kids curtem muito e. muitas vezes, a hora de voltar para casa é um chororô...
Mas, os pais usam o argumento que, quando chegarem em casa, será a hora de contabilizar quantos doces eles arrecadaram e de se deliciar com as guloseimas.
É depois do Sint Maarten que os holandesinhos fazem os seus calendários e começam a contagem regressiva para a chegada do Sinterklaas, festa mais tradicional do país. Mas, o "Papai Noel holandês" fica para outro post.

As kids adoram os doces.... Foto: Arquivo Entretulipas®


e gostam das mandarijntjes também! Foto: Arquivo Entretulipas®

E as músicas?

Eu achei dois vídeos bem legais. Um é a música mais cantada pelas crianças na noite do dia 11 de Novembro.
O outro vídeo é uma entrevista em holandês, mas o legal dele é a forma que mostra as kids visitando as casas e ganhando doces.


Bom, agora já sabem, né? Dia 11 de Novembro não pode faltar doces em casa.... Vai que aparece um holandesinho na sua porta  com a lanterna na mão, o saco na outra e cantando as musiquinhas? :)

Siga-nos:
Instagram Entretulipas




Procurando passagens aereas? Clique aqui.
Já garantiu o seu Seguro Viagem com desconto? Clique aqui.
Reservas de hoteis com os melhores preços aqui.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade