Viagens- Conheça as suas origens: Recife,....

00:23

Esses últimos dias eu passei na praia - isso mesmo, você leu bem! Mais especificamente na praia de Juquehy, a mais ou menos 200km de São Paulo - o que me deu bastante tempo para pensar sobre a vida e algumas idéias a serem colocadas aqui no blog.
Eu ainda estou montando o post sobre dicas turísticas de São Paulo. Estou aproveitando a cidade mais um pouco, para poder indicar várias coisas legais. Mas, o que comentário curioso que eu escutei por esses dias me fez ver uma realidade.
Enquanto eu, turista, estou tendo milhões de oportunidades de descobrir essa fantástica cidade, os paulistanos, que vivem aqui, não conhecem quase nada. Me disseram que eu, que estou aqui a pouco mais de um mês, conheço mais a cidade que as pessoas que moram aqui. Como pode isso ser verdade? Lembrei de uma conversa que tive com um amigo meu que morou em Paris por 4 anos e não conheceu o Louvre. Believe or not!!!!
Pois é. Disse ele que todas as vezes que o mesmo passava na frente do museu deixava para amanhã. E nesse "deixa pra amanhã" eterno, ele voltou para o Brasil e nunca fez uma visitinha para a Mona Lisa.
Os paulistanos alegam que o corre corre do dia a dia e a distância os impede de conhecer bem a cidade em que vivem. Ah, meww... (Como eles mesmo dizem) Tudo desculpa esfarrapada. Tá, vai lá que a distância pode até ser um "empecilhozinho", mas o que são os fins de semana? E para quê serve o metrô? Não vale inventar mais desculpas para isso.
Parei para pensar: Será que eu conheço bem a minha cidade querida? Para responder essa pergunta, fiz uma pesquisa na internet e tirei a conclusão de que, modéstia parte, conheço razoavelmente a minha cidade.
Como dizem os holandeses: Zoooo, o que eu indico para vocês todos é: Conheçam as suas cidades! Um bom viajante e bom entendedor de viagens primeiramente deve conhecer as suas raízes.
Por isso, falando em raízes, o tópico de hoje é: Recife....
Cidade linda, maravilhosa, calorenta, fedorenta, a Veneza Brasileira!
Olinda.
Olindamente linda, alta, cheia de buracos, patrimônio histórico e com o MELHOR Carnaval do mundo.
E todo o estado de Pernambuco tem coisas legais e especiais para se ver. Quem nunca ouviu falar de Porto de Galinhas?
Se você quer conhecer melhor o meu estado, vamos começar pelas dicas de Recife. Nos próximos posts vou dando as dicas de Olinda e do resto do estado, combinado? Vamos lá?
RECIFE
E ai, quando ir?
Para os que preferem o descanso e a tranquilidade, a melhor época são os meses de Abril e Maio, pois a chuva ainda não começou e é período de baixa estação.
Para os que gostam de um pouco de badalação e muuuuuito calor, Janeiro é a melhor estação. É nesse período que as praias ficam lotadas e começam as prévias de carnaval.
E para os que gostam da agitação, a melhor época do ano é durante o Carnaval. O brilho, as cores, os ritmos e a alegria do povo daqui é inigualável e indescritível.
É gratuito - free, de gratis, 0800- você não paga nada, e ainda tem direito a vários tipos de música, animação, cores e, de quebra, alguns banhos de cerveja. (Essa parte não é muito legal)
Durante essa data, a cidade vira um festa e, ao mesmo tempo, um caos, porque as coisas não funcionam direito, ou melhor, não funcionam. Tudo fecha a partir da quinta-feira antes do sábado de Zé Pereira.
Vários pólos de animação são montados em toda a cidade, mas o "point" é o Recife Antigo.
Durante a tarde acontece a programação infantil e os desfiles das agremiações: Blocos líricos (os mais antigos), desfiles de Maracatu, Caboclinhos, Coco de Roda, etc.
A noite são esses blocos de rua mais os shows nos palcos. No total são 3, só no Recife Antigo. Fora as bandas tocando nas ruas, os blocos passando, o povo gritando e cantando, etc. É só escolher.
Eu sou muito suspeita de falar sobre o Carnaval, porque eu Amo o Carnaval de Recife e o Carnaval de Olinda, mas existem os melhores dias para se curtir os dois, por exemplo:
Sábado de Zé Pereira: Dia do Galo da Madrugada- O maior bloco de Carnaval do Mundo.
Se nunca viu, vale a pena ver. É um verdadeiro MAR de gente, e eu não estou exagerando! Olha ai na foto.
Por isso, se não esta acostumado a empurra - empurra, aperto, e a banhos de cerveja, não vá. O que eu indico, para os que querem passar pela experiência é comprar um camarote.-Isso se você não for VIP e não tiver um convite do camarote da Globo. Se você for chique, não perca essa oportunidade, porque pelo que ouço (eu nunca tive a sorte de ganhar um convite) é o melhor camarote, no melhor local e com a melhor estrutura.
Muitos dos camarotes são bem localizados e tem uma estrutura boa, com banheiros, comidas, bebidas, e alguns até oferecem um café da manhã. É só dá uma boa pesquisada previamente (pois eles lotam!) e comprar.
Se preferir não passar pela experiência do Galo, Sábado é o melhor dia para se curtir o carnaval de Olinda, pois é menos gente, mas isso a gente fala na próxima parte do tópico.
Recife Antigo no Sábado a noite: NO WAY! Não indico, pois todos os "bebuns" que passaram o dia no Galo da Madrugada.
O Domingo é tranquilo e ótimo para ir curtir os diferentes Ritmos nos pólos. É nesse dia que acontece o bloco Quanta Ladeira, que é entitulado como uma "bagunça entre amigos" e reúne os princiáis músicos pernambucanos - artistas como Lenine, Silvério Pessoa, Lula Queiroga, etc- e convidados. Eles fazem paródias com músicas que já existem.
A Segunda e a Terça são ótimos também. É só conferir a programação previamente, no site da prefeitura.
Dicas:
-Esteja prevenido para andar nas ruas. Conheçe a amiga dos viajantes "money belt" ? Eu a indico, principalmente para andar nas ruas na época do Carnaval. Nunca saia de casa sem os documentos ou, se tiver, uma cópia autenticada.


Onde ficar?
Hum....Difícil. Eu que já trabalhei em hotelaria sei o quanto Recife deixa MUITO  a desejar nessa questão.
Não quero fazer propaganda de nenhum hotel, até porque eu trabalhei na área e seria injusto eu criticar ou falar bem de um ou de outro. Mas, vou deixar algumas dicas:
-Pesquise muito, muito, MUITO bem o hotel. Leia na internet sobre e peça indicações (eu posso até indicar, mas ai eu falo pessoalmente). Como eu falei acima, Recife não tem muitos hoteis e, acredite se quiser, não possui nenhum hotel super luxuoso.
-A localização é um ponto muito importante a ser levado em consideração. Olhando a cidade de de cima, ao norte fica Olinda, ena fronteira entre Recife e Olinda fica o Centro de Convenções (onde são realizadas a maioria das convenções, feiras e congressos das duas cidades), depois vem a região norte da cidade, onde não há nenhum grande hotel, só pequenas pousadas e, em seguida a região sul, onde se localizam a maioria dos hoteis de Recife. Depois da região sul, começa a cidade Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Na orla de Jaboatão estão localizados vários hoteis, alguns até com nomes internacionais, mas muito distantes dos pontos turísticos, restaurantes e bares. Se gostar de tranquilidade, dê preferência pelas pousadas ou hoteis no Centro Histórico de Olinda. Ou, se preferir ficar perto da praia e ter opções de restaurantes, bares e shopping Center, prefira os Hoteis em Boa Viagem.
Culinária Pernambucana. Onde comer?
Iiiiiiih..... Chegou num dos melhores tópicos. ahahahahha
Recife é uma das melhores cidades do Nordeste em quesito de opções, variedade e qualidade de restaurante. Vou indicar os que eu conheço e gostei, e espero que vocês gostem também.
Regional: Para os que querem provar a excelente e diversificada culinária Pernambucana e do Nordeste, tem dois restaurantes muuuuuito bons, com uma comida muito saborosa e diversificada: Chica Pitanga, em Boa Viagem, e o Paraxaxá, que tem em dois lugares, em Boa Viagem e em Casa Forte. O segundo tem uma decoração bem típica do interior.
Frutos do Mar: O melhor, sem dúvida, é o Bargaço, no Pina. O Guaiamum Gigante é um bar, mas tem o melhor carangueijo da região. Além disso, eles também servem vários outros pratos de frutos do mar.
Japonês: Recife tem milhões de opções de restaurantes japosenes. Uns mais caros e outros mais baratos, para todos os gostos. Eu já testei vários, mas o que eu mais gostei (e bato carterinha lá) é o Kitai, em Boa Viagem. Além das comidas do restaurante serem muito boas, o ambiente em que ele está localizado é agradabilíssimo, a Galeria Joana d'arc.
Creperia: A melhor da cidade é a Anjo Solto, que também se localiza na Galeria Joana d'arc. Os crepes de lá são muito bons, mas quando eu fui não gostei muito do serviço. Eu prefiro e adoro os Crepes da La Campannina (não achei o site deles). Eles também servem pizzas, e estão localizados em dois lugares, em Boa Viagem e nas Graças. Outro lugar que tem Crepes legais é o Papa Capim, que também é tapiocaria e pizzaria. Se preferir comer Crepe no Palito (ai que delíciaaaa), o melhor é o da Barraca do Crepe, em um quiosque na praia, na Avenida Boa Viagem.
Pizzaria: Acho que todas as cidades do Brasil tem uma variedade de pizzarias. Recife não foge do padrão. Eu tenho várias prediletas. Vamos a elas:
A Tomaselli tem pizza leves, com um cardápio bem variado e com massas bem finas assadas no forno a lenha. Foi considerada a ,elhor pizzaria da cidade por vários anos; A tradicional Pizza Hut tem pizzas muito boas com borda recheada; Na mesma galeria do Anjo Solto e do Kitai, tem a pizzaria Dopo Le Sei, que tem forno a lenha e sabores dem diferentes de pizza. Mas, para mim, a melhor pizza é a da Parla Pizza. Eles tem um restaurante pequeno, mas eu prefiro pedir em casa. Eu amo os sabores, a maneira com a qual eles recheiam as pizzas e a qualidade da massa.
-Para rodízio: O melhor é no Skillus, em Boa Viagem - dentro do Shopping Recife - e na Ilha do Leite. Não é caro e tem muitas opções de sabores, desde a tradicional mussarela até de mousse de limão.
Self- Service: O que tem maior variedade e qualidade na comida é o Skillus, o mesmo do rodízio de pizza e eles tem também rodízio de sushi. O self service funciona todos os dias.
O Restaurante e Bar Entre Amigos, O Bode  tem também um self service, durante a semana (de seg-sext, exceto feriados) excelente. Esse eu também vou muito porque é pertinho da minha casa.
Carne de Bode: Não tem como ir para Recife e não provar a iguaria. A melhor carne de Bode é servida no mesmo restaurante acima, no Entre Amigos, O Bode. É mais um bar do que um restaurante, mas tem pestiscos e pratos excelentes. A caipirinha então.... hummm Eles fazem na hora e na sua mesa. Além da carne de bode, o camarão ao Alho e óleo de lá é delicioso.
Churrascaria: Ixiii... Essas aqui eu vou classificar por beleza e pela qualidade e variedade do lugar.
Se você prefere aliar uma vista maravilhosa para o mar e uma comida boa, o Ponteio é uma boa pedida. Fica a beira mar de Boa Viagem, e durante o ano eles tem promoções boar, que o rodízio custa R$ 21,90.
A Churrascaria Sal e Brasa tem uma variedade muito boa de carnes e buffet. Não é tão barato quanto o Ponteio e a localização também não é a das melhores, mas é muito bom.
O Spettus de Boa Viagem é considerado o melhor, segundo a revista Veja. Eu não conheço, mas pelo que as pessoas me falam, tem até cascata de lagosta. Mas, se escolher essa opçao, prepare o bolso, porque um jantar para dois não deve sair menos de R$200,00. Em datas comemorativas é bom fazer reserva prévia, pois corre o risco de não conseguir entrar.
O mesmo grupo Spettus tem uma unidade no Derby, com o preço mais acessível que o de Boa Viagem. Esse é legal porque as terças-feiras eles tem um show cultural, com as principais danças de Pernambuco e do Nordeste em geral.
Doceria: Já testei várias, em vários locais, vários tipos de tortas e doces, mas cheguei a uma conclusão: Nenhuma, em nenhum lugar, tem tortas iguais as da Sweets. As tortas não são finas, iguais as que você encontra na Brunella, de São Paulo, mas o sabor das tortas da Sweets é inigualável. Eles usam os ingredientes todos da Nestlé, e fazem os doces com bastante recheio. Durante o ano eles fazem festivais, como o do morango, no inverno, e o do chocolate, no verão. Vale mais que a pena conferir!
Bolo de Rolo:Não dá para ir para Recife e não comer o tradicional Bolo de Rolo!!! Voce pode encontrá-lo em todas as padarias e docerias da cidade - inclusive a Sweets -, mas o melhor é o Bolo de Rolo da Casa dos Frios. Eles tem lojas em Boa Viagem e nas Graças mas, atendendo a pedidos, eles também tem quiosques no Shopping Recife e no Aeroporto.
Praia:Em toda a orla de Boa Viagem você vai encontrar várias barracas, que vendem coco, tapioca, crepes, empadas, sorvetes, picolés, etc. Outro programa imperdível é caminhar a noite no calçadão e parar em um desses quiosques e tomar uma água de coco e comer uma tapioca. Ah, e para quem nunca provou, quando acabar de tomar a água do coco, peça para o vendedor abri-lo. Ele vai quebrar o coco ao meio e tirar um pedaço da casca para você usar de colher. Raspe o interior do coco, "a laminha", e experimente. É uma dádiva dos deuses!
Depois da caminhada, dê uma parada na Pracinha de Boa Viagem. Além de artesanato, lá você vai encontrar várias comidas típicas de todo o Nordeste.

O que fazer?
Recife é uma cidade histórica, que tem vários locais em que você pode ver e, ao mesmo tempo, sentir tudo que se passou ali. Por muitos, é considerada a Veneza Brasileira, mas eu prefiro entitular a minha cidade como a Amsterdã Brasileira, devido a similiridade dos prédios do Recife Antigo com a capital holandesa.
Além de ser um pólo de referência médica para todo o Nordeste e para o Brasil, é também um pólo Gastronômico (não é a toa que eu passei duas semanas pensando em quais restaurantes pontuar para vocês). Mas, a cidade ainda deixa um pouco a desejar em alguns pontos como, peças de teatro, exposições e museus.
Bom, mesmo estando ainda em desenvolvimento, Recife ou, até mesmo, o estado de Pernambuco em si tem um povo que valoriza e tem muito amor a sua cultura.
Vamos as dicas?
Museus: Eu já coloquei o link de alguns destacado na lista do seu lado direito. Também já citei alguns deles no post Como postar em um blog, museus e lorotas, por isso não estranhe se eu já escrevi algo sobre eles. Eu vou tentar ser menos repetitiva possível. Vamos lá? Tentei montar um esquema fácil. Cada ponto abaixo, assinalado com (-) são lugares que você pode conhecer de uma só vez, pois são próximos e dá para se deslocar entre eles andando. Vai depender de você se irá ser necessário um dia inteiro (se você gosta de ir vendo detalhadamente) ou um turno - manhã ou tarde



-Recife Antigo: Garanto que, quando chegar lá, você irá se encantar com os prédios antigos que, apesar de muitos estarem mal conservados, são a cara da Holanda. Que tal começar o passeio do início? A praça Rio Branco ou praça do Marco Zero - que chama assim porque é o Marco Zero de Pernambuco - é uma obra de arte a parte. Se você prestar bem atenção no chão, verá a rosa dos ventos, com o nome de todas as regiões. A praça fica ao lado do porto, de frente para o mar. Se você olhar para o mar, verá uma barreira de
pedras - feita para proteger o porto do mar, o objetivo é formar um canal - e um parque de esculturas. Esse lugar chama parque de esculturas mesmo e o nome da maior escultura é  Torre de Cristal (que tem uma forma bastante inusitada. As pessoas chamam a escultura de outro nome, que eu não posso escrever aqui, mas aceito sugestões... ahahahha), de autoria do ceramista e escultor pernambucano Francisco Brennand. Dessa mesma praça você pode ver a antiga Bolsa de valores, o Instituto do Banco Real, as Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda.  O Instituto do Banco Real e no Centro Cultural dos Correios (este que fica na mesma rua que o primeiro, mas próximo a ponte Mauríssio de Nassau) sempre têm exposições interessantes (lá nos correios, além das exposições temporárias, tem uma exposição permanente sobre a história dos correios e do selo), é bom dar uma pesquisada no site e ver o que há de bom. Mais bonito do que o Marco Zero é a  Rua do Bom Jesus, ou antiga Rua dos Judeus, onde você pode sentir os ares antigos, pode ver a linha do bonde e vai encontrar a primeira Sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, que é aberta a visitações e
tem um museu com a história da ocupação judáica e holandesa . Seguindo na mesma rua você vai ver a  Torre Malacoff, originalmente era utilizada pela Marinha e depois foi transformada numa torre de observações. Hoje é utilizada como um espaço para exposições  O Shopping Paço Alfandega é próximo e vale a pena uma visita. Era  mais um depósito do porto, e no período holandês  era um dos locais que recebiam mercadorias. Era um prédio antigo, que foi comprado pelo dono do Shopping Iguatemi, de São Paulo, a fim de tornar o espaço em mais um Shopping de Luxo. Doce ilusão! Atualmente o Paço é utilizado pelas pessoas que trabalham na região no horário do almoço. Fora disso, os únicos consumidores que o frequentam  são os que tem sede por livros: é lá que fica a única e aconchegante Livraria Cultura do Recife. Do lado do Shopping você pode visitar a Igreja Madre de Deus, e bem próximo dali fica a Ponte Maurício de Nassau, que não é a original, construida no Brasil holandês, mas o nome foi dado porque a ponte que ele contssuiu (lembra da vaca voadora?) ficava no mesmo lugar que essa.
-Aliás, já ouviu falar em Mauríssio de Nassau?  em Frans Post? O Instituto Ricardo Brennand tem um castelo (isso mesmo, um castelo igual ao dos filmes), no meio de uma área verde MARAVILHOSA, que guarda a sete chaves obras da época da ocupação holandesa em Pernambuco. Ah, eu disse um castelo? Corrigindo, são dois castelos que o instituto tem. No segundo eles guardam uma coleção de armas brancas - armaduras, facas, armas de fogo, espadas, chaves, quadros, esculturas, etc- fascinante. É um local que vale a pena ver, pois o ambiente transmite uma paz fora do comum. Detalhe: Só dá para chegar lá de carro, pois o castelo esta localizado numa área um pouco afastada. Ele fica próximo ao campus da Universidade Federal de Pernambuco. 
-Conhece o ceramista Francisco Brennand?Quem já passou pela Estação de Metrô Trianon- MASP, em
São Paulo,  já viu uma obra do escultor. Se não, quando desembarcar no Recife, preste atenção na decoração interna do aeroporto. Exceto a escultura do Romero Britto, todas as esculturas e cerâmicas de decoração são de autoria dele. Quer saber como ele faz e onde são feitas as suas obras? Ah, e levar aquele presentinho legal para a sogra? Vale a pena conhecer a Oficina De Brennand. Além de ter a oficina e fábrica dele, tem um parque de esculturas bem legal e também fica dentro de uma área verde lindíssima. Mas, assim como o Instituto de Ricardo Brennand, fica fora da cidade (em torno de minutos de distância, se o trânsito estiver bom), então só dá para ir de carro. Ah, e antes que vocês me perguntem, Ricardo e Francisco são primos, mas não se falam. Houve uma briga de família, que eu não sei o que aconteceu (aquela coisa, né, eunãotenhonadaavercomisso. ahahah), e eles brigaram e nunca mais se falaram, cada um tem seu dinheirinho e foram felizes para sempre!
-A melhor pedida para comprar artesanato é visitar o Mercado de São José.As ruas lá dentro são estreitas , os vendedores vão querer vender a todo custo, mas é um passeio que vale a pena, para conhecer todo o artesanato do nordeste. Onde ele está localizado é o centrão da cidade, então é bom ter cuidado com os moleques de rua e evitar pequenos furtos. Os galpões normalmente aceitam os cartões de crédito e débito, mas é sempre bom levar dinheiro trocado. Nunca aceite o primeiro que eles dão, você sempre pode negociar, pedir um desconte, falar que em outra barraca achou por um preço mais barato,.. Enfim, dê aquela chorada! O ideal é ir com alguém que conheça o lugar (eu posso até acompanhar, se eu estiver na cidade), pois ouvindo uma pessoa com mesmo sotaque, eles não
exploram tanto. Perto do mercado fica o Pátio de São Pedro, que é lindo. Lá mesmo no pátio também é onde fica localizado o MAMAM no Pátio (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães). Para se descolocar entre o mercado e o pátio é bom ter um mapa na mão, pois as rua dessa região são bem complicadas, e é fácil de se perder! Por isso Watch out!
-O Palácio do Campo das Princesas, antiga casa da Princesa Isabel (isso mesmo! A mesma que assinou a lei Áurea, "acabando" com a escravidão no Brasil) e o magnífico Teatro de Santa Isabel ficam na Praça da República. Nela você vai encontrar a árvore mais grossa do mundo. Nessa mesma praça também fica localizado o Palácio da Justiça e, bem pertinho dali, vale a pena a visita no  Convento de Santo Antônio e   na Capela Dourada. Esta última mostra o poder e a riquesa que a igreja católica tinha antigamente. É lindo e, ao mesmo tempo, frustrante ver todo o ouro do nosso país. Para quem quer andar um pouco mais, a Casa da Cultura é um bom passeio. Ela foi um presídio, na época da escravidão (inclusive ainda mantém as janelas com grades), e hoje é um local para comprar artesanato.
-Dois lugares mega interessantes e que eu super recomendo são a Fundação Joaquim Nabuco- Museu do Homem do Nordeste e a Casa de Gilberto Freyre. O primeiro, como o nome já diz, fala sobre o homem do Nordeste, suas crenças, sua história, sua cultura (e tem um vídeo super legal sobre os ritmos pernambucanos), e o segundo é a casa onde viveu Gilberto Freyre e sua esposa. A casa é linda, e no jardim, no meio das pitangueiras, foi construido um memorial em homenagem a Gilberto e D. Magdalena. A distância entre esses dois museus é, em torno de, quatro quadras, no tradicional bairro de Apipucos - a caminhada é para ser apreciada. Você verá os casarões da época escravocrata, construidos no meio da Mata Atlântica. Os mesmos também ficam próximos ao Parque da Jaqueira e ao Museu do Estado, citados abaixo, mas a distância a pé é grande, por isso separei os dois tópicos. Indico ir até a Casa de Gilberto Freyre, ir andando até o Museu do Homem do Nordeste e depois pegar um ônibus até o parque da Jaqueira.
-Para quem quer ter um momento de paz e tranquilidade, pode dar um pulinho no Parque da Jaqueira. Tenho boas lembraças desse parque, que é excelente para crianças, pois eles tem brinquedos para todas as idades, pista de patinação e de bicicleta, e para os adultos, com pista corrida e caminhada. A quatro quadras de distância fica o  Museu do Estado, com um acervo muito legal falando sobre a história e colonização de Pernambuco e do Brasil, já que tudo começou por aqui.
-Para quem nunca viu, vale a pena fazer uma visita ao Forte das Cinco Pontas. É lá tmabém que está localizado o museu da cidade do Recife. Ele fica próximo ao Recife Antigo, mas, assim como eu fiz com os dois tópicos acima, fica um pouco distante para ir andando, por isso coloquei num tópico diferente.  Como o nome já diz, ele teve cinco pontas, mas hoje só tem quatro. Porque? Ou vai lá descobrir ou dá uma pesquisada no Google, e depois conta aqui para nós.
-Shopping é tudo igual, em qualquer lugar que você for, mas vale a pena dar um pulo no Shopping Recife e se perder lá dentro. Já foi considerado um dos maiores shoppings da América Latina, mas não é mais. É nele que você pode encontrar alguns dos restaurantes que eu falei acima, como o Skillus e a Sweets.
-Quer pegar um bronze? A Praia de Boa Viagem é uma boa pedida. Mas cuidado com o tio Tuba! ahahahah
Brincadeirinha. O ideal na praia é escolher bem onde ficar, o dia e o horário que vai. Sábado e domingo são os dias mais cheios e, consequentemente, é difícil de achar uma barraca vazia em um bom local, ainda mais quando a maré está cheia. Por isso, os melhores dias são durante a semana. Verifique a tábua das marés: é preferível ir quando a maré estiver abaixo de 1.0.  Os melhores lugares para ficar são na frente dos arrecifes, onde formam-se pequenas piscinas naturais. Cuidado ao escolher uma barraca para ficar: prefira as bem localizadas e com cadeiras novas. Normalmente você paga o que consome, ou seja, cuidado com os espertinhos! Ah, e não esqueça de dar uma caminhada na areia, ou no calçadão, para apreciar a praia e a arquitetura da orla do Recife. 
Tem que ver: Rua da Aurora e Rua do Sol, com o seu casario antigo e onde o sol nasce e se põe, respectivamente;  Av. Guararapes, onde acontece a apoteose do Galo da Madrugada; Ponte da "Gaiola" - descubram do porque desse nome e me falem; a vista de qualquer uma das sete pontes que cortam o Rio Capibaribe, no centro da cidade; se estiver na cidade no início de Julho ou Janeiro, não deixe de visitar uma das grandes feiras de artesanato, Fenneart e Fennahall respectivamente.



Como se locomover?
Recife é uma Londres, Paris ou São Paulo em relação a transporte público. Por isso, não é tão eficiente, mas também não é tão caro. (E nossa! Como transporte público em São Paulo é caro).
Tem um site muito útil para ver as rotas de ônibus na cidade. Aliás a cidade é muito bem servida de ônibus. Aos domingos o número deles cai muito em relação aos dias de semana, mas eles te levam para todos os lugares (alguns provavelmente você vai ter que pegar dois para chegar, mas chega). As tarifas variam. Por exemplo, tem tarifas de A a G. As mais importantes, que são as mais usadas por turistas, são a A e B. O valor da tarifa A é de R$1,85. Ela é a mais usada nos principais ônibus que fazem linha dentro do Recife, por exemplo se você quer ir de Boa Viagem ao centro. Quando a distância é maior, por exemplo extremo sul da Grande Recife( Pieda -Jaboatão) a Olinda, a tarifa utilizada é a tarifa B, que custa R$ 2,80. Tem também uma linha complementar, que é um ônibus mais confortável e com ar condicionado, que a linha também não é tão longa e custa R$2,30. A Linha chama Aeroporto e se inicia nele, passa por alguns locais em Boa Viagem e pára no centro do Recife. (para quem vai de Boa Viagem para o centro do Recife é uma boa pedida.)
Os ônibus são uma boa pedida para os turistas (inclusive eu ja via até gringo usando) e são tranquilos de pegar fora do horário de pico (a não ser que vocÊ queira se sentir uma sardinha dentro da lata).
Recife também conta com duas linhas de metrô, que se integram com alguns ônibus - por exemplo, você verá alguns ônibus vermelhos, amarelos e azuis com o nome SEI. Eles param em estação de metrô e se você já tiver pago o ônibus vocÊ não paga o metrô, e vice versa. Mas só os ônibus dessas cores e com esses nomes. Eu não indico o metrô para os turistas, porque eles são muito perigosos e não vão para nenhum ponto turístico, só para os subúrbios da cidade. Ou seja, ônibus de metrô e estações de metrô: FUJA, com certeza é roubada!
Outra opção são os taxis. A cor dos taxis em Recife, diferente do Rio de Janeiro, é branco. Nas laterais eles sempre vão ter tarjas azuis ou vermelhas. Os vermelhos são os especiais, ou de Hotel ou do Aeroporto. São os mais caros, principalmente os do Aeroporto. Os azuis são os taxis comuns. Os dois tipos são credenciados, a diferença é o preço que você vai pagar. A tarifa do taxi comum é R$3,50, e vai subindo R$0,25. Os do aeroporto eles dizem que é por zona, mas eu não sei como é que eles calculam porque eles não tem taxímetro, mas você já sai de lá sabendo quanto vai pagar que, acredite, é bem caro. Minha casa fica bem perto do aeroporto e a alguns dias atrás eu paguei um absurdo de R$20,00 reais.
Por isso eu deixo a dica: Quer pegar um taxi e não acha nenhum? Anota esse número ai na sua Agenda 81- 21214242.

Tá bom ou quer mais?
Qualquer dúvida, sugestões, críticas, elogios e tudo que tiver a acrescentar, favor entrar nesse mar de tulipas também.... Vamos juntos construir esse blog!
Ufa! Cansou, não é? Eu também... Isso tudo é o início de mais um projeto. Espero que vocês gostem. Próximo voo? Olinda!
E quero saber uma coisa, deixei com água na boca? ahahahah

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade