Semeando....

00:01

Foto: Arquivo Entretulipas 
Existe sempre uma preparação para um começo. Flores não brotam do nada. Há de sempre se preparar o solo, o clima deve estar a favor e, claro, necessita-se sempre de muito carinho e atenção.
O plantio marca sempre o início, o começo de uma nova era, um novo tempo, de novas flores, novos caminhos, novos tipos, novas idéias.
São esperanças depositadas na terra, na mente e no coração.
Esperança de se ter algo lindo, colorido, e brilhante, como uma flor.
As tulipas são flores delicadas, ao ver de algumas pessoas. Mas para outras o seu cultivo é muito simples, basta ter cuidado com alguns itens:

" Luz
: Apreciam o sol intenso e desenvolvem-se melhor quando orientadas para sul. Contudo, nas zonas 7 a 10, devem proteger-se com alguma sombra ou pelo menos com sombra a meio do dia, quando o sol está mais forte.
Humidade
: O solo deve ser bem drenado mas com capacidade para reter alguma humidade nos períodos mais secos de crescimento na Primavera. Se for necessário regar não molhe as folhas. Mantenha os bolbos secos durante os meses de Verão e Inverno.
Resistência
: Gosta de frio e dá-se bem nas zonas 4 - 10.
Propagação
: É necessário plantar os bolbos de Tulipas no fim do Outono, para que possam florir na Primavera seguinte. Não devem ser colocados no solo muito cedo porque o calor incita-os ao desenvolvimento precoce e os bolbos necessitam de um período de frio para desabrocharem convenientemente. Se pelo contrário forem plantados muito tarde não terão tempo para desenvolver adequadamente o sistema de raízes. O fim do Outono é o período ideal.Os bolbos à venda nas lojas da especialidade devem ser comprados no fim do Verão e por precaução confirme se estão velhos ou rijos e bem constituídos. Devem ser sujeitos a um período prévio de refrigeração dentro do frigorífico durante 6 a 8 semanas e só depois plantados a uma profundidade de 15-20 cm, ou no máximo 30.5 cm se se pretender deixá-los posteriormente no solo de um ano para o outro. Espace os bolbos entre si a uma distância de 20 cm. Após a floração, assim que as folhas começarem a amarelecer mas antes de se tornarem castanhas, levante os bolbos das Tulipas com cuidado para não os ferir e guarde-os em papel de jornal, durante todo o Verão, em local seco e fresco onde se manterão em condições de ser utilizados no jardim ao longo de várias épocas. Os bolbos maduros produzem por vezes “filhos” que podem ser separados do bolbo principal e plantados na época própria embora não devam florir logo na estação seguinte. "

Junto das sementes plantamos sonhos e, assim como elas, temos que cultivá-los, acreditar que é possível, ter fé.
Fé não é só sinônimo de rezar. Fé é sinônimo de acreditar, sonhar, almejar, tornar possível, realizar.
Talvez esquecer a dor seja dificil, mas não impossível. A dor inibe e esconde a fé,  faz com que a planta não desabroche, o sonho desapareça.
Nasce, cresce, reproduz e morre.
Já escutou isso quando era criança?
Eu me lembro como ontem, a professora de ciências falando:
"Os homens tem um ciclo de vida. Eles nascem, crescem, reproduzem e morrem."
E ai, vinha aquele "Juquinha", lá no fundo da sala, e perguntava:
"Professora, e depois de morrer, o homem vai pra onde?"
E assim a aula não tinha fim...
Hoje, a teoria da professora, para mim, precisa de alguns ajustes. "O homem "carne" nasce, cresce, reproduz e morre."- Diria eu agora.
Mas as experiências são carregadas a vida inteira e são passadas de geração para geração.
Aquela foto, aquela história, aquele sorriso, aquela brincadeira, aquele lugar, aquela experiência, aquele grito, aquela lágrima,.... Tudo isso fica marcado dentro de nós para sempre.
Pretendo fazer um post sobre isso mais para frente, mas ja adiantando... Lembranças são como fotografias, são eternas! Mesmo que não sejam em papel, mas em nossas mentes e em nossos corações servem para contarmos histórias, relembrarmos fatos, sonharmos com o futuro e semearmos a esperança.



Creditos: http://bolotasguardadas.blogspot.com/2007/07/tulipa.html

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade