Kerstmarkten Nederland: os mercados de Natal na Holanda

17:56


Haarlem, Holanda - Entretulipas
Ahhh, o natal! Uma das datas mais lindas do ano. A decoração, as luzes, as comidinhas... tudo é muito bom, mas o que mais me encanta é o espírito natalino. 
Eu não estou falando no consumismo desenfreado. Para mim o natal já começa com o Sinterklaas holandês, que esse ano coincidiu com a mesma data da celebração do Hanukkah, que é a festa das luzes, dos judeus. Tempo de agradecer por todas as conquistas, refletir sobre o ano e sobre a vida, aprender com os acontecimentos, sorrir mais ainda das coisas boas. Um presente, um cartão ou um abraço é o carinho, a forma de demonstrar o quanto aquela pessoa foi importante para o meu ano.

Os mercados natalinos são muito famosos nessa época do ano (claro, né?! O nome já diz que é natalino! Dã!) na Europa. O mercado mais antigo é o da cidade de Dresden, na Alemanha, datado de 1434.
Haarlem, Holanda - Entretulipas

Para quem não conhece, em geral, esses mercados são montados no centro das cidades, com uma decoração linda, com músicas natalinas, e têm barraquinhas que vendem artigos de decoração, roupas e guloseimas (Yumi!!) natalinas. É tudo tããão lindo! A maioria são abertos, mas sempre tem uma barraca que vende umas bebidinhas quentinhas - não se esqueçam de agasalhar-se bem. Os que são fechados cobram um valor para entrar, que varia muito de mercado para mercado, mas não é caro.

Na Holanda o mais famoso é o da cidade de Valkenburg, pertinho de Maastricht, no sul do país. O que é massa desse mercado é que são dois mercados dentro de uma caverna! 
Uma das cavernas se transforma na casa do Papai Noel, com direito a duendes e tudo mais; e a outra é o mercado em si, onde você pode comprar coisinhas. A entrada em ambos os lugares é paga. 
No site do mercado tem todas as informações, inclusive como horário de funcionamento e preços.

No dia 21, às 19h30, terá um desfile natalino, com luzes e dançarinos, no centro da cidade.

Veja a programação completa aqui.

Nesse link há uma lista dos mercados natalinos da Holanda. Há alguns que só funcionaram no fim de semana passado (14 e 15 de dezembro de 2013), mas há outros que irão até o dia 28 de dezembro. Ou seja, ainda dá tempo de conhecer algum.

A Dri Miller falou do Winter Wonderland, em Londres. Eu achei super bacana quando eu visitei em 2008. Já a Rapha Aretakis contou sobre a sua experiência no Mercado em Paris.
Winter Wonderland, Londres, 2008 - Entretulipas
Opções não faltam para curtir essa data tão linda. Basta entrar no clima e curtir.


Um natal de muita luz e alegrias para vocês!
Vrolijk Kerstfeest ;)

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade