Praia Sem Barreiras: agora sim a praia está acessível a todos.

12:24

Admiro iniciativas como essa, e confesso que já deveria ter falado a respeito aqui no blog a muito tempo, mas estava esperando a oportunidade de ver de perto. Foram muitas curtidas na nossa página do face, quando eu postei a foto (tá vendo que lá tem muita coisa legal?!), e eu achei que o assunto valia um post, até porque informação sempre é muito importante!

O departamento de Turismo de Pernambuco criou um projeto fantástico para facilitar o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais a algumas praias de Pernambuco. Capacitação de pessoas, disponibilização de cadeiras anfíbias e instrutores para acompanhar, instalação de rampas de acesso com corrimão, esteiras na areia, vagas de estacionamento especiais, paradas de ônibus adaptadas e etc foram alguns dos investimentos feitos para dar a oportunidade a uma galera super especial a ter uma experiência fantástica - que, incluive, alguns deles nunca tinha tido a oportunidade: entrar no mar!

A inauguração do projeto em Fernando de Noronha - Fotos: João Rocha - G1

A primeira praia pernambucana a receber investimentos do projeto foi a praia Sueste, na ilha de Fernando de Noronha. Uma esteira de acesso ao mar de 30 metros e quatro cadeiras de rodas anfíbias poderão ser encontradas na praia, onde também fica o Posto de Informação e Controle, da Eco Noronha. Os visitantes são acompanhados por oito profissionais da  Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontece todos os dias, das 8h às 18h. Uma outra novidade é que os Mirantes dos Golfinhos e do Sancho também foram adaptados para receber a todos, com rampas e esteiras. Agora a vista da praia mais bonita do Brasil não se restringe a poucos.

Já no Recife, a inauguração teve jogo de vôlei com o Governador de Pernambuco, Eduardo Costa - Foto: Bobby Fabisak - JC Online

Rampa de acesso no Recife - Fotos: Bobby Fabisak - JC Online
Em Recife também foram construídas 11 rampas, sendo cinco na Avenida Boa Viagem, foi colocado um piso portátil – utilizado para orientar deficientes visuais, vagas de estacionamento para deficientes foram reservadas, na Avenida Boa Viagem, bem como a colocação de corrimão em aço na rampa de descida e escadaria de acesso à areia da praia. 35 barraqueiros do entorno onde o projeto está instalado foram capacitados pela secretaria. Dois quiosques já receberam orientações sobre acessibilidade, além de um cardápio em braile.

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas - Foto: Deborah Ghelman- DP
Rampas de acesso, esteira azul e sinalizações em Porto de Galinhas - Foto: Entretulipas

Chuveiro adaptado em Porto de Galinhas - Foto: Entretulipas

Quatro cadeiras anfíbias, uma esteira de acesso ao mar de 10 metros de comprimento e quatro profissionais da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Rodas da Liberdade, capacitados para o banho assistido, fazem parte do projeto em Porto de Galinhas, que oferece os serviços acima gratuitamente. As pessoas que visitarem o local também podem desfrutar de um passeio de jangada adaptada com cadeiras anfíbias (R$ 15).  O projeto só funciona na maré baixa (confira a tábua das marés aqui) de quinta a segunda-feira.
Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) promoveu um treinamento para jangadeiros, garçons do restaurante Peixe na Telha (que fica bem próximo ao local de acesso dos cadeirantes ao mar), salva-vidas e para a equipe de mergulho.

Quiosque de apoio  em Porto de Galinhas - Foto: Entretulipas
Massa, né?! Eu achei arretado, e iniciativas como essa deveriam acontecer no Brasil todo. Tá sabendo de algum lugar que tenha algo parecido? Então divide aqui com a gente!


Já curtiu a nossa página no facebook? Clique aqui e acompanhe dicas e novidades diariamente por lá.

Você também irá gostar

0 comentários

Os + lidos

PUBLICIDADE

Publicidade